A proposta comercial é uma ferramenta básica para concretizar vendas. Contudo, algumas pessoas encontram dificuldades para elaborá-la de forma adequada. Você também passa por isso?

O documento é importante para destacar o seu negócio da concorrência e conquistar os clientes. Por meio dele, você poderá apresentar os seus produtos ou serviços, além dos preços, entre outros detalhes.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, confira as dicas que separamos e saiba como elaborar uma proposta comercial matadora!

O que é uma proposta comercial?

A proposta comercial é um documento significativo para o negócio. Nele, você indicará os detalhes do produto ou serviço, assim como o escopo do trabalho, o prazo de entrega e a forma de pagamento.

Você também pode falar, resumidamente, sobre a sua empresa e os principais clientes, para destacar o seu negócio e mostrar experiência e qualificação sobre o mercado de atuação.

Como fazer uma proposta comercial?

Existem modelos de proposta comercial que podem ajudar você a entender como elaborá-la. Entretanto, o documento poderá variar de acordo com as características do seu negócio e o pedido do possível contratante. Por isso, é imprescindível que ele seja personalizado para cada cliente!

Os principais tópicos que devem constar em uma proposta comercial são:

  • introdução: apresente, resumidamente, a sua empresa e como ela está apta a oferecer as soluções desejadas pelo seu cliente;
  • solução: mostre o escopo do seu trabalho, como os serviços ou produtos que serão executados, a equipe e a quantidade de itens, entre outros dados;
  • cronograma: indique o prazo de entrega ou inclua um cronograma de realização — com cada fase e data para a concretização do trabalho;
  • preço: mostre o valor cobrado pelos produtos ou serviços;
  • condições de pagamento: indique a forma de pagamento, de acordo com a política de crédito do seu negócio;
  • informações adicionais: inclua informações legais, termos, itens não presentes na proposta, entre outros detalhes que considerar importante;
  • validade: indique por quanto tempo as condições apresentadas são válidas.

Além disso, ao fazer negócio com outras empresas, é comum que o possível contratante solicite alguns itens na proposta, como CNPJ, marca d’água e condições de pagamento diferenciadas, entre outros. Portanto, é fundamental adequar sua proposta a isso.

O que não pode faltar em uma proposta comercial matadora?

Durante uma concorrência para a execução de produtos ou serviços, a empresa contratante, certamente, receberá algumas propostas comerciais para definir qual fornecedor tem o melhor custo-benefício.

Para se destacar da concorrência, a sua proposta comercial deve apresentar todos os dados desejados pelo cliente e ainda ser impactante. Veja, a seguir, algumas dicas para isso!

Estude bem o pedido do cliente

Uma proposta comercial matadora deve estar alinhada com as necessidades e expectativas do cliente. Se ele solicitou um serviço ou produto específico, ela deve ter todas as características desse item e como ele será executado de forma objetiva.

Se a sua proposta estiver confusa ou mostrar algo que não foi solicitado pelo possível contratante, a sua oferta pode ser descartada mais rapidamente.

Dê atenção ao design

O mais importante em uma proposta comercial é o conteúdo. Porém, se ela tiver uma boa formatação e design, facilitará a leitura e se tornará mais atrativa.

Ao elaborar um modelo de proposta, tenha cuidado na escolha e no tamanho da fonte, do espaçamento e das imagens. Evite excesso de informação ou uma grande poluição visual, para que isso não atrapalhe a leitura.

Apresente os objetivos e escopo do projeto

Revise todos os detalhes da proposta para confirmar se os objetivos apresentados e os detalhes do projeto estão condizentes com o pedido do cliente. Mostre que você entendeu as necessidades do contratante e tem as estratégias, os produtos e a equipe adequados para atender ao pedido.

Mostre o diferencial da sua empresa

O foco da proposta comercial deve ser o cliente e o projeto que será realizado. Contudo, você também pode mostrar os diferenciais da sua empresa, assim como a experiência e qualificação no mercado.

Quais erros não devem ser cometidos na sua proposta comercial?

Além das boas práticas, ficar por dentro dos erros que podem ser cometidos ao enviar uma proposta comercial de vendas pode ajudar a evitá-los durante o processo. Um deles é elaborar uma proposta confusa ou com muitos termos técnicos, dificultando o entendimento do cliente.

Veja, a seguir, mais algumas dicas sobre o assunto.

Usar modelos prontos de forma inadequada

Os modelos de proposta comercial podem ajudar no dia a dia da empresa, especialmente se a frequência de envio for alta. Entretanto, um erro nessa estratégia é não preencher o documento com informações do cliente e detalhes do serviço ou produto oferecido.

Não há problema em usar um modelo padrão. Porém, ele deve ser personalizado para cada cliente.

Não detalhar os serviços prestados

Um erro comum, especialmente em prestadoras de serviços, é não detalhar os serviços. A proposta deve ser objetiva, mas isso não quer dizer que ela tenha que apresentar poucas informações.

Incluir os detalhes do serviço será positivo para minimizar as dúvidas do cliente. Além disso, vale destacar os itens que podem ser negociados para adequar a proposta ao orçamento do contratante.

Entregar a proposta com atraso

Demorar para entregar a proposta comercial — ou enviá-la com atraso, caso tenha prazo determinado pelo cliente — é um erro bastante significativo. A atitude pode mostrar que a sua equipe não tem compromisso com prazos, e isso prejudica a imagem do negócio.

Portanto, tenha organização para enviar a proposta comercial no prazo correto e aplique uma estratégia de gestão de vendas. Isso será positivo para entrar em contato com o cliente, averiguar se a proposta foi analisada e tirar alguma dúvida sobre ela, caso seja necessário.

Implemente, também, uma estratégia adequada para não exagerar na abordagem. Por fim, escolha os canais corretos, como e-mail, WhatsApp ou telefone, desde que o contato tenha sido autorizado pelo cliente.

Essas são as principais dicas para montar sua proposta comercial. Como foi possível perceber, o documento é muito importante para o negócio. Por isso, além de elaborá-lo com atenção, é fundamental ter uma estratégia para atender o cliente e concretizar a venda!

Agora que você entendeu como fazer uma proposta comercial, confira o nosso próximo post sobre força de vendas e como otimizar os resultados do seu time comercial!