Quando o assunto é negociação, sabemos que o frio na barriga está sempre presente, afinal, isso pode ditar o futuro da sua empresa no mercado! Seja você um empreendedor, vendedor ou freelancer, o desejo é sempre o mesmo: fechar o melhor acordo possível, sem abrir mão da segurança e da praticidade.

E é exatamente para isso que estamos aqui! No conteúdo de hoje, vamos compartilhar dicas para que você possa aprender como negociar com confiança, eficiência e, claro, com a tranquilidade que só a parceria com a Serasa Experian pode oferecer.

Além disso, vamos te apresentar o Consulta CNPJ, a ferramenta que vai se tornar sua aliada inseparável nas negociações. E aí, preparado? Então vamos lá!

Qual é a importância de negociar com segurança?

A frase “prevenir é melhor do que remediar” nunca foi tão aplicável como neste momento: entrar em uma negociação sem as devidas precauções pode resultar em dores de cabeça daquelas que ninguém quer ter!

E acredite, isso não é apenas sobre prevenir a chateação de ver um relacionamento comercial promissor ir por água abaixo. Estamos falando de mitigar riscos de fraudes, inadimplência e, até mesmo, a participação em recuperações judiciais, a falência ou negativação.

Verificar o histórico e a saúde financeira do parceiro comercial, por exemplo, ajuda a evitar surpresas desagradáveis, como a falta de pagamento. Por outra perspectiva, contratos e políticas de crédito claros, além de uma comunicação transparente, garantem que ambas as partes estejam alinhadas, evitando mal-entendidos e fortalecendo o relacionamento.

O acesso a informações detalhadas e confiáveis também é um fator que pode ajudar no processo de como negociar e tomar decisões estratégicas, minimizando riscos e maximizando os benefícios.

Além disso, as negociações seguras demonstram responsabilidade e comprometimento, fazendo com que possa ser construída uma imagem de credibilidade no mercado e abrindo portas para futuras parcerias.

Conseguiu entender a importância? E a boa notícia é que com as práticas corretas e um pouco de cautela, você pode transformar essas negociações em processos muito seguros, que geram oportunidades de fortalecer laços comerciais para além da lucratividade x rentabilidade. Quer saber como? Siga com a leitura!

6 dicas sobre como negociar com mais segurança!

Quando o assunto é segurança no aprendizado de como negociar, a preparação e o conhecimento são as suas maiores armas! Por isso, trouxemos 4 dicas fundamentais para você entrar em qualquer relação com a confiança de quem sabe o que está fazendo. Confira!

1. Conheça o histórico do seu parceiro comercial

Para aprender a como negociar, vamos começar com o básico: conhecimento é poder. Antes de entrar em qualquer relacionamento comercial, seja ela de cessão de crédito, de negociação com fornecedores ou com consumidores, é essencial que você saiba exatamente com quem está lidando.

Em outras palavras, isso significa fazer uma análise de mercado sobre a empresa do outro lado da mesa, entender seu histórico e saber se ela é confiável o suficiente para não prejudicar suas operações. Você tem duas possibilidades para conseguir dados concretos e úteis: fazer uma consulta CNPJ e pesquisas online.

O Consulta CNPJ da Serasa Experian, por exemplo, pode ser utilizado para verificar a situação cadastral da empresa, analisar seu histórico financeiro e checar se há processos judiciais em andamento. Assim, você tem uma visão clara e objetiva de quem está na outra ponta da negociação.

Quanto às pesquisas online, vá além do básico. Procure a organização em sites e nas redes sociais, veja comentários de clientes e parceiros e esteja atento a sinais de alerta, como reclamações recorrentes, falta de informações claras ou de um perfil profissional dedicado.

2. Utilize contratos detalhados

Como negociar sem um contrato previamente estabelecido? Bom, isso pode ser como viajar sem saber seu destino: você pode até chegar, mas o risco de se perder no caminho é enorme!

Uma política de crédito ou um contrato simples e bilateral são suficientes, mas não se esqueça de que deve ser claro, detalhado e adaptado às especificidades de cada negociação. Confira abaixo seus principais pontos:

  • Termos e condições: devem ser detalhados os termos e condições de cada obrigação das partes envolvidas, incluindo prazos, entregas, responsabilidades e qualquer outro ponto relevante para o acordo;
  • Critérios de pagamento: você precisará estabelecer datas de pagamento, formas de quitação e as penalidades em caso de inadimplência. Isso evita que o famoso “depois a gente vê isso” se torne um problema ainda maior;
  • Cláusulas de rescisão: comunique e documente como será o rompimento do contrato se uma das partes não cumprir o combinado. É preciso deixar isso bem claro para evitar maiores dores de cabeça.

