As redes sociais desempenham papel fundamental para manter um relacionamento com as pessoas. Por meio delas, é possível entregar conteúdos escritos, fotos e vídeos de itens que são comercializados pela sua empresa. A interação é algo surpreendente e permite fazer o inbound marketing da empresa pelo mundo inteiro.

No mundo, são bilhões de usuários que usam algum tipo de rede social, sendo que muitos desses acessam conteúdos por mais de três horas por dia. Por essa razão, realizar a gestão de redes sociais é algo que toda marca deve fazer. Dessa forma, é possível conhecer melhor o público, ter acesso ao quanto as pessoas gostam de determinado item e estreitar o relacionamento

Toda a estratégia de vendas ou marketing se fortalece muito quando existe uma gestão de redes sociais bem estruturada. Neste post, vamos abordar vários assuntos relacionados ao tema. Quer aprender a aplicar em seu planejamento a gestão de redes sociais? Continue a sua leitura!

O que é a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais se refere ao processo de fazer o gerenciamento das páginas da empresa, ou seja, de cuidar da presença online e da divulgação da marca. Entre as mídias sociais mais utilizadas atualmente estão Instagram, TikTok, LinkedIn, Facebook e Twitter.

Em todas elas, com um bom gerenciamento, existe a possibilidade de criar conteúdo relevante, publicar e analisar os materiais que você deixa à disposição da audiência. E o melhor de tudo é que sua empresa poderá se relacionar com outras pessoas e ter mais proximidade. Nesse quesito, entra gestão das redes sociais, que faz a interação com os usuários da plataforma.

Essa administração permite que dúvidas sejam respondidas, assim como todas as perguntas dos interessados em seus produtos, para levá-los a efetivar a compra dos itens ou das soluções ofertadas pelo empreendedor. A atividade faz com que os clientes fique mais próximos do seu negócio e tenham confiança nele.

Como fazer a gestão de redes sociais?

Se você deseja que a sua marca seja conhecida, é preciso colocar em prática algumas ações. O ideal é fazer a gestão das redes sociais e se manter atento a qualquer que seja a publicação em que sua marca for citada ou comentários realizados pelas pessoas. Separamos a seguir algumas informações sobre como fazer isso. Confira!

Planejamento

Nessa etapa do gerenciamento das redes sociais, é realizada uma pesquisa e criada uma definição de estratégia. E vários estudos aprofundados são feitos sobre o mercado de atuação da empresa. O profissional responsável por essa parte deve considerar alguns quesitos, tais como:

  • o público-alvo;
  • o mercado;
  • a cultura empresarial.

Por meio do trabalho de pesquisa, o planejamento definirá as buyer personas, que nada mais são que as pessoas que representam os clientes da empresa. Trata-se de personagens fictícios e desenhados com base em todos os dados obtidos.

Nessa etapa, também deve ser definido o tom da comunicação que será usada. O grau de formalidade, as frequências em que serão publicados os conteúdos também são vistos nessa fase.

Produção

Nessa parte que envolve a gestão das redes sociais, será colocado em prática tudo o que foi planejado pelo profissional. É preciso produzir conteúdos que ofereçam assuntos interessantes e que chamem a atenção das pessoas. O material precisa ser de qualidade e revisado com muita cautela antes de colocá-lo para ser visualizado. Pode-se produzir itens como:

  • ilustrações;
  • fotografias;
  • vídeos animados.

A cada postagem, você deve escrever um texto de legenda que identifique o produto e descreva bem o item (exemplo: em quais tamanhos está disponível, para qual idade é recomendado etc.) Isso vai fazer toda a diferença quando o cliente se deparar com a postagem.

Na produção das artes, é possível usar ferramentas como o Canva. E, não se esqueça de usar um CTA de qualidade, que chame o público para uma ação direcionada.

Análise de métricas

Existem muitas opções de softwares, chamados de web analytics, que coletam dados para serem analisados. Eles obtêm informações sobre tudo, mas, principalmente, relacionadas àquilo que foram configuradas para coletar. A ferramenta mais usada é o Google Analytics, que se destaca por ser gratuita e por sempre estar pronta para analisar os acessos aos websites e aplicativos.

