A inadimplência é um problema não apenas para o consumidor, mas também para as empresas que acabam tendo algum tipo de prejuízo por conta do não pagamento e riscos para o futuro. Para se ter uma ideia, 40% dos brasileiros estão com algum problema com inadimplência. Por isso, é preciso entender e contar com uma estratégia de cobrança.

Mas do que se trata uma estratégia de cobrança? Como ela pode ajudar o seu negócio? Quais técnicas devem ser utilizadas para garantir que os valores sejam recuperados e, ao mesmo tempo, a relação com o cliente continue saudável? E, ainda mais importante, quais práticas devem ser evitadas durante uma abordagem de cobrança ao consumidor?

Quer uma resposta para todas essas dúvidas? Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o tema!

O que seria a cobrança?

A cobrança nada mais é do que o processo de cobrança de um negócio em relação aos clientes que estão inadimplentes.

A lógica é simples: imagine um cliente que efetuou uma compra no seu negócio e parcelou o pagamento. O problema é que esse pagamento não foi realizado nos meses seguintes. A cobrança, então, é o contato feito pelo negócio junto ao cliente para definir a melhor forma de solucionar a situação sem precisar levá-la para a esfera jurídica.

Como fazer uma boa cobrança?

Nem sempre é fácil estruturar uma boa estratégia de cobrança para o seu negócio. Para ajudar você nesse momento, listamos algumas dicas que serão bastante úteis na hora de evitar que o atraso nos pagamentos se torne um problema maior para o sucesso a longo prazo da sua empresa. Confira!

Tenha rapidez para cobrar

O primeiro aspecto que deve ser considerado ao estruturar a sua estratégia de cobrança é a rapidez para entrar em contato com o cliente. É preciso entender que a negativação deve ser tratada como uma aliada do seu negócio no processo de recuperação de dívidas, lembrando que quanto mais antiga a dívida, menor será o poder de recuperá-la.

Defina critérios e prioridades

Outro ponto muito importante para ter bons resultados nesse tema é construir uma estratégia de cobrança. Agir com rapidez realmente é relevante, mas também é fundamental contar com uma regra de prioridade de cobrança.

Afinal, se o número de inadimplentes na sua empresa for muito alto, como saber qual é mais impactante na operação diária da sua companhia? Uma dica valiosa para isso é dividir a ordem de cobrança da seguinte forma:

  • valor;
  • tempo de atraso;
  • dívidas no mercado;
  • histórico de relacionamento positivo.

Mantenha a base cadastral de clientes atualizada

Ainda dentro desse trabalho, é necessário investir na organização interna da sua empresa. Por isso, sua equipe deve manter os dados cadastrais dos clientes sempre atualizados, além de lembrá-los da data de vencimento das contas.

Com todas essas informações em mãos, será muito mais fácil tomar uma decisão, como avaliar a capacidade dos clientes de realizar o pagamento e até mesmo definir uma régua de cobrança.

Confie em bons parceiros para sua estratégia

Dentro da sua estratégia de cobrança, também pode ser interessante contar com o suporte de parceiros. Afinal, cobrar pode não ser a especialidade do seu negócio. Nesse caso, outra empresa vai oferecer ferramentas que facilitem o seu trabalho.

Atualmente, existem diversas soluções bastante úteis que contribuem para esse processo, como a Cobrança Digital da Serasa. Além de cobrar uma dívida de forma otimizada, esse serviço permite que você realize a cobrança utilizando a força da Serasa, o que torna o processo mais sério, aumenta a probabilidade de recuperação e gera menos atrito entre credor e devedor.

Outro benefício é contar com o suporte de ferramentas que facilitam o desafio dentro de uma estratégia de cobrança. Com isso, haverá ganhos de tempo e eficiência no contato com o cliente.

O que não fazer em sua estratégia de cobrança?

Além das boas práticas que apresentamos, é preciso conferir algumas situações que devem ser evitadas quando se pensa em uma estratégia de cobrança para o seu negócio. Confira, a seguir, o que você não deve fazer ao cobrar um cliente.

Cobrar o cliente publicamente

Um erro muito grave que um empreendedor pode cometer é cobrar um cliente publicamente. Por mais que seja um assunto sério e a inadimplência atrapalhe todo o funcionamento de um negócio, esta é uma situação muito grave. Não apenas do ponto de vista ético, mas também jurídico e legal.

Expor as informações do consumidor pode ser algo prejudicial por acarretar problemas legais ao credor. No fim, a empresa pode até mesmo perder uma ação judicial, o que causará ainda mais impactos financeiros no negócio.

Além disso, outro aspecto importante que se torna mais um motivo para não colocar essa prática em ação é que a reputação da empresa pode ser prejudicada. Assim, os outros consumidores vão perder a confiança em comprar com você.

Deixar a situação chegar à esfera judicial

Uma estratégia de cobrança deve ser construída para que a solução possa ser alcançada antes de se tornar um problema judicial para os envolvidos. A ideia é que tudo possa ser resolvido de maneira prática e fácil. Uma solução amigável ainda vai ajudar a evitar a perda do cliente, de modo que ele possa se sentir confortável para retornar no futuro.

Além da burocracia envolvida, custos, tempo e esforço de levar uma dívida à justiça, utilizar ferramentas que ajudem a recuperar as dívidas com o credor aumenta a probabilidade de receber o valor sem grandes custos ou esforços.

Para um pequeno ou médio negócio, é fundamental utilizar o máximo de dados possíveis para aumentar as chances de que o seu negócio não seja prejudicado no médio e longo prazo. Mas com uma boa estratégia de cobrança, você vai conseguir recuperar os valores em atraso e evitar que a relação com o cliente se torne um problema no futuro, permitindo que o seu negócio siga crescendo.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância em desenvolver uma estratégia de cobrança, o que acha de dar o próximo passo e começar a estruturar um processo mais eficiente dentro do seu negócio? Então, conheça a ferramenta de Cobrança da Serasa!