Lembre-se de que um contrato bem elaborado é a melhor defesa contra mal-entendidos e garante que ambas as partes estejam em sintonia. Além de garantir sua proteção em casos que chegam até o tribunal, ele ainda garante a conformidade regulatória de todas as disposições!

3. Mantenha uma comunicação transparente

Em terceiro lugar sobre como negociar, temos a comunicação como chave para o sucesso. Quando as coisas ficam confusas, os problemas começam a surgir e as desavenças podem se tornar significativas. Então, manter um canal comunicativo claro e aberto durante todo o processo é essencial. Mas como fazer isso?

Comece estabelecendo a técnica de rapport, ou seja, criando um relacionamento harmonioso com a outra parte. Isso ajuda a construir confiança e pode ser feito com uma escuta ativa, em que você realmente ouve o que o outro lado está dizendo e demonstra interesse em suas preocupações.

Sempre que possível, registre as conversas e decisões importantes por escrito. Além de servir como um lembrete, também evita que qualquer detalhe se perca no meio do caminho da negociação.

Outro ponto importante é ser direto, mas respeitoso, ou seja, deixe claras as suas expectativas e necessidades, mas sempre com empatia pelo outro lado. Afinal, um tom amigável e colaborativo pode transformar uma negociação difícil em uma parceria promissora.

4. Esteja preparado para objeções

Uma coisa é certa em qualquer aprendizado sobre como negociar: as objeções vão surgir. O segredo é estar preparado para elas. Quando um cliente ou parceiro comercial levanta uma objeção, é uma oportunidade para você demonstrar sua capacidade de resolver problemas. Se não sabe como fazer isso, temos aqui algumas dicas práticas e úteis:

  • Não interrompa o outro lado. Deixe-o expor todas as suas preocupações antes de responder, pois assim você mostra respeito e adquire uma visão macro do problema;
  • Use a técnica SPIN Selling: faça perguntas que ajudem o cliente a reconhecer o problema e a ver como sua solução é a melhor saída. Pergunte sobre a situação atual, o problema, as implicações dessa complicação e, finalmente, como sua oferta pode resolver tudo isso;
  • Ofereça múltiplas opções equivalentes e simultâneas (MESO ou Multiple Equivalent Simultaneous Offers). Isso dá à outra parte a sensação de controle, permitindo que ela escolha a melhor opção para suas necessidades.

5. Estabeleça e defenda o seu BATNA

Entrar em uma negociação sem um BATNA (Best Alternative To a Negotiated Agreement, ou Melhor Alternativa para um Acordo Negociado) é como jogar com os concorrentes sem um plano B. O BATNA é o seu ponto de equilíbrio, o mínimo que você está disposto a aceitar antes de sair da mesa.

Mas por que o BATNA é importante quando falamos sobre como negociar? Basicamente, ele te dá a confiança necessária para não aceitar qualquer proposta que não atenda aos seus interesses mínimos.

Quanto melhor ele for, melhor poder de negação você tem: se a outra parte souber que você tem boas alternativas, será mais inclinada a fazer concessões.

Além disso, o BATNA te ajuda a definir até onde você pode ceder sem comprometer seus objetivos principais. Então, nunca entre em uma negociação sem saber exatamente qual é o seu BATNA, pois ele é a sua linha de defesa final!

6. Tenha flexibilidade, mas não perca o foco

Apesar de toda cautela, as negociações podem tomar rumos inesperados, e é aí que a sua flexibilidade será colocada à prova. Importante saber que ser flexível não significa fraco, afinal, é possível ceder em certos pontos sem perder de vista o que realmente importa.

Para equilibrar as duas skills, entenda quais são os pontos inegociáveis e quais você pode flexibilizar — isso te dá a capacidade de ceder sem comprometer seus interesses principais.

Se a negociação chegar a um impasse, volte ao início, reveja os pontos principais e esteja disposto a criar novas propostas que possam ser mais atraentes para ambos os lados.

Por fim, mantenha o foco no objetivo final. Lembre-se do porquê você está negociando. Se o objetivo for alcançado, pequenas concessões ao longo do caminho podem valer a pena!

