Saber o que é antifraude e como ele pode ser utilizado pode fazer grande diferença na saúde financeira do seu negócio. Afinal, com o passar dos anos, as práticas criminosas estão ficando cada vez mais eficientes, conseguindo acessar dados e sistemas de empresas com maior facilidade.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela e-commercebrasil, só no primeiro semestre de 2021, ouve um aumento de 83,7% em tentativas de golpes, em comparação com o ano anterior. Nesse sentido, fica claro a importância de dispor de soluções tecnológicas que impeçam esses ataques.

Neste post, você entenderá como funciona um sistema antifraude e suas principais aplicações, além de conhecer os benefícios de adotar essa ferramenta na sua empresa. Boa leitura!

O que é antifraude?

Um sistema antifraude é um conjunto de aplicações, funcionalidades e soluções que tem como objetivo aumentar a proteção de uma plataforma contra tentativas fraudulentas de pagamento e golpes.

Dessa forma, ele utiliza tecnologias como inteligência artificial para impedir ataques e analisar informações relativas às vendas e compras, tornando-as seguras.

Quem já realizou alguma transação financeira em meios digitais pode perceber como o processo costuma ser bem prático. Na maioria das vezes, basta informar dados do cartão de débito ou crédito e fechar a compra facilmente. Porém, indivíduos mal intencionados aproveitam toda essa facilidade para praticar golpes.

Podem ocorrer diversas tentativas de invasão nessas plataformas, sendo que, diferentemente das transações financeiras presenciais, toda a responsabilidade é da empresa. Além de prejudicar a credibilidade do negócio, golpes bem sucedidos podem causar prejuízos jurídicos para a organização.

Como funciona?

A tecnologia antifraude funciona como uma segunda camada de proteção, que garante que a transação financeira seja legítima. Assim, além da compra ser autorizada pela bandeira do cartão, ela passa por uma análise onde o comportamento do cliente também é avaliado.

Desse modo, o sistema cruza dados do usuário e pode bloquear a compra se ele for considerado suspeito na tentativa de realizar a transação.

Para identificar essas situações, são tomados como base diferentes parâmetros próprios dessa ferramenta. Além disso, os métodos podem variar de acordo com o sistema contratado, porém, sempre funcionam para assegurar a segurança da transação.

Quais suas principais aplicações?

Um sistema antifraude atua com critérios inteligentes na identificação de atividades suspeitas. Normalmente, práticas que saem da realidade do usuário são acompanhadas com atenção por essas ferramentas. Veja, a seguir, algumas aplicações executadas pelo sistema antifraude.

Rastreamento da localização da compra efetuada

Independentemente das formas de pagamento mais utilizadas pelo cliente, dificilmente ele apresentará uma divergência muito grande em sua localização. Um bom exemplo é um usuário que mora no Rio de Janeiro e realiza compras com frequência neste local. Dificilmente ele fará solicitações da China em um curto intervalo de tempo.

Nesse caso, a ferramenta considera a localização atual da solicitação de compra e analisa profundamente o pedido. Pode ser necessário que o consumidor comprove novamente sua identidade, evitando, dessa forma, vendas para golpistas internacionais.

Verificação de endereço

Outro método de segurança bastante utilizado em tecnologias antifraude é o de avaliação do endereço de compra do usuário. O processo é parecido com o anterior, sendo muito útil mesmo quando a solicitação é realizada de um endereço comum ao indivíduo.

Por outro lado, o ponto de análise nessa situação é o destino da solicitação de compra, e se ela está de acordo com o cadastro bancário.

Verificações em banco de dados

Para evitar ainda mais ataques cibernéticos, a ferramenta possibilita uma verificação baseada em banco de dados para o cliente. Para que você consiga entender na prática, imagine uma situação em que o usuário tem o costume de realizar compras pequenas ou médias, com no mínimo um produto no carrinho.

A tecnologia identifica esse padrão de compra e o armazena. Caso um pedido grande e com produtos muito distantes do comum seja solicitado, o sistema automaticamente analisa a fundo a solicitação.

Dessa forma, a partir do próprio padrão comportamental do usuário, é possível identificar tentativas de golpes e outras práticas ilícitas que fogem do comum. Afinal, dificilmente um criminoso consegue repetir as compras de um cliente.

Quais os benefícios de adotar um para sua empresa?

Existem vários motivos que podem fazer com que você decida adotar um sistema antifraude na sua empresa. Sendo assim, selecionamos alguns benefícios a seguir.

Segurança

A principal vantagem em adotar um sistema antifraude no seu negócio é a segurança. Isso porque as informações dos clientes e da empresa ficam protegidos por ferramentas tecnológicas confiáveis.

Assim, você consegue evitar vazamentos de dados, cuja outra alternativa ocuparia bastante tempo da equipe, além de prejudicar seus clientes, que teriam grande preocupação no momento de trocar senhas, por exemplo.

Credibilidade

Garantindo a segurança online dos dados sigilosos dos clientes, a credibilidade da sua empresa no mercado aumenta. Afinal, casos de vazamentos de informações podem comprometer muito a reputação de um negócio. Nessas situações, os usuários ficam com receito de confiar seus dados pessoais a organizações com histórico de vazamento.

Satisfação dos clientes

Com o cliente percebendo que pode confiar na sua empresa, a satisfação com o serviço aumenta. Isso é importante principalmente quando se trata de instituições financeiras, uma vez que a segurança deve estar em primeiro lugar no momento de oferecer um item para o consumidor.

Garantido que as informações dos usuários fiquem protegidas, seu negócio demonstra ser sério e comprometido com seus clientes.

Redução de custos

Como os golpes comprometem a credibilidade da sua empresa, eles podem afastar consumidores que poderiam seguir contribuindo financeiramente com o negócio. Desse modo, você sofre com perdas financeiras que podem ser muito difíceis de recuperar.

Além disso, implementar ferramentas tecnológicas eficientes na sua empresa ajuda na melhora da produtividade da equipe, uma vez que a validação cadastral é mais ágil, evitando erros de processo e diminuindo custos que poderiam aparecer no caso de fraudes.

Por fim, podemos perceber que saber o que é antifraude pode fazer toda a diferença na segurança do seu negócio. Deixar de contar com essa solução pode gerar impactos negativos nas finanças, além de consequências relacionadas à legislação.

Agora que você já conhece as principais informações sobre um sistema antifraude, aproveite e conheça a solução antifraude da Serasa!