Pensar na saúde financeira do negócio é uma demanda frequente, concorda? Nesse sentido, prospectar clientes, mesmo em cenários de risco e com baixa fidelidade, torna-se uma necessidade fundamental.

No entanto, como lidar com eventuais instabilidades econômicas? Como sua empresa pode se preparar para atrair pessoas e fidelizá-las? Neste conteúdo, você encontrará informações relevantes sobre o tema — leia até o fim para saber mais!

Como está o cenário econômico?

O tímido crescimento de 0,02% do Produto Interno Bruto (PIB) previsto para o ano de 2020, que pode ser explicado por vários fatores, ajuda a entender que o cenário econômico não é favorável, afetando diversos segmentos e atividades. De acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 1,1% em 2019, atingindo o desempenho mais fraco em uma série de três anos. Esse resultado pode ser explicado pela queda do consumo e dos investimentos privados.

Em coluna publicada no Valor Econômico, o jornalista Sergio Lamucci, que é especializado em economia, considera uma série de perspectivas e seus possíveis impactos sobre a situação econômica doméstica e também global. O avanço da pandemia do coronavírus e as incertezas que isso gera nas bolsas de valores e em outros investimentos trazem consequências até mesmo para os pequenos negócios, visto que podem interferir no poder de compra do consumidor.

A alta do dólar — o preço da moeda norte-americana ultrapassou a marca de R$5,00 em março de 2020 — também contribui para um olhar nada otimista em relação às projeções das empresas. Diante desse contexto, por que a prospecção de clientes ganha ainda mais relevância? Veja no próximo tópico!

Qual é a importância de prospectar clientes?

Como você bem sabe, ter novos clientes é imprescindível para que um negócio se mantenha saudável. Em cenários arriscados, nos quais a fidelidade à empresa tende a diminuir, essa importância fica ainda maior. Vale lembrar que prospectar nada mais é do que encontrar o público ideal para a sua empresa. Tal busca se dá por diferentes mecanismos, como a identificação das pessoas certas para consumir seus serviços ou produtos.

A prospecção não tem apenas o objetivo de conquistar clientes para compras isoladas — a ideia é fazer com que sua empresa seja vista como uma referência, na qual se pode confiar em longo prazo. Dessa forma, é indicado fazê-la de acordo com pesquisas e análises profundas a respeito do perfil do consumidor, a fim de definir quais são as necessidades e entender o que pode ser feito para estabelecer um diálogo contínuo com essas pessoas.

Quando a economia está em recessão, são seus clientes mais fiéis, ou seja, aqueles que sempre compram com você, que ajudam a manter a saúde financeira do negócio em dia. Se o risco é maior, investir na prospecção se torna uma saída para mitigá-lo, visto que ela viabiliza a fidelização de pessoas que ainda não estavam habituadas a comprar da sua empresa.

Como prospectar mais clientes?

Atrair mais clientes não é apenas um objetivo para muitos empresários, mas também se trata de uma necessidade, ainda mais em tempos nos quais a economia passa por uma estagnação. Veja, a seguir, algumas dicas para otimizar seus processos de prospecção.

Estabeleça metas

Quais são os principais motivos para aumentar sua carteira de clientes? É possível investir na captação sem prejudicar o seu orçamento? Há estrutura para manter o padrão de qualidade do atendimento, mesmo com o crescimento da demanda?

Estabelecer algumas metas em curto e médio prazo pode ajudar a solucionar pendências que atrapalham na prospecção. Portanto, vale a pena gastar tempo no seu planejamento antes de tomar quaisquer atitudes.

Treine sua equipe

Uma equipe preparada é importante para garantir a qualidade do atendimento e, mais do que isso, para fidelizar os clientes. Certifique-se de que a abordagem e as respostas oferecidas em casos de dúvidas sejam satisfatórias e que a atenção dada ao público seja impecável.

Dessa forma, as chances de fidelização serão ainda maiores, favorecendo o crescimento da empresa e captação de novas pessoas. Lembre-se: todos os treinamentos e qualificações são bem-vindos.

Use as redes sociais

Não chega a ser uma novidade o potencial de venda que as redes sociais proporcionam, concorda? Ter uma estratégia de comunicação e prospecção previamente definida para esses canais é essencial para aproveitá-los da melhor maneira possível.

Além de permitir a interação e até o mesmo o anúncio de produtos e serviços, esses canais são úteis para analisar de modo detalhado o comportamento de compra de seus consumidores e do público-alvo. A partir disso, é possível pensar em ações pontuais e campanhas.

Conheça seus clientes

Clientes podem ser segmentados em diferentes grupos, como novos ou recorrentes. A prospecção pode, ainda, dividi-los de acordo com inúmeros fatores. Alguns exemplos disso são:

  • preferências de pagamento;
  • jornada de compra;
  • avaliação de produtos e serviços;
  • histórico de pagamento;
  • risco de inadimplência, entre outros.

Faça parcerias

Parcerias com empresas da mesma região e que têm clientes em comum com o seu negócio podem fazer grande diferença nos resultados. Essa é uma excelente maneira de divulgar seus produtos e serviços, encontrando alternativas para ingressar em mercados ainda não explorados.

Como manter a fidelidade dos clientes?

Crises econômicas fazem com que consumidores cancelem serviços e deixem de comprar. Em virtude das peculiaridades desse tipo de situação, também é comum que os clientes procurem outras empresas — afinal, ofertas de valor agregado menor acabam sendo mais atrativas para boa parcela do público.

Por causa desses pontos, manter a recorrência das pessoas que já compram com você é essencial. Uma das saídas mais eficazes para fazer isso consiste em oferecer benefícios exclusivos, como descontos cumulativos e programas de fidelidade. Compreender as necessidades deles também é relevante. Outra estratégia válida é aproximar o relacionamento entre o negócio e esses consumidores, de modo que eles possam contar com a sua empresa em qualquer situação.

Enfim, prospectar clientes certamente é uma missão desafiadora. Apesar disso, analisar o cenário econômico e pensar em práticas para atrair e reter seu público-alvo pode gerar consequências bastante positivas para o negócio.

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