7. Não subestime a importância da última impressão

Finalmente, chegou o momento de fechar o negócio. Mas cuidado! As últimas impressões podem ser tão importantes quanto as primeiras. Então, certifique-se de que tudo está claro, acordado e registrado antes de dar o ok final.

Você pode começar se certificando de que ambas as partes concordam com todos os termos antes de assinar o contrato. Se o outro lado fizer pedidos adicionais no último minuto, avalie calmamente se vale a pena ceder ou se isso compromete o acordo.

Ah, e mesmo que o acordo atual seja encerrado, deixe claro que você está aberto para novas oportunidades de parceria no futuro!

Como negociar com mais praticidade?

Apesar de ser extremamente necessário, aprender sobre como negociar pode ser um processo complexo e demorado. Mas, com as ferramentas certas e algumas boas práticas, você pode tornar tudo mais simples e eficiente.

Afinal, quem não quer ganhar tempo e reduzir o estresse na hora de fechar um negócio, não é mesmo? Por isso, vamos explorar duas maneiras de tornar suas negociações mais práticas, sem perder de vista a segurança e a eficácia. Continue com a gente!

Utilize ferramentas digitais para agilizar negociações

Tempo é dinheiro e nós sabemos disso, principalmente na era digital. A boa notícia é que as ferramentas tecnológicas estão aí para nos ajudar a economizar ambos!

Negociações que, antes poderiam levar dias ou até semanas, podem ser resolvidas em horas, graças a uma boa escolha de soluções que utilizam modelos preditivos, análises com big data e inteligências artificiais. Elas não só agilizam o processo, mas também garantem que tudo seja feito de forma mais segura e organizada.

Sistemas de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, permitem que você tenha todos os dados dos seus clientes e prospects em um só lugar. Isso significa que, quando for negociar, você não precisa perder tempo procurando informações importantes. Está tudo ali, na ponta dos dedos.

Por outro viés, automatizar tarefas rotineiras, como o envio de propostas, lembretes de pagamento e até a assinatura de contratos, economiza tempo e reduz a margem para erros humanos. Ferramentas de contratos digitais, por exemplo, permitem que você envie, assine e armazene documentos de forma rápida e segura, sem a necessidade de papelada.

Além disso, ferramentas de videoconferência, como Zoom ou Microsoft Teams, permitem que você negocie com clientes em qualquer lugar do mundo, sem precisar sair do escritório. Isso torna o processo mais rápido e ainda reduz os custos de deslocamento.

Como resultado, você adquire rapidez, eficiência, transparência, segurança e redução de custos. Então, fica claro que incorporar essas ferramentas no dia a dia das negociações não é só uma questão de modernidade, mas sim de competitividade e adaptação. Você ganha tempo, segurança e se destaca no mercado!

Conte com o Consulta CNPJ para conhecer melhor seus clientes

Já pensou em poder acessar todas as informações essenciais sobre um CNPJ antes de fechar qualquer acordo? Com o Consulta CNPJ da Serasa Experian, isso é possível!

Além de identificar dados negativos dos clientes, fornecedores e parceiros comerciais, você ainda consegue analisar dados do Cadastro Positivo do CNPJ para identificar bons pagadores e reduzir riscos envolvidos em uma negociação ou cessão de crédito. Confira as funcionalidades:

  • Informações societárias;
  • Renda ou faturamento estimado;
  • Histórico de consultas;
  • Dívidas de bancos e empresas;
  • Cheques sem fundo;
  • Protesto em cartórios;
  • Falência e ações judiciais;
  • Serasa Score com dados positivos;
  • Informações cadastrais.

Nossas consultas CNPJ reduzem calotes, identificam bons pagadores, evitam inadimplência e promovem segurança financeira. Além disso, você também tem a opção de receber nossa recomendação para a negociação e limites de parcelas. Legal, não é mesmo?

O melhor de tudo é que você pode solicitar a consulta de um dos nossos especialistas para escolher o tipo de relatório que mais se enquadra ao seu tipo de negócio. É só entrar em contato pelo nosso site ou pelos telefones 3003-2599 (de segunda a sexta das 08h às 18h).

E então, gostou de tudo que aprendeu hoje? Esperamos que sim! Aqui em nosso blog, estamos sempre publicando novos conteúdos que envolvem temas sobre empreendedorismo. Então, fique ligado e não perca as atualizações!