Já estamos próximos do fim do ano e é fundamental que você comece a preparar as vendas de Natal do seu negócio. Afinal, para ter sucesso nessa época, não basta ter promoções atrativas: é necessário saber como planejar o seu estoque para o Natal. Quando o planejamento e controle de estoque são feitos da maneira correta, a reposição eficiente no próximo reabastecimento será excepcional.

O seu público-alvo está mais disposto a realizar compras neste período, o que facilita a comercialização. Por isso, para se destacar diante da concorrência e fazer com que os consumidores percebam que comprar no seu empreendimento é a melhor alternativa, é necessário chamar a atenção deles, o que vai exigir planejamento.

Por pensar na sua necessidade, a Serasa Experian preparou este post com o objetivo de ensinar você a planejar o seu estoque para o Natal sem erros. Confira as dicas a seguir:

O que é planejamento de estoque?

Planejar e organizar o estoque é o mesmo que fazer o controle de entrada e saída de mercadorias, além de fazer a organização do estoque e dos pedidos de compras com antecedência. Quando realizado da forma correta, garante maior satisfação dos clientes, entregas mais ágeis, diminuição nos gastos e aumento dos lucros.

Ou seja, obter um estoque permite que a empresa continue operando, efetuando vendas e fazendo a entrega de pedidos sem um período de pausa. Portanto, para que isso continue acontecendo, você, pessoa empreendedora, deve ter um planejamento eficiente do que está saindo, a agilidade dessa saída e quando é o momento correto de fazer a reposição de cada produto.

Se a reposição dos itens ocorre em números elevados e com grande antecedência, existe a possibilidade de esses produtos ocuparem o espaço por um tempo muito longo, impossibilitando a aquisição de outras mercadorias. No entanto, se o item está em falta, isso pode atrapalhar toda a operação do negócio. Esse controle é conhecido como planejamento de estoque.

Como planejar o estoque para o Natal?

Como podemos perceber, o planejamento de estoque é fundamental tanto para a saúde financeira do seu negócio quanto para a sua imagem em relação ao público. É com um planejamento de estoque que as lojas virtuais, por exemplo, conseguem garantir aos consumidores que os pedidos solicitados sejam entregues sem imprevistos.

Porém, é muito importante também que ele seja feito de forma eficiente, já que o oposto disso terá o mesmo resultado de uma empresa que não faz o controle de estoque. Sendo assim, confira 5 dicas essenciais para fazer um bom planejamento de estoque.

1. Entenda os custos do seu estoque

O estoque é feito da mercadoria comercializada em uma loja e pode ser de produtos comprados para revenda ou produzidos pelo próprio empreendedor.

Contudo, esses não são os únicos gastos envolvidos na estocagem de itens. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração nesse cálculo para garantir uma organização do estoque eficiente. Entre os quatro principais custos, podemos citar:

  • Custo do pedido: gastos gerados pela compra de itens ou dos insumos necessários indispensáveis para produzi-lo, como taxas, frete, entre outras cobranças;
  • Custos de falta de estoque: gastos gerados para a organização caso ela não consiga adquirir os produtos necessários para possibilitar a venda de determinado item;
  • Custos de manutenção: despesas geradas pela própria empresa, como água, luz, colaboradores, aluguel de espaço para armazenamento do estoque, entre outros;
  • Custo de depreciação: custos relacionados aos produtos que acabam ultrapassando a data de validade ou que são danificados.

2. Gerencie os produtos no seu estoque

Para começar o seu planejamento, também é fundamental fazer uma gestão de estoque com um inventário de todos os produtos que estão nele. Se você já sabe quais são as despesas que permeiam o gerenciamento do estoque, basta documentá-las.

Além disso, anote informações imprescindíveis, como a data de vencimento, custos da mercadoria e a quantidade de cada produto. É importante que essa lista seja atualizada constantemente para saber com precisão quais itens você tem ou não em estoque, aliás, é preciso ter um controle de todas as entradas e saídas.

3. Faça uma previsão de vendas

A previsão de vendas é uma análise realizada sobre a empresa para identificar o tempo médio gasto para um item ser vendido. Depois de verificar essa informação, você conseguirá realizar uma previsão de quantos produtos serão vendidos em um determinado período.

Com esse documento, será possível fazer uma estimativa sobre o estoque, quanto tempo e como cada produto fica armazenado ou quando será preciso fazer um novo pedido.

4. Crie uma boa relação com os fornecedores

Uma etapa essencial do planejamento de estoque é a atuação dos fornecedores. Para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, será necessário contar com um bom serviço feito por eles. Dessa forma, procure estabelecer uma relação saudável, baseada no cumprimento dos compromissos firmados e na cordialidade.

Caso tenha uma data certa para efetuar o pagamento, não atrase. Se não for possível cumprir com o combinado, comunique-os antes. Se existir algum imprevisto com o pedido, antes de qualquer coisa, tente resolver com o diálogo. Essa relação contribuirá para que você tenha uma boa parceria com os fornecedores, o que facilita o planejamento de estoque.

5. Contrate funcionários temporários

Pelo fato de o Natal ser o melhor momento do ano para o comércio, acaba por ser também a época mais tumultuada e corrida. Além das vendas triplicarem, o consumidor precisa ser bem atendido!

Por isso, para garantir grandes vendas e a satisfação do cliente, é fundamental contratar colaboradores temporários e treiná-los. Afinal de contas, apenas atender bem o consumidor não é o suficiente, pois é necessário oferecer a melhor solução para seus problemas e estar à disposição para disponibilizar as melhores opções.

Quando planejar o estoque para o Natal?

Quanto antes você começar a se preparar para as vendas dessa época do ano, melhor será. Afinal de contas, além da sua empresa, outros empreendedores estarão procurando pelos mesmos serviços e produtos para oferecer aos clientes. Nesse caso, quem chegar por último não terá tantas alternativas.

Sendo assim, fazer o planejamento do estoque para o Natal com antecedência vai ajudar o seu negócio a conseguir diversas vantagens, por exemplo:

  • Trabalhar a logística de entrega;
  • Pensar no estoque de maneira inteligente;
  • Garantir os melhores itens junto aos fornecedores;
  • Pensar em todas as práticas necessárias ao período;
  • Possibilitar novas formas de pagamento.

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Por fim, saiba que, com disciplina e um bom planejamento do estoque para o Natal, suas vendas podem ter muito mais sucesso. Seguindo as dicas citadas neste texto, com certeza a sua empresa conseguirá usufruir melhor das vantagens dessa data tão importante para o comércio.

Agora que você já sabe como fazer o planejamento do seu estoque para o Natal aqui no blog da Serasa Experian, aproveite e confira 5 dicas para realizar a gestão de vendas eficiente no seu pequeno negócio. Acesse!