As soluções Serasa Experian são referência absoluta quando o assunto é coletar e analisar informações para decisões de crédito. Nesse sentido, a combinação de features à disposição foi pensada com o objetivo de otimizar ainda mais esses processos, oferecendo a cada usuário aquilo que ele mais precisa. Contudo, é natural que surjam algumas dúvidas ao lidar com essas combinações.

Afinal, o que são exatamente as features? Qual é a diferença entre elas e os produtos propriamente ditos? Neste post, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto, além de alguns exemplos e os benefícios de adotar as soluções. Confira!

O que são os produtos das soluções Serasa Experian?

Os produtos são o alicerce das soluções oferecidas pela Serasa Experian. Grosso modo, é o software básico que uma empresa pode adquirir para utilizar em seu dia a dia. A título de exemplo, podemos abordar brevemente uma das soluções mais conhecidas da Serasa Experian: o Consulta ao CPF e CNPJ da Serasa Experian.

Como o próprio nome sugere, o produto básico dessa solução é o sistema de consulta ao CPF e CNPJ. Ele oferece diferentes modelos de relatório, o que permite análises bem completas da situação de um parceiro comercial, um cliente, etc. Um dos benefícios de adotar essa solução é ter à disposição informações estratégicas para proteger as finanças da empresa.

Aqui, é importante ter em mente que, apesar de todas as vantagens que oferece, esse é apenas um modelo básico. De acordo com a demanda da sua empresa, você pode optar por versões avançadas, como detalharemos mais à frente. Além disso, alguns dos produtos à disposição podem ser acessados gratuitamente, como é o caso do Monitore Freemium.

Vale destacar que, segundo o Data Sebrae, a falta de capital é responsável pela mortalidade de cerca de 16% das empresas. Quando essa situação é identificada em um cliente ou parceiro comercial, é preciso estar atento ao risco crescente de que ele não honre os compromissos assumidos.

Vejamos, então, como funcionam as versões mais avançadas que encontramos à disposição.

O que são as features das soluções Serasa Experian?

As features são um conjunto de funcionalidades adicionais que o usuário de uma solução pode acrescentar em um produto que utiliza. Se pensarmos em um relatório, por exemplo, o que elas oferecem são informações extras. Há uma analogia interessante que podemos fazer para simplificar a relação entre os dois conceitos.

Pense em um pote de açaí como sendo seu produto. Isso significa que, ao comprá-lo, você adquire o pote com o conteúdo. As features, nesse caso, seriam os adicionais que você pode solicitar para melhorar o produto: morango, banana, leite em pó, granola, leite condensado, etc. Em outras palavras, as features são um conjunto de complementos que você tem a opção de adicionar para incrementar suas análises.

Como mencionamos anteriormente, isso depende da demanda de cada empresa. Vejamos um exemplo prático a partir da solução já explicada no tópico anterior.

As features do Consulta ao CPF e CNPF da Serasa Experian

O produto básico de consulta de CPF e CNPJ pode ser aprimorado por meio da adição de quatro features diferentes. A primeira é a Confirmação Cadastral, que permite verificar dados detalhados dos seus clientes e fornecedores: cadastro do CNPJ ou CPF, endereço, telefones, faturamento presumido, etc. Isso permite validar dados, qualificar o cadastro da sua empresa e até mesmo prevenir fraudes.

A segunda feature disponível é o Identificador de Dívidas. Trata-se de uma consulta mais rápida, mas excelente para tomar decisões imediatas. Uma terceira feature é o Consulta Intermediária, que traz ainda mais detalhes sobre essas eventuais dívidas e a situação do cliente ou fornecedor em questão. Alguns exemplos de informações levantadas são:

  • Serasa Score para CNPJ ou CPF;
  • dívidas em bancos e outras empresas;
  • protestos;
  • cheques devolvidos;
  • falência;
  • ações judiciais;
  • CNAE e endereços.

Por fim, o Consulta Completa é a feature mais avançada desse produto. Além das informações acima, outros dados que ele oferece são os seguintes:

  • consultas à Serasa Experian;
  • informações societárias;
  • antecessores;
  • endereço, telefone e outros dados.
  • consulta ao SPC (para pessoa física);
  • participação em empresas (para pessoa física);
  • roubo, furto ou extravio de documentos (para pessoa física);

Somado a isso, a Serasa Experian conta com outras soluções que ajudam a compor a estratégia de uso inteligente de dados das empresas.

Como as features e os produtos tornam as soluções mais completas?

Em tempos de transformação digital, é crucial saber usar de maneira inteligente os dados à disposição para conquistar resultados melhores no dia a dia da empresa. Isso significa não apenas otimizar os processos produtivos ou o oferecimento de serviços, mas agir de maneira estratégica no mercado. O que as soluções Serasa Experian fazem é justamente potencializar essa capacidade de ação.

Uma empresa pode ter um sistema de gestão de documentos completo e bastante eficiente, inclusive com o uso de certificado digital e softwares para tramitar arquivos pelo meio digital. Se seus parceiros comerciais, clientes e fornecedores eventualmente não estiverem atuando com o mesmo comprometimento, os impactos negativos não se limitarão somente a eles.

O Monitore Freemium, citado anteriormente, é um bom exemplo de como ações básicas podem dar mais agilidade na resposta da empresa. Ele permite monitorar até 100 CNPJs, gerando uma análise de risco da carteira e alertas de alteração de CNPJ por e-mail. Disponível gratuitamente, é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que almeje gerenciar minimamente suas relações comerciais com segurança.

Entretanto, grandes empresas podem ir além. Comprando a feature do Monitore Premium, elas gerenciam mais de 100 CNPJs de maneira detalhada, inclusive recebendo avisos de inclusão e exclusão de dívidas vencidas negativadas e protestos; solicitações de falência ou recuperação judicial; inclusão e baixas de cheques sem fundo; mudança na classe de risco, etc.

Outros produtos e suas features

A solução de prospecção de clientes tem features voltadas à aquisição de listas de pessoas físicas e empresas da região desejada, com dados detalhados de idade, ramo de atividade, etc. Outra possibilidade é a feature de mailing, que traz alguns filtros para os dados levantados (localização, porte e idade da empresa, ramo de atividade e risco de inadimplência).

Para o produto de recuperação de dívidas, as features aumentam a quantidade de parceiros monitorados, além de permitir o envio de correspondências com cobranças amigáveis ou a negativação junto à cobrança. Por fim, o Saúde do Seu Negócio conta com uma feature na qual a pessoa recebe um SMS para alertar sobre documentos prestes a serem negativados, protestos, negativações, atualizações cadastrais, etc.

São diversas possibilidades desenvolvidas com o objetivo de entregar aquilo que cada empresa mais precisa para gerenciar sua carteira de maneira personalizada. Então, agora que você já conhece a relação entre produto e feature nas soluções Serasa Experian, não perca tempo — coloque-as para trabalhar a seu favor e tire proveito do que há de melhor em tecnologia para gerenciar suas finanças!

Se gostou do post, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor as soluções!