Ao fazer negócios em um mercado digital, uma das principais preocupações dos comerciantes deve ser os métodos de pagamento online disponíveis. A solução escolhida deve garantir um processo de compra simples e descomplicado para o cliente. Ao pesquisar as melhores alternativas, você pode ter deparado com o termo gateway de pagamento.

Mas não precisa se intimidar com essa expressão — até então, talvez ela não fosse conhecida. Os gateways de pagamento existem para facilitar as vendas em sua loja. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre essas plataformas: o que é um gateway de pagamento, como funciona no mercado digital, quais são as principais vantagens e opções disponíveis no mercado. Acompanhe!

O que é gateway de pagamento?

Gateways de pagamento são sistemas responsáveis pela conexão e transferência, de maneira segura e rápida, de dados entre as instituições financeiras e os usuários no local virtual em que você vende.

Nesse processo, o gateway é responsável por capturar os dados, transmiti-los e armazenar as informações dos clientes para que as transações sejam concluídas com rapidez e segurança. Dessa forma, os gateways facilitam as transações online porque você está usando uma única interface.

Trata-se de um dos pilares mais importantes de uma loja virtual. Isso porque, para que o cliente possa comprar em um e-commerce, é preciso que exista uma plataforma que permita o pagamento no ato da compra.

Além disso, o gateway permite que os lojistas ofereçam aos seus clientes diferentes meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, boleto e Pix. É importante ressaltar que um dos principais diferenciais de um gateway é o valor agregado que esse tipo de solução oferece: além de intermediar os pagamentos com as instituições participantes do processo, conta com outras ferramentas que podem aumentar as conversões em vendas.

Como funciona um gateway?

Os gateways de pagamento entram como parte essencial do momento em que os clientes vão selecionar o modo como desejam pagar os itens que incluíram no carrinho de compras do seu e-commerce.

Por meio dos dados fornecidos pelo usuário no momento da compra, é garantido pelo sistema que o valor seja pago à instituição financeira informada pelo lojista. Desta forma, o dinheiro é repassado ao vendedor de acordo com os termos e condições estabelecidos pelo banco ou operadora de sua escolha.

Resumindo, um gateway de pagamento permitirá ao comprador escolher a forma de pagamento que deseja (cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta, Pix, etc.) e automaticamente reterá o valor da compra. Assim, a quantia será enviada para a conta do vendedor de forma prática e segura.

Nesse processo, após o cliente selecionar a forma de pagamento, a loja se comunica com a instituição financeira para verificar a veracidade das informações fornecidas para finalizar a compra na loja virtual. Verifica-se se há saldo disponível pelo banco (ou bandeira do cartão) para que a transação possa ser concluída, e então envia-se a confirmação da compra para o gateway.

Por fim, após alguns segundos, o consumidor recebe uma mensagem de que o pagamento foi aprovado.

Quais as vantagens de ter um gateway de pagamento?

Como explicamos, essa tecnologia centraliza todo o processo de pagamentos de um negócio de forma prática e segura. Se você entende que um gateway de pagamento é o ideal para sua loja virtual, confira a seguir as principais vantagens de utilizar esse sistema.

Rapidez e praticidade

Conforme já mencionado, por meio de gateways de pagamento, sua loja está conectada diretamente ao banco e à operadora de sua escolha. Desta forma, todo o processo de pagamento é mais cômodo e rápido.

Redução de custos

A implantação de um gateway automatiza o processo de pagamento, eliminando a necessidade de processar transações em dinheiro ou cheque e reduzindo custos operacionais, como contratação de pessoal adicional.

Além disso, com um gateway de pagamento, você pode reduzir alguns dos custos associados às despesas gerais. Isso porque, com esse sistema, sua loja estará vinculada diretamente à instituição financeira, sem a necessidade de processamento de terceiros. Como resultado, os custos por transação e o tempo de processamento do pagamento são menores.

Maior variedade nas formas de pagamento

O aumento da digitalização resultou no surgimento de novas formas de pagamentos digitais.

