Não é novidade que as empresas precisam realizar vendas para manter o negócio prosperando, certo? Contudo, também é necessário encontrar bons clientes e receber os pagamentos em dia. Nesse sentido, pesquisar e monitorar CPF e CNPJ de clientes pode ser uma boa estratégia para evitar complicações no futuro.

A inadimplência é um problema para empresas de variados portes e segmentos, afinal, o atraso ou a falta de pagamento pode comprometer todo o fluxo de caixa. Sendo assim, é importante avaliar o perfil de seus clientes antes de fechar um acordo. O monitoramento pode fornecer informações atualizadas para que você tome uma decisão acertada.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e entenda os benefícios de monitorar o documento de seus clientes e como fazer isso!

Quais são os benefícios em monitorar o CNPJ de clientes?

O sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores, como ações de divulgação e marketing, produtividade da equipe, gestão financeira, entre outros. Em relação ao aspecto financeiro, uma medida que contribui, e muito, para os resultados é ter clientes que sejam bons pagadores.

Como alcançar isso? O monitoramento de CNPJ pode ser uma solução! Veja, a seguir, alguns benefícios dessa estratégia.

Montagem de uma carteira de clientes saudável

Ter clientes frequentes e que sejam bons pagadores é o objetivo de todo o empresário, não é mesmo? Ao investir no monitoramento do documento de clientes, você consegue cuidar da sua carteira de forma mais eficiente, pois tem acesso a dados atualizados e pode acompanhar o perfil financeiro deles para oferecer soluções e opções de pagamento adequadas.

Prevenção de inadimplência

Ter que lidar com inadimplência não é uma exclusividade de empresários que fazem negócios com pessoas físicas. Quem tem clientes PJ também pode enfrentar essa situação. Portanto, além de atrair clientes, é importante analisar o perfil deles para garantir acordos mais seguros e não ter problemas com o pagamento.

Valorização de bons clientes

Esse acompanhamento mais frequente do perfil de seus consumidores ainda contribui para o relacionamento com eles. Ao identificar um cliente que tenha uma boa imagem no mercado, você pode oferecer condições facilitadas de pagamento, entre outras estratégias, para valorizá-lo e manter a fidelização.

Redução de fraudes

Pessoas mal-intencionadas podem utilizar os documentos de terceiros para fazer compras e não arcar com as despesas depois. Por isso, é fundamental conferir os documentos e dados cadastrais com atenção antes de fechar um acordo. Além dessa atitude, a consulta e o monitoramento do documento de clientes também ajuda a verificar dados atualizados e evitar golpes.

Ofertas de pagamento alinhadas com as condições do cliente

Ao monitorar o CNPJ dos seus clientes, você recebe avisos em caso de mudanças no perfil da pessoa, como uma negativação. Dessa maneira, pode aplicar a forma de pagamento mais acertada para evitar problemas com atraso ou inadimplência.

Diferenças entre consulta e monitoramento

Alguns empresários podem ter dúvidas sobre a consulta e o monitoramento dos documentos de clientes. Contudo, vale explicar que são estratégias diferentes.

A consulta pode ser aplicada com pessoas físicas ou jurídicas. Antes da venda ou da liberação de crédito, você pode pesquisar o CPF ou CNPJ do cliente para descobrir o perfil financeiro dele. A ferramenta é positiva para:

  • verificar se há dívidas e protestos;
  • analisar se a pessoa está com o nome negativado;
  • avaliar o score;
  • obter dados cadastrais.

Consultar o CPF ou CNPJ de clientes é significativo para avaliar o perfil de crédito, reduzir riscos de inadimplência e fraudes. Há diferentes tipos de relatórios que oferecem mais ou menos informações, de acordo com o pacote contratado.

Se você tem interesse em levantar mais dados dos seus clientes antes da venda, pode fazer isso por meio da Consulta Serasa. O procedimento é bastante simples, basta acessar o site do órgão de proteção ao crédito, preencher um cadastro e informar o documento para a pesquisa.

Já o monitoramento é um processo contínuo, que evita surpresas desagradáveis, já que você recebe avisos caso haja alterações no documento de seus clientes. Também é possível contar com a Serasa Experian para obter essa solução.

Como funciona o Serasa Monitora, da Serasa Experian?

Monitorar os dados de seus clientes não é algo difícil. Hoje em dia, com o uso da tecnologia e do levantamento de dados precisos, você consegue fazer isso de maneira otimizada! O primeiro passo é buscar um órgão que tenha dados atualizados e confiáveis, como a Serasa Experian.

A empresa conta com tecnologia de ponta e tem uma das bases de dados mais confiáveis do mercado, ou seja, pode oferecer toda informação que o seu empreendimento necessita. O monitoramento de clientes é feito por meio de uma plataforma específica e você pode contratar o plano mais adequado ao perfil de seu negócio.

Com essa solução, você inclui o CNPJ de seus clientes e recebe avisos, por e-mail ou SMS, caso haja alguma alteração. Assim, pode tomar decisões mais acertadas antes de fechar o acordo e definir a forma de pagamento. Com a nossa ferramenta, você consegue realizar consultas gratuitas sempre que houver atualizações cadastrais e/ou financeiras em até 48h úteis, além de contar com o recebimento de alertas por e-mail, conseguir visualizar as faixas de risco, detalhes das dívidas vencidas e negativadas entre outras informações.

Para utilizar o Serasa Monitora, você precisará preencher o cadastro no site e informar os documentos que deseja acompanhar. Se tiver dúvidas, pode marcar uma reunião por vídeo ou ligação com os especialistas da companhia para ter auxílio no procedimento.

Além das informações financeiras dos seus clientes, é possível monitorar os dados da sua empresa e dos sócios. Dessa forma, você consegue tomar atitudes rápidas para resolver situações que podem comprometer o perfil da companhia, como atraso de pagamento, fraudes, etc.

Esses são os principais fatores que indicam a importância de consultar e monitorar CPF e CNPJ de clientes. Assumir uma postura preventiva antes da venda e investir em um acompanhamento contínuo da sua carteira de clientes evitará fraudes e problemas com inadimplência que podem prejudicar as finanças da empresa e, consequentemente, o sucesso dela.

Gostou de saber sobre o Serasa Monitora? Quer mais informações? Entre em contato e fale com os nossos especialistas!