Você sabe o que é SKU? Um dos maiores desafios do empreendedor é fazer o controle de estoque. Encontrar maneiras para organizá-lo de forma prática é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

No meio de tantos produtos armazenados, classificações inadequadas podem trazer desorganização e, assim, prejudicar o faturamento. Por isso, é necessário adotar recursos que tragam vantagens para a empresa, como maior eficiência e aumento da produtividade. Para isso, é fundamental entender o que é SKU e como ele pode contribuir na gestão do seu negócio.

Boa leitura!

O que é SKU?

SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, que significa Unidade de Manutenção de Estoque em sua tradução para o português. É um código usado para cadastro único de cada item do estoque. Ou seja, é como se cada mercadoria do inventário da loja digital tivesse um RG para identificação.

Por meio do SKU, o empreendedor consegue gerenciar a sua cadeia de suprimentos e controlar os estoques de forma mais segura e confiável.

Além disso, é possível utilizar esse código para definir as categorias de produtos que estão no estoque. O cadastro fica mais fácil, com uma codificação padronizada e o controle mais seguro, o que resulta em mais produtividade para toda a equipe do estoque.

Para que serve o SKU?

O SKU é essencial para uma boa gestão financeira e para a organização do estoque de produtos. Fazer o acompanhamento de entrada e saída de cada mercadoria por meio de códigos torna o processo mais claro e eficiente.

Com os produtos codificados e organizados, é possível ter um nível de estoque satisfatório para a empresa, seja de forma física, seja uma loja virtual, por exemplo. Portanto, fazer o uso correto dessa atividade assegura um melhor atendimento para o cliente.

Qual é a importância do SKU?

Com a utilização do SKU para o controle de estoque o processo de localização de algum item se torna mais ágil. Porém, existem outros benefícios encontradas ao fazer o uso dessa metodologia. Confira, a seguir, algumas vantagens em adotar o SKU para a sua loja digital.

Mais produtividade

Ter mais produtividade é uma das vantagens mais desejadas por toda a empresa. Com o uso do SKU, é possível ter mais eficiência na execução dos processos de gestão do estoque, trazendo mais produtividade para a organização.

Melhor organização

Um dos principais desafios no controle e gestão do estoque é a organização do espaço, prateleiras, produtos, localização, entre outros setores. Com a utilização do SKU, o empreendedor consegue classificar os itens em diferentes formatos para, assim, armazenar de maneira mais organizada e de acesso mais fácil para a logística.

Comunicação mais eficiente

Como o SKU atua com codificação para os itens, a comunicação para poder localizar e identificar um produto é muito mais eficiente. Portanto, ao usar uma sequência lógica de números para codificar os itens, certamente a comunicação fica mais efetiva.

Ajuda na expedição dos produtos

Ter a codificação correta no momento da expedição facilita o trabalho de localização do item para ser enviado ao departamento de embalagem. A organização do estoque, por meio do SKU, garante o envio do produto e assegura que todo o processo seja realizado com mais rapidez.

Controle de estoque

Com a utilização do SKU, cada item terá uma codificação única, o que facilita o trabalho de controle de estoque. Ou seja, cada SKU terá a sua própria localização e codificação. Dessa forma, ao fazer um inventário, você terá um nível de confiança maior em relação ao estoque, por exemplo.

Como criar um SKU?

A criação de um SKU deve partir da ideia de que o código servirá para organizar o estoque de produtos. Por meio dele, o empreendedor poderá identificar os itens por marca, cor, famílias, categorias, entre outras características.

Portanto, para que seja possível criar bons SKUs, é necessário estar atento a alguns pontos. Veja, a seguir, algumas dicas importantes para seguir no momento de criar um SKU para a sua loja virtual.

Considere apenas as informações essenciais

Para manter a simplicidade dos SKUs, você deve criar códigos curtos, contendo apenas as características mais importantes para a identificação da mercadoria. Geralmente, são incluídas informações como nome do fabricante, produto, modelo, tamanho, cor e material.

Dependendo da quantidade de modelos disponíveis e do tipo de produto, será preciso incluir mais ou menos especificações para diferenciar o item.

Siga uma sequência lógica

Os códigos da sua loja virtual devem seguir uma sequência lógica para que seja assimilada por toda a equipe e aponte as características principais dos produtos.

Para isso, defina um padrão no seu negócio que permita criar e interpretar SKUs de maneira intuitiva. Dessa forma, será mais fácil de todos identificarem cada produto e suas particularidades.

Por exemplo, um tênis Nike Air Jordan 1, masculino, branco, no tamanho 42. O item poderia ser cadastrado com o código NIK-AJ-MAS-BR-42. Confira a seguir:

  • NIK — fabricante Nike;
  • AJ — modelo Air Jordan 1;
  • MAS — masculino;
  • BR — cor branca;
  • 42 — tamanho 42.

Crie um código para cada produto

Cada e-commerce pode criar seu próprio método na criação do SKU dos seus itens, de acordo com as variações e volume das mercadorias. O empreendedor é responsável também por estabelecer quais informações devem ser codificadas.

Normalmente, o SKU para qualquer mercadoria contém detalhes como o tipo de produto e marca, assim como cor e tamanho. Pode ser que, no caso da sua loja, a cor de um produto não seja tão importante quanto o perfil do cliente a que esse item se destina.

Sendo assim, é necessário incluir a informação de que aquela mercadoria é infantil ou voltada para determinado gênero. O volume de estoque da loja digital também influencia na quantidade de detalhes informados no SKU. Quanto mais específico for o SKU e maior o estoque, mais rápido e fácil será localizar o produto.

Agora que você já sabe o que é SKU, é importante ressaltar que a utilização deste código em sua loja garante previsibilidade, velocidade e eficiência do estoque, influenciando positivamente outras áreas da empresa. Se você ainda não usa esse método no seu e-commerce, aproveite as dicas e crie os códigos dos seus produtos agora mesmo.

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