Você já ouviu falar em economia progressiva? O conceito é muito simples: quanto mais se usa ou compra, menos se paga. Trata-se de uma estratégia ainda pouco utilizada por pequenas e médias empresas, mas mostraremos aqui como e por que você deveria aplicar a economia progressiva no seu negócio. Afinal, concedendo esse tipo de desconto, é possível aumentar o ticket médio das suas vendas, dar vazão a produtos estocados há muito tempo e, principalmente, fidelizar clientes.
Como aplicar a economia progressiva na sua PME
Existem algumas formas de oferecer aos seus clientes descontos progressivos. A maneira mais simples de fazer isso é aumentar as ofertas de acordo com o ticket médio ou quantidade de mercadoria a ser adquirida. Em ambos os casos, quanto mais o cliente levar, maior o desconto adquirido. Por exemplo: se comprar 100, o desconto é de 20%; se comprar 200, 25%; e se comprar 300 ou mais, 30% de desconto.
Obviamente, você deve calcular as porcentagens de desconto de acordo com o que faz sentido para as suas vendas. Mesmo com o desconto mais agressivo, que no caso acima é de 30%, é preciso sempre considerar o lucro. Tente partir do princípio de quanto, no mínimo, você deveria ganhar com determinado produto ou serviço. Daí em diante, calcule o valor máximo de desconto e determine alguns descontos intermediários.
Economia progressiva nas Consultas de CNPJ e CPF da Serasa Experian
Quer um exemplo? José vende cartuchos de impressora. Cada cartucho custa R$50,00. Esse é o preço para o consumidor final. No entanto, José adquire os cartuchos por R$30,00 e, para custear toda a sua operação, precisa vende-los por, no mínimo R$ 40,00. Assim, o desconto máximo que José poderia dar aos seus clientes é de 20%. Na economia progressiva, ele poderia pensar numa oferta mais ou menos assim: 2 cartuchos com 10% de desconto; 3 cartuchos com 15% de desconto; e 4 ou mais cartuchos com 20% de desconto.
Com isso, José aumenta o ticket médio das vendas e a vasão dos produtos, fazendo com que os clientes consumam mais, pagando menos.
Por que utilizar a economia progressiva na sua PME
Como dissemos, além de dar vazão aos produtos, gerar mais vendas e aumentar o ticket médio da sua loja, a economia progressiva pode ainda ajudar a fidelizar os clientes. Nesse caso, uma boa estratégia é oferecer descontos de um cartão fidelidade. Por exemplo: na sua décima compra, você ganha 10% de desconto; na vigésima compra, 20% de desconto; e na trigésima compra, 30% de desconto.