Sua empresa comemora o Dia do Cliente? Esta data é uma ótima oportunidade para fortalecer sua conexão com os consumidores e vender mais produtos. Ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia das Crianças, você não precisa se concentrar em parte do seu público. Basta ser seu cliente para ser lembrado!

O Dia do Cliente é um dia pensado para homenagear os consumidores e impulsionar as vendas do comércio. Nos últimos anos, as comemorações têm ganhado cada vez mais espaço.

Então, se você quer aproveitar as poucas semanas de setembro para conquistar o consumidor e impulsionar as vendas, precisa preparar o seu negócio para esta data. Continue lendo nosso artigo e confira nossas dicas para vender mais no Dia do Cliente e aproveitar ao máximo esse dia!

Quais são as melhores dicas de ações para celebrar o Dia do Cliente?

Como você deve ter percebido, o Dia do Cliente é uma grande oportunidade para as empresas que sabem aproveitá-los. No entanto, isso requer muito cuidado e planejamento.

Divulgar descontos e promoções sem planejamento pode fazer com que a demanda supere a oferta, prejudicando a imagem da sua empresa. Dessa forma, esteja pronto para atender seu público, ou seja, conheça seu estoque.

Abaixo, listamos as melhores dicas para aplicar no seu negócio e ter a certeza que seu Dia do Cliente será um sucesso!

1. Prepare a loja para receber os clientes

O Dia do Cliente exige que a loja esteja especialmente decorada e pronta para receber os clientes. Você pode criar um clima de comemoração em sua loja física com adesivos, banners, balões, totens, iluminação especial e tudo o que a sua criatividade (e orçamento) permitir.

Além disso, vale preparar o café da manhã ou da tarde e lanches especiais. São ações simples e eficazes para atrair o consumidor que entra no local.

Nas lojas online, a versão digital da decoração pode ser um layout comemorativo com banners, pop-ups e outros elementos visuais para comemorar o encontro.

2. Planeje uma boa estratégia de marketing

Para garantir a visibilidade do seu negócio no Dia do Cliente, é fundamental planejar com antecedência as campanhas de marketing que você vai realizar.

Crie uma identidade visual para o seu evento do Dia do Cliente, de preferência com foco no consumidor — afinal, é dia de lembrar dele, não é?

Você pode apostar em diversos canais de comunicação como redes sociais, e-mail marketing e publicidade paga para ampliar a presença da sua marca.

Até porque, não adianta criar promoções imperdíveis, preparar brindes e toda uma recepção especial se você não investir em uma comunicação efetiva para atingir seus clientes.

3. Facilite as formas de pagamento

Para garantir uma experiência de compra impecável para seus clientes, você não pode ignorar o processo de pagamento.

Oferecer opções de parcelamento sem juros é essencial se você vende produtos mais caros. O Pix também é uma forma vantajosa de aplicar descontos mais agressivos, já que suas taxas são mais baratas que outras formas de pagamento.

Além disso, é comum que eventos comemorativos gerem filas, então, caso seja necessário, abra caixas de pagamentos extras para agilizar e diminuir o tempo de espera.

4. Invista em um atendimento especial

Se o objetivo é homenagear o cliente, ele merece receber um atendimento personalizado de acordo com suas necessidades. Em um mercado altamente competitivo, detalhes são importantes.

Não bastam bons produtos, é preciso também um bom atendimento. Nesse sentido, é importante que os colaboradores estejam preparados e bem treinados para ter atenção às necessidades dos consumidores, com paciência e empatia.

Outro ponto é garantir uma resposta rápida em atendimentos online, ouvindo o feedback dos clientes, além de proporcionar a eles um atendimento diferenciado.

Para isso, certifique-se de que todos os canais de atendimento estejam funcionando corretamente com antecedência. Aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e bate-papo ao vivo, são ótimas opções para garantir um suporte rápido e humano.

Vale ressaltar também com a equipe a importância de tratar cada consumidor com empatia e eficiência, encontrando sempre a solução mais adequada para sua dor.

5. Crie ofertas irresistíveis

O Dia do Cliente é um ótimo momento para promover ofertas que possam destacar sua empresa, bem como para rotacionar o estoque.

É importante que as ofertas sejam reais, pois aumentar os preços antes da data comercial e depois oferecer descontos falsos ("metade de tudo") é ruim para a reputação de qualquer empresa.

Lembre-se de que os descontos devem ser divulgados em torno do tema do Dia do Cliente para aumentar o apelo.

6. Dê descontos progressivos

Uma ótima estratégia para limpar o estoque no dia do cliente é oferecer descontos progressivos. Funciona de maneira simples: quanto mais produtos comprarem ou serviços contratarem, seus clientes obtêm descontos progressivamente maiores.

Por exemplo, comprando uma peça ele ganha 5% de desconto, duas peças ganha 10%, três peças ganha 15% e por aí vai. Você pode definir os descontos da maneira que preferir.

Assim, você pode aumentar o preço médio do seu ingresso do dia e vender mais produtos relacionados.

7. Ofereça frete grátis

Se você administra um e-commerce ou está no ramo de entregas, a expressão mágica para o Dia do Cliente é: frete grátis.

Afinal, nada mais atraente para o consumidor na era digital do que ficar em casa e não pagar o frete. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para sua loja virtual oferecer frete grátis em até um dia a partir do consumo de determinada quantidade de produtos, incentivando os clientes a encherem seus carrinhos e aproveitarem seus compromissos.

