Apesar de pagarmos e recebermos contas todos os dias, existem várias informações sobre meios de pagamento que desconhecemos. Isso pode ser um problema, particularmente quando você tem um negócio e precisa otimizar o recebimento dos clientes.

Então, para facilitar a sua vida e tentar evitar que você perca alguma venda por não conhecer os meios de pagamento disponíveis ou não saber qual é o melhor para a sua empresa, elencamos uma série de informações relevantes sobre esse assunto. Vamos conferir mais? Aproveite!

O que são os meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as formas pelas quais escolhemos pagar ou receber um valor. Eles são particularmente usados no comércio de produto e serviços, mas também podem ser empregados em doações, investimentos e assim por diante.

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, hoje existem diversas opções de pagamento para você escolher. Não somos mais reféns do dinheiro em espécie e afins. Por isso, é importante entender melhor o assunto e conhecer as suas alternativas.

E o que é uma empresa de meios de pagamento?

Uma empresa de meios de pagamento é aquela que faz o meio de campo entre o pagamento que uma pessoa ou empresa faz e o recebimento que outra tem. Há algum tempo, quem fazia esse trabalho eram os bancos, mas as taxas eram altas e a qualidade do serviço, insatisfatória.

Hoje, as fintechs transformaram esse mercado e acabaram com a lentidão desse processo e as burocracias envolvidas. Dessa forma, os pagamentos acontecem de forma muito mais fluída, barata, segura e eficiente.

Quais são os meios de pagamento mais usados?

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os meios de pagamento mais utilizados são o dinheiro, o Pix e os cartões de débito e crédito, nessa ordem. Vamos conhecê-los melhor?

Dinheiro físico

O dinheiro é o meio de pagamento com o qual mais estamos familiarizados. Afinal, ele já nos acompanha durante uma boa parte da história. Ele representa a liquidez máxima que uma transação financeira pode ter, então, costuma ser muito desejado pelos lojistas físicos.

As transações realizadas com dinheiro em espécie não passam por qualquer tipo de taxação operacional. Em suma, isso resulta em uma lucratividade maior ao empreendedor ou em uma margem maior para a negociação do produto ou serviço com o cliente.

O dinheiro também proporciona a você um poder ligeiramente maior de compra (ou pelo menos de negociação). Muitos fornecedores podem oferecer descontos vantajosos para pagamentos à vista e no dinheiro, então, vale ficar ligado.

Cartão de crédito e débito

Os cartões de crédito e débito também são ótimas alternativas. No caso do débito, ele representa uma quantidade de dinheiro que você tem disponível em uma conta bancária. Assim, pode efetuar seus pagamentos ou fazer suas vendas de maneira mais segura, evitando furtos, por exemplo.

Já o cartão de crédito permite o parcelamento das compras. Isso facilita que você venda para uma pessoa que não tem o dinheiro no dia da compra e nem poderia pagar à vista por ela. Assim, graças ao crédito do cartão, ela poderá pagar um pouco a cada mês.

Ambos possibilitam que você receba pela venda na hora. Porém, os cartões contam com taxas operacionais que devem ser observadas de perto. Se você assumir as taxas do parcelamento, por exemplo, isso pode impactar no seu lucro.

Débito automático

O débito automático é uma alternativa para vendas recorrentes, que envolvam assinaturas e mensalidades, por exemplo. Ele desconta o valor da compra diretamente na conta bancária do cliente, como acontece com os clubes de assinatura mensalmente.

Um ponto positivo é que isso não compromete o limite do cartão de crédito e, ainda assim, o cliente pode pagar “parcelado”. Ainda por cima, você se livra de ter que ficar cobrando o cliente todos os meses. Só fique atento às taxas que são cobradas por esse serviço.

Transferência

A transferência bancária é mais frequentemente utilizada para o envio e recebimento de valores maiores, geralmente entre empresas. Mas também pode ser incorporada para o uso com clientes, especialmente em demandas específicas.

Ela não é um método de pagamento prático e nem automático. Por isso, não costuma ser tão recomendada, principalmente depois do surgimento do Pix. Fique atento, pois a transferência entre bancos diferentes pode incidir em taxas para você.

Pix

O Pix é o sistema de pagamento mais prático e eficiente que já usamos. Ele substitui as transferências bancárias e não tem custo nenhum para o cliente, o que o transforma em uma alternativa realmente atrativa.

A transferência de valores é instantânea e ocorre 24 horas por dia, sete dias na semana. Por não contar com intermediários, ela também não apresenta taxas operacionais muito altas. Outro benefício é que você não precisa ter nenhum dado pessoal do cliente, basta apresentar um QR Code para que ele faça o pagamento.

Quais são os meios de pagamento online?

Como você deve prever, alguns métodos de pagamento são impossíveis para o meio digital, como ocorre com o dinheiro. No entanto, existem várias alternativas para vender — e receber — online de forma segura, como por meio dos cartões de crédito e débito e do Pix.

Outra alternativa que merece destaque são as carteiras digitais. Nelas, o cliente pode colocar uma quantia em dinheiro e pagar pelo aplicativo. Muitos desses serviços oferecem vantagens para os usuários, como descontos exclusivos, cashback ou rendimento automático do saldo.

Outra opção é o WhatsApp Pay, um recurso simples para o aplicativo de mensagens mais utilizado pelas empresas e pelos consumidores. Nele, você pode efetuar transações de até R$ 1 mil e o cliente ainda pode cadastrar seus cartões.

Qual o melhor meio de pagamento online para loja virtual?

Não existe o melhor meio de pagamento online para loja virtual, mas sim, meios de pagamento que se encaixam melhor nas suas demandas, principalmente relacionados aos custos operacionais das transações e do seu volume de vendas.

É claro que é muito importante ficar atento às tendências de pagamentos e em estratégias que possam otimizar o seu recebimento, como descontos para pagamentos em Pix ou parcerias com descontos para carteiras digitais. Mas isso precisa ser estudado de acordo com o seu público.

O passo mais importante você já deu, que é conhecer as opções que estão à sua disposição. Uma boa dica é experimentar esses diferentes meios de pagamento e acompanhar de perto quais deles têm mais saída com o seu público específico. A partir daí, basta procurar uma empresa de meios de pagamento que ofereça as melhores condições e taxas.

Gostou de descobrir mais sobre os meios de pagamento? Então, não deixe de conferir as soluções Serasa Experian e seus benefícios para o seu negócio!