Ninguém deseja ter que lidar com inadimplência, não é mesmo? Mas o problema precisa ser resolvido para evitar perdas financeiras. Diante dessa situação, é comum que alguns empresários tenham dúvida sobre como negativar um cliente. Você também passa por isso?

Muitas companhias utilizam essa estratégia para conseguir o pagamento de dívidas vencidas. Entretanto, é importante utilizá-la de forma adequada para não ter contratempos no futuro.

Quer saber mais? Então, continue a leitura, esclareça as suas dúvidas sobre o assunto e entenda como negativar um cliente!

Clientes inadimplentes? A Serasa Experian recupera as dívidas para você

Como reduzir o risco de inadimplência na empresa?

A inadimplência é um transtorno para empresas de variados portes e segmentos que lidam tanto com clientes pessoas físicas quanto jurídicas. O contexto atual acaba agravando essa situação — a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada em julho de 2020 pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostrou que mais de 67% das famílias analisadas estavam com dívidas.

Já em relação às empresas, o número de CNPJs inadimplentes ultrapassou os 6 milhões em janeiro de 2020. Portanto, antes de concretizar um negócio, é fundamental tomar precauções para aumentar a segurança e evitar perdas financeiras.

Uma das medidas para reduzir os riscos de calote é avaliar o score do cliente. Esse sistema de pontuação indica se a pessoa já teve problema com pagamentos antes e qual a probabilidade de tal fato acontecer novamente. Quanto maior o score, mais segurança para a transação.

Entretanto, nem sempre os empresários avaliam esse índice, e mesmo que a pontuação seja alta, o cliente pode ter algum problema inesperado e não pagar as contas em dia. Como resolver essa situação? Um dos primeiros passos é estipular um processo de cobrança para conseguir o pagamento.

Além de ligações telefônicas ou cartas, hoje em dia, é possível investir em soluções tecnológicas para fazer a cobrança de forma facilitada e oferecer uma negociação ao cliente para que o pagamento seja feito de maneira amigável e com mais rapidez.

Como funciona a negativação de uma dívida?

Caso as estratégias de cobrança não apresentem resultados, você pode optar pela negativação. O processo é bastante simples e pode ser feito de forma online — mostraremos como fazer isso no decorrer do texto!

Ao realizar essa ação, você inclui o CPF ou CNPJ do devedor em um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa. Após a inclusão dos dados, ela envia uma notificação para que a dívida seja paga em até dez dias.

Ter os dados em um cadastro de inadimplentes prejudica o score do consumidor e a obtenção de empréstimos, financiamento etc. Por isso, muitas pessoas optam por pagar a dívida para evitar ficar com o nome sujo. Sendo assim, essa pode ser uma medida eficiente para lidar com as contas em atraso.

Como faço para negativar um cliente na Serasa Experian?

Agora que você já sabe a importância da estratégia, chegou o momento de entender como negativar um cliente. Acompanhe!

Antes de tudo, é necessário ter um bom sistema de vendas — você deve ter certeza de que o produto foi entregue, ou que o serviço foi prestado, e que o boleto está vencido. Tenha sempre contratos, notas fiscais, protocolos de entrega e demais documentos para formalizar o acordo. Essas atitudes são positivas para evitar que a pessoa negativada acione a sua empresa na Justiça por danos morais, por exemplo.

A negativação pode acontecer a partir do primeiro dia de vencimento do boleto. Contudo, muitos empresários optam por aplicar ferramentas de cobrança para fazer a recuperação de dívidas e manter o relacionamento com os clientes. Assim, a negativação costuma ser aplicada somente após 30 dias do vencimento.

O processo para negativar um cliente é bastante prático e pode ser feito de forma online, pelo site da Serasa Experian. Veja os principais passos para isso:

  • faça o cadastro no site da Serasa Experian com os dados da sua empresa;
  • contrate os serviços desejados;
  • avalie o tempo da dívida;
  • tenha os dados do cliente em mãos;
  • acesse a área de recuperação de dívidas;
  • inclua os dados solicitados;
  • aguarde o prazo para que o cliente seja notificado.

Como negativar um CPF e um CNPJ?

O processo para negativar CPF ou CNPJ é bastante parecido. Ao ingressar no sistema de recuperação de dívida da Serasa Experian, você poderá escolher se deseja incluir pendências financeiras de pessoa física ou jurídica. Depois disso, basta preencher as informações solicitadas.

Como informar que está negativando o CPF de um cliente?

Quando a sua companhia negativa um cliente, o órgão de proteção ao crédito envia uma notificação para que ele tenha a oportunidade de liquidar a dívida antes que o nome fique comprometido. Em alguns casos, também é possível enviar um boleto com a carta para o pagamento da dívida.

Contudo, uma das dificuldades para resolver pendências financeiras com pessoas físicas é contatá-las para enviar o comunicado sobre a negativação. Por isso, é fundamental manter o cadastro dos seus clientes atualizados. Além do endereço, inclua RG, CPF, telefone e dados da compra.

Como a Serasa Experian pode ajudar a sua empresa?

A automatização de processos é uma atitude significativa para reduzir erros e aumentar a produtividade das empresas. Nesse sentido, contar com as soluções tecnológicas da Serasa Experian pode facilitar a rotina da equipe financeira e reduzir a inadimplência.

Uma das ferramentas para isso é o Pefin/Refin. Com esse recurso, você consegue agilizar a recuperação de dívidas, pois pode encontrar e contatar os clientes inadimplentes com mais facilidade. Além disso, é possível enviar uma proposta para pagamento da dívida com a notificação sobre a negativação.

A estimativa é de que a ferramenta melhore em 50% o percentual de recuperação de crédito das empresas. Mais uma vantagem é que, com a plataforma da Serasa Experian, fica mais simples fazer a negativação do cliente e também excluir os dados dele após o pagamento dos débitos.

Outra solução, que pode ser interessante para PMEs, é a recuperação de dívidas. O serviço pode ser contratado por assinatura ou em planos pré-pagos, e permite realizar cobrança digital (por e-mail ou SMS) e negativação.

Essas são as principais dicas sobre como negativar um cliente. O processo é simples e agrega bons resultados, porém, deve ser feito com atenção. Além disso, é fundamental retirar os dados do cadastro de negativados assim que o pagamento for realizado.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Precisa negativar os seus clientes? Então, conheça as soluções da Serasa Experian!