Os gateways de pagamento devem acompanhar essa evolução, permitindo que as lojas virtuais aceitem diferentes formas de pagamento, como Pix e carteiras digitais, além das formas de pagamento mais tradicionais (cartões de crédito e débito).

Quando o consumidor pode escolher o meio de pagamento de sua preferência, as chances de concretizar uma compra online são maiores.

Maior controle e autonomia

Quem quiser um sistema operacional próprio deve optar por um gateway de pagamento. Nesse caso, nada acontece fora do sistema da loja a não ser dentro do sistema do banco ou da operadora de cartão.

Com um gateway, o lojista pode definir as condições de pagamento que serão admitidas em sua loja virtual. Por exemplo: quais cartões de crédito e débito são aceitos, a quantidade de parcelas permitidas, etc. Além disso, essa autonomia garante maior agilidade nas transações financeiras realizadas em seu e-commerce.

O próprio banco de dados armazena as informações e não depende de empresas terceirizadas para tomar decisões ou fazer alterações nos procedimentos de pagamentos, recebimentos, conciliações e baixas.

Segurança

O gateway de pagamento é compatível com PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento). As regras são definidas pelo comitê para garantir que todas as transações realizadas no ambiente virtual sejam seguras. Portanto, esses sistemas garantem a proteção da sua loja e dos dados dos clientes.

Os gateways de pagamento também oferecem a vantagem de serem integrados a outras ferramentas, como sistemas de proteção contra fraudes, que analisam as informações durante uma transação e decidem se aprovam ou não.

Qual é a diferença entre gateway, intermediador e provedor de serviços de pagamento?

Embora muito semelhantes, existem algumas diferenças entre gateways, intermediadores (também conhecidos como subadquirentes) e provedor de serviços de pagamento. Cabe a você decidir qual modelo é melhor para o seu tipo de negócio.

Um intermediador financeiro, também conhecido como subadquirente, é um serviço de pagamento que faz a intermediação entre um e-commerce e um agente financeiro. A principal diferença para os gateways de pagamento é que o vendedor não precisa entrar em vários contratos separados com bancos e adquirentes.

Por meio de um intermediador, há apenas um contrato com a empresa, mais prático e sem grandes burocracias, principalmente para vendedores iniciantes. Mas ele cobra uma taxa fixa pelas vendas feitas por meio de suas plataformas.

Outra característica importante a ser enfatizada sobre os intermediadores é que eles fornecem todas as proteções de segurança de protocolo e transação no pacote. Alguns exemplos de intermediadores são o PayPal, Mercado Pago e PagSeguro.

Já o provedor de serviço de pagamento é uma solução completa de pagamentos, pois é de fácil integração e garante altas taxas de conversão no e-commerce. Pode-se dizer que o PSP combina as vantagens do gateway e as vantagens dos intermediadores.

Como escolher um gateway de pagamento?

A parte que envolve as transações financeiras feitas pela loja online requer um planejamento cuidadoso. Isso porque é necessário garantir um ambiente seguro para que as pessoas sintam confiança de informar seus dados bancários.

Antes de contratar um gateway de pagamento para seu e-commerce, é importante levar em consideração algumas coisas. Para isso, verifique se o serviço escolhido conta com os seguintes atributos.

Sistema de alta segurança

As transações devem ocorrer em um ambiente altamente seguro, tanto para sua loja quanto para os dados de seus clientes. Um bom gateway de pagamento precisa ter um sistema de criptografia de dados para evitar expor e divulgar informações privadas.

Bom suporte e atendimento

Devido ao sistema online, imprevistos podem ocorrer de tempos em tempos. Por isso, é fundamental poder contar com uma equipe de atendimento pronta para atender você.

Estabilidade

Por fim, opte por trabalhar com um sistema que garanta estabilidade, porque, se o gateway de pagamento não estiver funcionando corretamente, seus clientes não conseguirão comprar itens de sua loja.

Taxas de uso

Os gateways de pagamento cobram uma taxa por cada transação que processam em sua loja online. Como taxas mais altas podem reduzir seus lucros e prejudicar a saúde financeira de sua empresa, compare cuidadosamente as taxas de transação de vários gateways de pagamento antes de decidir qual deles usar.

