Uma das operações do mercado financeiro que os investidores mais acompanham de perto são as IPOs. Elas definem a entrada de uma empresa na Bolsa de Valores e despertam a curiosidade e o interesse, além da ambição de captar ganhos.

Este post foi preparado com o objetivo de esclarecer, de fato, o que é IPO, para que serve e por que as empresas fazem esse tipo de investimento. Além disso, também vamos destacar quais são os tipos e os custos desse modelo de operação financeira. Continue com a gente e boa leitura!

O que é IPO e para que serve?

IPO é uma sigla em inglês para Initial Public Offering, que significa Oferta Pública Inicial. Trata-se do processo em que uma empresa de capital fechado passa a ser de capital aberto, oferecendo ações na bolsa de valores pela primeira vez.

Ou seja, IPO é o processo de negociação de ações de uma companhia no pregão da B3 (bolsa de valores brasileira), com o intuito de captar recursos ou vender participações de sócios.

A partir desse momento, a companhia passa a ter novos acionistas, se tornando uma sociedade anônima. Logo, a participação dos sócios é definida pela quantidade de ações que elas têm na empresa.

Por que empresas fazem IPOs?

Explicamos o que é e para que serve o IPO. Porém, você sabe quais são os motivos da abertura de capital de uma empresa? A seguir, falaremos de alguns deles.

Liquidez

Começar uma oferta pública de ações garante aos sócios da companhia uma oportunidade de negociar e repassar suas ações a outros investidores, captando recursos por elas.

Acesso a capital

O IPO é uma forma de obter renda, oferecendo participação na empresa em troca de capital. Desse modo, o capital pode ser usado para o investimento em infraestrutura, crescimento da companhia ou até mesmo na compra de outras empresas.

Imagem

Todo o procedimento para a abertura de capital requer a execução de diversos requisitos, fazendo com que a companhia seja mais transparente em relação às operações. Por meio dessa etapa, a empresa fica mais visível perante aos olhos da mídia e do público, gerando mais credibilidade a ela.

Quer entender como o mercado enxerga a sua empresa? Então consulte o seu Score CNPJ aqui!

Quais são os tipos de IPO?

A venda de ações em um IPO tem classificações distintas, a depender da finalidade dada aos recursos levantados e a origem dos papéis. Veja quais são os tipos a seguir.

Ofertas primárias

Neste tipo de venda, novas ações são emitidas pela empresa para circularem no mercado. A própria companhia emite e oferta suas ações. Assim, o capital adquirido com esta venda retorna para o caixa, podendo ser usado para investir na expansão da empresa.

Ofertas secundárias

Neste caso, quem vende as ações são os sócios ou empreendedores da companhia, ou seja, as ações ofertadas já existem. Isso significa que os valores obtidos não serão destinados à empresa, mas sim, aos proprietários dos papéis vendidos.

Quais são as regras para IPO?

Para iniciar o processo de abertura de capital, é importante seguir alguns requisitos. A companhia precisa:

  • solicitar o registro de companhia aberta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • estar constituída como S/A ou sociedade anônima;
  • ter três anos de demonstrações financeiras auditadas;
  • ter um conselho de administração;
  • nomear um diretor de relacionamento;
  • identificar o segmento de admissão e de listagem para a negociação da bolsa de valores.

Aproveite e leia esse artigo sobre como elaborar uma política de crédito para pequenas e médias empresa!

Como funciona a participação de um IPO?

Abrir capital na bolsa de valores não é um processo que se possa fazer de uma hora para outra. Confira o passo a passo a seguir.

Abra uma conta em uma corretora

As corretoras de seguros são responsáveis por intermediar os negócios na bolsa de valores. Além disso, elas fazem a distribuição das ações ofertadas durante os IPOs.

Portanto, caso você esteja interessado em uma abertura de capital específica, procure saber quais corretoras de seguros estão relacionadas ao processo de distribuição e escolha uma para participar.

Saiba quais empresas estão abrindo o capital

Nos sites da B3, da CVM ou da sua corretora, é possível consultar quais companhias estão fazendo IPOs. No entanto, faça essa escolha com bastante atenção e consciência, procurando saber o que cada empresa faz e analisando as perspectivas dos seus negócios. É fundamental conhecer todos os pontos para evitar a compra de ações indesejadas.

Realize um pedido de reserva

Após a escolha da corretora de seguros, solicite a documentação e faça um pedido de reserva das ações. Assim, você indicará o valor e o volume financeiro das ações que gostaria de investir.

Desse modo, envie o pedido de reserva e outros documentos necessários e aguarde os próximos passos do processo. Pode ser que você precise depositar algumas garantias para assegurar a participação no IPO.

Faça o pagamento

Assim que o bookbulding (processo de formação de preços dos ativos) for concluído, você será comunicado sobre o preço final das ações, além de ser informado sobre o número exato dos papéis que conseguirá obter. No entanto, para que o pagamento aconteça, basta transferir os recursos para a sua conta.

Acompanhe o início das negociações

Depois disso, os papéis serão negociados no pregão da B3. Dessa forma, acompanhe a performance deles e também o desempenho da companhia, como você faria com qualquer outra.

Quais são os custos do IPO?

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, quando uma companhia decide abrir capital, é necessário lidar com três tipos de custos. Além do valor necessário à preparação da empresa para ser constituída em companhia aberta, também há custos associados à oferta e aqueles ligados à condição de uma companhia aberta.

Além disso, outros custos que são relativamente menores, mas que devem ser levados em consideração na abertura do capital da empresa, são:

  • taxas da B3 e da CVM;
  • gastos com as câmeras de liquidação e custodiantes;
  • custos com a impressão dos materiais de divulgação;
  • gastos com publicidade legal;
  • despesas ligadas a viagens e com roadshow (apresentações do IPO para investidores).

Com este conteúdo, você aprendeu o que é IPO, quais são seus tipos e por que as empresas fazem a abertura de capital, além de entender quais são as regras e os custos desse investimento. Dessa forma, agora você está mais preparado para esse tipo de operação.

Gostou deste artigo? Aproveite sua visita em nosso blog e saiba qual o limite do faturamento para MEI e ME!