Apenas usar capital financeiro não é suficiente para investir em uma startup hoje em dia. Entre outros investidores, é preciso se destacar com conexões, experiência e agregar valor com capital intelectual também.

Empresas que lidam com inovações tecnológicas se beneficiam de investidores que invistem não só dinheiro, mas conhecimento de mercado e influência, garantindo um networking de qualidade e sinergia entre o empreendedor e o investidor, especialmente em termos de visão e objetivos para o negócio.

Qual é a definição de smart money?

O conceito parece complicado, mas não é. "Smart" vem do inglês "esperto" ou "inteligente", e "money" significa "dinheiro", ou seja: dinheiro inteligente. Investimentos smart money são aqueles oriundos de investidores com know-how que economizam tempo e recursos para a empresa, trazendo alavancagem e conversões.

Além do aporte financeiro, smart investors, os investidores, são capazes de oferecer insights, consultorias e uma carteira de clientes que pode escalonar o negócio muito mais rápido, trazendo benefícios para a saúde da empresa e compensando até mais do que outros investimentos de dumb money (apenas aporte financeiro) maiores.

Benefícios do smart money para as PMEs

Muitas vezes, esses investidores têm acesso a oportunidades de investimento que não estão disponíveis para o investidor médio, como startups emergentes ou investimentos em setores específicos. Smart investors também possuem networking profundo e podem apresentar o background do cenário de um mercado até então desconhecido para o empreendedor.

Ademais, a carteira de clientes proporcionada por esses investidores pode ser vasta e de alta qualidade, bem como a conexão com outros investidores que podem agregar ainda mais valor ao negócio. Mentoria e consultoria atreladas ao investimento financeiro são ideais para quem busca soluções rápidas e inovadoras que podem revolucionar o desempenho de uma startup.

Um investidor de smart money pode ter contato com banqueiros e investir em uma empresa pequena de cyber security que desenvolva sistemas criptografados para senhas e busca um cliente, por exemplo. Todos se beneficiam: a startup consegue um bom cliente, o investidor consegue retorno significativo e o banco consegue criptografia para proteger seu negócio.

Conhecimento e experiência

O conhecimento e a experiência dos investidores de smart money podem impulsionar o crescimento da empresa, assim como contribuir para uma melhor tomada de decisões estratégicas, ajudando a evitar erros que eles mesmos já cometeram e a maximizar as oportunidades de sucesso.

Como já disse o psiquiatra, professor e escritor brasileiro Augusto Cury: "Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.". O smart money pode economizar tempo, escalonar e alavancar um negócio. Pode, principalmente, fornecer respaldo e respeito com o renome do investidor a uma companhia nova e sem reputação no mercado, além de trazer a contribuição do aporte financeiro.

Rede de contatos

Investidores inteligentes e experientes já são conhecidos no mercado e capazes de oferecer outros contatos interessantes que sejam precisamente o que a empresa procura. Desde uma farta carteira de clientes, até mesmo oportunidades de expansão para novos territórios, tudo isso precisa de pessoas.

Portas não se abrem sozinhas, é sempre preciso que alguém gire a maçaneta. Em muitos momentos, um investidor de smart money tem a chave para a virada do seu negócio. Um investidor inteligente pode conectar uma startup a um fornecedor que ela não teria acesso sem a reputação do investidor, por exemplo. Na hora da aquisição de clientes, um smart investor é muito bem-vindo.

Acesso a recursos estratégicos

Esses contatos podem significar acesso a recursos materiais antes impossíveis como maquinário qualificado restrito a empresas maiores, clientes high ticket e todo tipo de recurso prático que permita um retorno financeiro significativo para o investidor também.

Como um observador experiente fora da empresa, ele consegue visualizar um panorama do mercado e oferecer ferramentas empresariais, suporte e direcionamento para que o empreendedor inexperiente consiga construir melhores estruturas.

Como identificar investidores de smart money?