Compatibilidade de sistemas

Verifique se o gateway de pagamento escolhido é compatível com a plataforma que você usa para vendas. Alguns gateways podem não suportar todas as plataformas, o que pode dificultar a integração e aumentar os custos.

Facilidade de uso

Escolha um gateway de pagamento intuitivo e fácil de usar para você e seus clientes. Isso pode ajudar a evitar erros de pagamento e aumentar as taxas de conversão.

Quais são os melhores gateways de pagamento do mercado?

No mercado digital, existem tantos tipos de sistemas de pagamento que é importante saber qual opção trará mais benefícios para o seu negócio. Para auxiliar nessa comparação, separamos os principais serviços na atividade de e-commerce. Confira a seguir.

Braspag

A Braspag faz parte do grupo Cielo e é um dos principais gateways de pagamento do mercado. Atualmente, a empresa coopera com 23 diferentes bandeiras de cartão de crédito e 32 bancos ao redor do mundo.

As principais vantagens da plataforma incluem checkout transparente, sistema de notificação antifraude e processos de pagamento automatizados rápidos e eficientes.

CobreDireto

O CobreDireto é o portal de pagamentos online do Grupo UOL. O sistema faz a integração da loja virtual com as instituições financeiras existentes no mercado, permitindo que você receba pagamentos de seus clientes por meio de cartões de crédito e débito, boletos e muito mais.

O valor recebido com as vendas da sua loja é transferido diretamente para a conta bancária da sua loja virtual, sem necessidade de saques ou operações de depósito de pagamentos.

maxiPago!

A maxiPago! é um gateway de pagamentos que se integra com as maiores plataformas do mercado e conta com mais de 10 funcionalidades. Uma delas é o Pay by Link, que é usado para enviar URLs via email e redes sociais, permitindo que o consumidor adquira produtos e serviços.

Essa opção permite aos clientes combinar vários métodos de pagamento durante o processo de compra, apresenta a opção de compras recorrentes com cartão de crédito e oferece a possibilidade de armazenar os dados do cartão para que as compras futuras possam ser feitas com apenas um clique.

Adyen

A Adyen é uma plataforma global que facilita os pagamentos presenciais e virtuais. Ela fornece painéis para desempenho, teste e geração de relatórios, bem como proteção contra fraudes e ferramentas de gerenciamento de risco. É um gateway bastante versátil capaz de atender diversos segmentos de mercado e modelos de negócios.

Essa opção de gateway também fornece um processo de checkout simplificado e orientado à conversão e permite que os clientes salvem com segurança as informações do cartão para a próxima compra.

Vindi

Além de gateway de pagamento, o Vindi é um ecossistema completo para receber pagamentos online e offline. Essa opção é adequada tanto para empresas iniciantes quanto para empresas que já estão em expansão.

O Vindi conta com uma API de pagamento, suporta mais de 30 integrações e oferece várias funções de negócios e soluções antifraude. No entanto, é preciso estar atento, pois pode ser mais caro do que outras opções.

Pagar.me

O Pagar.me é um gateway de pagamento supercompleto com integração automática com diversas plataformas de e-commerce. Sua tecnologia permite pagamento por cartão de crédito, Pix, extrato bancário, transferência de dinheiro entre contas, integração com funcionalidade de carteira Apple Pay e muito mais.

Uma vantagem competitiva desse gateway são as tentativas de pagamento. Isso significa que, caso uma delas não seja aprovada, o sistema recorrerá a outra operadora ou banco para uma nova tentativa. Além disso, há uma função de agência de aquisição múltipla — os comerciantes podem escolher com quais agências de aquisição cooperar e podem negociar livremente para fornecer preços mais competitivos para seus negócios.

Como pudemos ver, um gateway de pagamento pode trazer muitos benefícios para sua loja online. Essa é uma ferramenta de pagamentos completa, prática e inteligente. Com um gateway é possível garantir um alto nível de customização de segurança de dados, gerando índices de conversões acima da média.

Agora que você sabe o que é e como funciona um gateway de pagamento, que tal aprender mais sobre formas de pagamento? Então, faça o download do nosso material e fique por dentro do assunto!