Com o uso do aplicativo, existe a possibilidade de registrar o perfil e inclusive avaliar o comportamento das pessoas que visitam o seu website ou página da internet. Para aqueles que vendem pelas redes sociais, existe a possibilidade de identificar o dispositivo de acesso, as páginas que foram navegadas, o tempo de permanência, os produtos que já foram comprados por esse cliente, entre outros dados.

Caso exista a necessidade de usar um programa ainda mais personalizado, o Google oferece o Google Analytics 360, que é uma versão paga, porém, ainda mais completa. A IBM e a Adobe, também oferecem apps de web analytics, porém, nenhum dos dois possui versões gratuitas.

Se a sua empresa tem um website ou um aplicativo de vendas, é interessante configurar um software analítico para capturar dados e mensurar os resultados. Tal atuação vai ajudar a entender quem são as pessoas que acessam o seu espaço, de onde elas são e o que elas pesquisam ou buscam em sua página.

Fazer a análise das métricas e entendê-las a fundo pode auxiliar na tomada de decisões sobre questões financeiras do seu negócio. Sendo assim, não deixe de fazer essa análise.

Interação

Criar engajamento e se manter em constante interação com os possíveis clientes é algo fundamental para que as vendas sejam um sucesso. Nessa etapa, é preciso responder a cada uma das perguntas realizadas pelos usuários da plataforma e dar uma atenção especial a qualquer que seja a pessoa. Além de interagir, você fará um atendimento online a cada possível cliente.

Quais são as melhores ferramentas de gestão de redes sociais?

Para que todas as redes sociais sejam monitoradas e com sucesso, é preciso realizar um trabalho minucioso e dedicar tempo nessas tarefas. Entretanto, como essas atividades são trabalhosas, você pode contratar ferramentas de gestão para cuidar desses tipos de canais. Existem várias opções no mercado que podem auxiliar a sua empresa em tal tarefa.

Além de serem responsáveis por documentar as ações realizadas nas suas redes sociais, essas ferramentas, soluções ou empresas especializadas mostram quais são os assuntos que mais estão gerando comentários. Assim, você poderá usar as expressões do momento em suas redes sociais.

Sem dúvidas, usar ferramentas é uma boa forma de planejar todo o conteúdo a ser postado e inclusive de acompanhar as plataformas. Veja abaixo algumas dessas poderosas ferramentas!

Buffer

O famoso buffer é uma plataforma que auxilia no gerenciamento de redes sociais. É uma opção intuitiva e otimizada, ideal para empresas de todos os portes, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Dentre os serviços ofertados por esse programa, estão os agendamentos de posts, as publicações e as análises detalhadas. Se desejar, o empresário pode optar por planos gratuitos, ou mais completos, na versão paga.

Hootsuite

O magnífico Hootsuite é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais maior que existe. Mais de 15 milhões de pessoas usam essa opção. E o motivo de todo esse sucesso e procura pelo aplicativo é que se trata de um app completo e que permite agendar conteúdos, exibir anúncios e medir o ROI. Por meio dele, é possível monitorar várias contas ao mesmo tempo.

Sprout Social

Outra opção interessante e muito usada é o Sprout Social. A ferramenta combina várias ações que vão desde o agendamento até a geração dos relatórios. E o diferencial desse aplicativo é o uso do recurso de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Isso faz com que, além de terem o perfil completo do cliente, os empresários ainda consigam construir relacionamentos mais fortes com eles.

Bume

A Bume é uma plataforma de gestão de marketing e vendas das redes sociais. Com o uso dela, é possível ter acesso a muitos recursos úteis, tais como:

  • agendamento de publicações;
  • análise de relatórios com dados das métricas de desempenho;
  • envio de mensagens automáticas para os seguidores;
  • gerenciador de melhores amigos para o Instagram.