Identificar investidores de smart money envolve uma combinação de pesquisa detalhada e análise cuidadosa. Comece investigando o histórico e a reputação dos investidores, buscando aqueles com um comprovado sucesso em investimentos e experiência significativa no setor relevante para o seu negócio.

A presença deles em eventos do setor e a participação em conferências também são indicativos de sua influência e expertise. Converse com outros empreendedores para obter recomendações e insights sobre suas experiências com investidores smart money.

Histórico de investimentos

Analisar o histórico de investimentos dos potenciais investidores é importante para observar quais foram os resultados colhidos pelas empresas que confiaram nesse investidor no passado. Esses resultados são condizentes com os objetivos que você tem para a sua empresa? Os erros do passado foram redirecionados para resultados mais frutíferos?

Prestar atenção em bandeiras vermelhas passadas pode poupar muita dor de cabeça. A análise do comportamento e dos aportes já realizados pelo investidor, especialmente se ele investir em clientes para o seu negócio, garantem alinhamento com os objetivos e os valores da sua empresa.

Reputação no mercado

Avaliar a reputação dos investidores no mercado é relevante para o sucesso da parceria. Analise a estratégia e a abordagem de investimento do investidor, observando se eles pertencem a fundos de investimento respeitáveis e se demonstram transparência e clareza em suas comunicações. Na hora de fechar um smart contract, a boa reputação do investidor é essencial.

Estratégias eficazes para atrair smart money

Existem boas práticas para atrair investidores de smart money para o seu negócio, como uma apresentação de sucesso e um networking intrincado se destacam. Para conseguir bons investidores, ter qualidade na imagem do seu negócio é fundamental.

Apresentação e pitch

Para preparar uma apresentação ou um pitch eficazes, que atraiam investidores qualificados, comece com uma história envolvente que ilustre a motivação por trás do seu negócio e defina claramente o problema que você está resolvendo com uma solução inovadora.

Apresente um modelo de negócios sólido, evidencie tração e provas de conceito e forneça uma análise detalhada do mercado e da concorrência. Destaque sua estratégia de crescimento, a equipe por trás do projeto e projete suas finanças de forma realista, incluindo o retorno esperado para os investidores.

Utilize recursos visuais para reforçar sua mensagem e esteja preparado para responder a perguntas com confiança. Mantenha a apresentação clara, concisa e focada nos pontos-chave, respeitando o tempo dos investidores e demonstrando o valor e o potencial do seu negócio.

Networking e eventos

Assim como você pode observar e analisar a participação do investidor em eventos, fóruns e espaços frequentados por players do mercado, os investidores podem ter acesso ao seu modelo de negócio e às soluções que você oferece nesses espaços.

É de suma importância que você saiba se inserir no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. Tudo deve ser estratégico e com foco no longo prazo.

Prova de conceito e tração

Inclua em seu pitch indicadores de desempenho que mostrem que o negócio está crescendo e ganhando aceitação no mercado. Exemplos de tração incluem aumento de receita, crescimento do número de usuários ou clientes, parcerias estratégicas estabelecidas e outros sinais de sucesso que demonstram que o negócio está em uma trajetória positiva. A tração ajuda a validar que o modelo de negócios é eficaz e que há demanda pelo produto ou serviço.

Prova de Conceito (PoC) envolve testar e comprovar que a sua tecnologia, produto ou serviço funciona conforme o esperado e resolve o problema para o qual foi criado. A prova de conceito é geralmente realizada em uma escala menor e pode incluir protótipos, estudos de caso ou testes de mercado.

O objetivo é mostrar que a ideia é prática e pode ser desenvolvida e implementada com sucesso antes de escalar para uma produção ou lançamento mais amplo. Isso é fundamental na hora de tentar conseguir um investimento private equity para a sua empresa.

Confira nosso post sobre como fazer planejamento financeiro e se aprofunde ainda mais nos seus conhecimentos para a saúde financeira do seu empreendimento!