Há diferentes tipos de planejamento orçamentário que devem ser elaborados por meio da análise das principais despesas de uma empresa. Assim, é indispensável realizar algum deles para acompanhar os gastos e entender quanto fica disponível no caixa quando todas as contas são pagas para avaliar o que pode ser cortado.
É muito benéfico para a saúde financeira do negócio realizar esse planejamento, pois ele ajuda no controle financeiro, na tomada de decisões e permite que a empresa tenha um crescimento sustentável. Além disso, essa também é uma maneira de deixar o seu caixa fora do vermelho e livrar sua companhia da falência! Entenda com mais detalhes a seguir.
Conheça os tipos de planejamento orçamentário
Existem vários planejamentos orçamentários, como o mensal e o anual, que devem ser feitos para ter controle financeiro do fluxo de caixa e garantir que ameaças sejam encontradas e mitigadas, além de possibilitar que as tomadas de decisão ocorram com eficiência. Conheça todos eles a seguir:
1. Orçamento mensal
O planejamento orçamentário mensal proporciona maior controle do fluxo financeiro e contribui com o monitoramento relacionado a desvios. Isso possibilita projeção de receitas, verificação dos custos e despesas, entender o cenário da empresa, além de revisar as metas elaboradas para o período, se necessário.
Com o planejamento orçamentário, você pode tomar medidas corretivas imediatamente: essa é uma forma de garantir que os objetivos sejam devidamente alcançados, conforme estabelecido em determinado momento do mês.
2. Orçamento anual
Um planejamento anual é feito por meio das projeções lucrativas da empresa para o próximo ano. Ele deve ser desenvolvido com foco nos objetivos e desejos da companhia e, preferencialmente, acompanhado de uma análise rigorosa de dados para entender o que deve ser feito a fim de prevenir despesas e ter a segurança de que o fluxo de caixa irá ficar no verde.
Entenda que fazer esse planejamento orçamentário possibilita às organizações controle do próprio desempenho financeiro e a encontrar potenciais desvios do que foi estabelecido, sendo esses métodos efetivos para acompanhar os gastos. No momento de fazer esse procedimento, é indispensável considerar o porte da companhia, verificar o faturamento anual e mensal dos anos anteriores, além de analisar a média das vendas.
Benefícios do planejamento orçamentário empresarial
Adotar o uso de qualquer um dos planejamentos apresentados resulta em benefícios, como melhora da tomada de decisão, aprimoramento do controle financeiro e diminuição de riscos. Essa é uma maneira de fazer a empresa ter um crescimento sustentável e organizado, pois permite que você, empreendedor, controle todo o desempenho dos lucros e tenha a praticidade de comparar com os resultados desejados. Confira a seguir:
1. Controle financeiro e previsibilidade
O planejamento orçamentário possibilita ter mais controle financeiro e previsibilidade, o que permite compreender melhor as finanças da empresa. Desse modo, é possível ver o quanto entra e sai de dinheiro em cada período, como por semana, mês ou trimestralmente, o que gera mais segurança e controle do caixa.
O controle financeiro permite que você tenha um entendimento mais abrangente do negócio, além de ajudar no acompanhamento constante do crescimento da empresa. Ou seja, é uma maneira de verificar como está o seu ciclo operacional e melhorar o ROI da companhia.
2. Preparação para emergências
O planejamento orçamentário também ajuda a empresa a se preparar para uma possível emergência que possa surgir ao longo do ano, como não ter um fundo de reserva. Ter reservas financeiras é indispensável para lidar melhor com os imprevistos, como pagar despesas, caso a principal renda falhe, e ajudar a evitar eventuais surpresas desagradáveis, além de:
- Permitir lidar com os imprevistos sem comprometer a renda principal ao diminuir problemas de ansiedade e preocupação;
- Diminuir o estresse em épocas de crise e permitir que a empresa se mantenha íntegra;
- Impedir a necessidade de recorrer aos empréstimos com instituições financeiras ou fazer a solicitação de cartões de crédito;
- Evitar problemas indesejados, como altas dívidas, em épocas nas quais a empresa não pode lidar com os custos.
Como desenvolver um planejamento orçamentário eficaz
É necessário fazer o levantamento das receitas e de todas as despesas da empresa, definir as principais metas para determinado período e cortar gastos irrelevantes antes de fazer um planejamento orçamentário. Isso permite que um monitoramento eficaz sobre o planejamento orçamentário se torne realidade, pois, assim, o cenário atual da companhia é entendido.
1. Levantamento de receitas e despesas
Para o planejamento financeiro ser feito, é necessário classificar todas as receitas e as suas principais despesas, verificar os períodos de pagamento e os respectivos valores. A partir desse procedimento, analise o capital disponível da empresa e organize os dados em uma planilha de controle financeiro, a fim de pagar o que é importante na data correta e não lidar com juros e multas.
2. Defina as metas e reservas financeiras
Entenda a atual situação financeira da sua companhia e desenvolva metas atingíveis e compatíveis com a realidade do seu negócio. A partir disso, faça a categorização desses objetivos e acompanhe as movimentações por meio dos KPIs, como o faturamento, liquidez atual, giro de estoque, ROI e margem líquida.
3. Cortes e ajustes necessários
Identifique quais são as despesas fixas, desnecessárias, tributárias e tecnológicas para poder realizar os devidos cortes ou ajustes, se necessário. Entenda quais são os tipos de despesas que precisam de atenção:
- Fixas: são despesas que devem ser pagas todos os meses, como IPTU, aluguel, seguro e salários. Essas são indispensáveis e não podem ser atrasadas para que a empresa não seja prejudicada;
- Tributárias: compostos por impostos, contribuições e também taxas, a empresa pode pagar ISS, IR e ICMS e, por isso, precisa se preparar para lidar com os gastos;
- Variáveis: costumam variar conforme mês, necessidades, comissões e se a equipe precisou fazer hora extra;
- Tecnológicas: há custos envolvidos em hardware e software, bem como para a solicitação dos serviços de TI.
Tenha controle sobre as despesas mensais, analise os valores e organize os gastos por categorias. Além disso, converse com os seus fornecedores constantemente e desenvolva uma relação amigável, pois essa aproximação pode resultar em benefícios especiais, como maior poder de negociação contratual, solicitação de descontos ou melhores prazos para pagar o que é devido.
Serasa Experian: a primeira e maior Datatech do país!
Na Serasa Experian, oferecemos uma ampla variedade de soluções altamente tecnológicas para auxiliar o seu negócio a enfrentar novos desafios todos os dias. Não deixe de conferir nossos serviços!
Agora que você já sabe tudo sobre planejamento orçamentário empresarial e não quer perder nenhum conteúdo sobre o assunto, continue em nosso blog para descobrir outros posts imperdíveis, como 10 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa. Até lá!