Isso tudo está disponível para ser usado no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Google.

mLabs

A mLabs, é a maior ferramenta de gestão de redes sociais do Brasil. É possível afirmar que em um único lugar, com um só app, a pessoa consegue ter acesso a todos os recursos que podem ajudá-la a destacar a sua marca no mercado digital. A plataforma oferece ferramentas de design para a criação dos posts, além de agendar e impulsionar as publicações. Outras das suas particularidades são:

  • calendário de publicação;
  • desenvolvimento de relatórios personalizáveis;
  • interações no feed e por mensagens privadas;
  • workflows;
  • criação de equipes para controlar o fluxo de trabalho;
  • monitoramento da concorrência;
  • criação de landing pages para o link da bio.

E isso tudo por um preço bem acessível: a partir de R$ 12,90 mensais ou, no plano mais avançado, R$ 19,90 por mês.

Canva

Para gerenciar a parte da criação do conteúdo visual, o Canva é um app que facilita a vida do social media. Afinal, sabemos que nem todas as empresas podem contar com profissionais qualificados para fazer essa parte. Entre as suas funcionalidades, podemos citar:

  • alinhamento de fotos;
  • inserção de textos nas imagens;
  • edição de balão de fala;
  • inclusão de background transparente;
  • adição de ícones e stickers.

Está disponível tanto em versões pagas quanto gratuitas. Tudo depende do que a pessoa procura e de quantos recursos deseja usar.

Powtoon

Essa poderosa ferramenta de criação disponibiliza animações, templates e modelos de criações focadas em vídeos e apresentações animadas para as mídias sociais. É perfeita para aqueles que desejam contar histórias que envolvam as pessoas por meio de personagens animados e trilhas sonoras. Tal ferramenta é grátis para até 100 gravações e para vídeos de 3 minutos. Os valores dos planos pagos ficam entre R$ 38,00 a R$ 363,00 mensais.

Easel.ly

Apesar de ter um nome difícil de pronunciar, essa é uma ferramenta que se destaca para a criação de infográficos. Possui vários templates e imagens que podem ser usadas. É ideal para aqueles que desejam criar relatórios e apresentações. Está disponível em versões pagas e os valores são a partir de U$ 2,00 por mês.

Google Alerts

É uma ferramenta de monitoramento de marca que permite que o profissional configure alertas que vêm por e-mail com o uso de palavras-chave específicas. Isso vale para nome de marcas, itens, concorrência e tendências do mercado. Destaca-se por ser uma ferramenta gratuita e de fácil utilização.

Mention

A Mention é uma ferramenta que emite alertas e monitora menções da web em tempo real. Ela possibilita a comparação de conversas online e cria conteúdos com base nas percepções relevantes das mídias sociais. As interações também são feitas por meio do Instagram, Facebook e Twitter. Gratuitamente, é possível monitorar 1 alerta e coletar até 1.000 menções.

Keyword Panner

O planejamento de palavras-chave é importantíssimo para que os termos mais buscados pelos usuários sejam utilizados na gestão de redes sociais. É por meio das palavras-chave que são feitas pesquisas nos buscadores, as quais levam as pessoas a encontrarem os produtos ou serviços que procuram. Tal aplicativo está disponível na versão gratuita no Google Ads.

Nele, são disponibilizados os volumes de busca dos termos a serem usados. E, com a sua ajuda, podem ser elaboradas campanhas de sucesso.

Airtable

Essa nada mais é que uma ferramenta de social media que auxilia no planejamento do post. São tantas as peculiaridades a serem analisadas e pensadas que é preciso usar um serviço de nuvem que funcione como um Excel. Com ele, é possível organizar as postagens para que o visual fique mais interessante e funcional. E a boa notícia é que há um plano gratuito para iniciantes.

Agora você já sabe o que é a gestão de redes sociais e teve acesso a todas as ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa. Então, não deixe de contratar uma empresa de gestão de redes sociais ou um profissional para auxiliar nessa parte. Fazer sozinho também pode dar certo, mas contar com as pessoas certas pode levar você ao sucesso tão desejado.

Gostou do nosso post sobre a gestão das redes sociais? Acesse nosso post para saber mais sobre Marketing digital para PMEs!