8. Aposte em brindes

Amostras grátis ainda são um recurso muito eficaz para levar seu produto a novos clientes; portanto, se você usar um produto que permita essa tática, use o Dia do Cliente para distribuir amplamente e convide as pessoas a experimentarem o produto que você está vendendo.

Também vale a pena distribuir brindes personalizados (canetas, chaveiros, garrafas de água porta-óculos e outros) para marcar datas e fazer com que seus clientes se lembrem da sua empresa no dia a dia.

9. Faça sorteios de prêmios

O sorteio de cupons de prêmios é outra opção atrativa para o Dia do Cliente. A partir de determinado valor de compra, você pode distribuir cupons ou códigos e sortear prêmios como produto/serviço grátis da loja, experiências, viagens, veículos e muito mais.

A escolha do prêmio pode variar de acordo com os desejos e preferências do público — o importante é que seja atrativo e irresistível. Para isso, vale fazer parcerias com outras empresas atraindo cada vez mais pessoas.

10. Recompense a fidelidade do cliente

Além dos descontos que todos os clientes esperam, os consumidores mais fiéis também esperam recompensas especiais. Afinal, quando as pessoas são frequentadoras de um lugar, elas já se sentem íntimas com a empresa, e não há nada como dar a elas um presente extra no Dia do Cliente.

Aqui, é hora de aproveitar seu banco de dados e pesquisar quais clientes mais compram do seu negócio. Se possível, envie brindes ou ofereça descontos especiais. Caso você não tenha condições financeiras para isso, vale enviar um e-mail agradecendo a parceria.

Ações simples como essa podem aproximar o público da sua marca e mostrar o quanto sua empresa valoriza tê-lo ao seu lado, mesmo nos momentos difíceis que estamos passando.

11. Aproveite para fazer lançamentos de produtos

Que tal aproveitar o Dia do Cliente para lançar um novo produto? Use a popularidade do planejamento de marketing do dia para promover as novidades da sua loja e até mesmo criar produtos de edição limitada para eventos.

Para conquistar seus clientes mais fiéis, você pode oferecer produtos exclusivos e lançamentos para esse público, dando descontos especiais em suas compras.

Como ter ainda mais clientes recorrentes?

O investimento para adquirir novos clientes é alto, e os clientes existentes são inestimáveis, não importa em que ramo estejam. Portanto, conquistar e reconquistar clientes é muito importante.

Quando os consumidores começam a gostar da marca, eles se tornam compradores fiéis e até divulgam a empresa para outras pessoas. Sendo assim, as empresas devem cativar seus clientes e, como consequência, vender mais produtos e aumentar os lucros.

Para isso, o primeiro passo é investir em ótimos relacionamentos. A seguir listamos algumas dicas para aumentar seu número de clientes recorrentes.

Conheça seus clientes

Saber quem está comprando de você é fundamental, pois é assim que sua empresa pode começar a desenvolver estratégias para conquistar mais clientes. Para isso, guarde todos os dados do consumidor, como nome, aniversário, número de telefone e endereço de e-mail. Também é importante preservar o histórico de compras para fazer recomendações que possam influenciar novas vendas.

Crie programas de fidelidade

Muitas lojas criam programas de fidelidade que fornecem benefícios para compras e interações. Quanto mais clientes repetirem, mais exclusivas serão suas recompensas. Esses programas são ótimos para incentivar compradores iniciantes a voltarem à loja com mais frequência.

Mantenha contato

Para lembrar seus clientes de seus produtos e serviços, envie e-mails ou mensagens regulares. É normal que seus clientes não cheguem a abrir todos, mas vão se lembrar do nome da sua empresa e podem se interessar em algum momento.

Contudo, é importante não ser abusivo. Seja respeitoso porque, caso contrários, os clientes podem se chatear e não comprar seus produtos e serviços novamente.

Surpreenda os clientes

Envie pequenos presentes para fazer os clientes se sentirem especiais. Quando ele fizer compras, dê brindes. Outra opção é dar um pequeno presente no aniversário, pode ser um desconto a mais ou uma amostra grátis. Esses detalhes são como você atrai clientes e os mantém comprando novamente.

Faça promoções especiais

A maioria dos clientes é atraída por atividades promocionais, como é o caso do Dia do Cliente. Os clientes se sentem importantes quando as empresas realizam promoções exclusivas para consumidores mais frequentes. Um truque é oferecer descontos para quem compra com mais frequência, colhendo as vantagens e benefícios de ser um cliente fidelizado.

Mantenha um relacionamento com seus clientes

Além de todos os outros projetos, é fundamental tentar atrair todos os clientes, e a melhor forma de fazer isso é manter um relacionamento forte com eles.

Não atrase a entrega. Se for uma loja online, preste atenção na qualidade do produto. Se houver algum problema, avise a tempo. Esses são os detalhes que mostram a credibilidade da empresa para que os clientes possam ganhar confiança.

Como pudemos ver, por meio de um atendimento personalizado, uma boa estratégia de marketing, promoções especiais e produtos de qualidade pensados ​​para atender às necessidades dos clientes, é possível fazer do Dia do Cliente um sucesso.

É importante ressaltar que, como o próprio nome da data sugere, a prioridade deve ser dada aos clientes. Quando você pensa na experiência do consumidor e planeja tudo em função de quem vai comprar no seu negócio, fica muito mais fácil, além de vender cada vez mais e garantir clientes fiéis que compram e indicam.

Agora que você já conhece mais sobre o Dia do Cliente e nossas dicas para aumentar suas vendas, que tal descobrir as principais datas comemorativas ao longo do ano? Então, confira nosso Calendário de Datas Comemorativas 2023: confira as datas + como aplicar em seu negócio!