Qual empresário de pequenas e médias empresas não deseja conquistar novos clientes? Afinal, eles são essenciais para acelerar a recuperação do investimento aplicado em toda a infraestrutura necessária para inaugurar o negócio. Em seguida, a manutenção e a ampliação da base de clientes se torna fundamental para estabilizar o índice de lucratividade e, no momento oportuno, expandir a organização.

Uma loja pode ter um ótimo projeto arquitetônico, o mais variado mix de produtos e os mais dedicados os funcionários. Tudo isso será em vão se, entre outras coisas, ela não colocar em prática uma boa estratégia de prospecção de clientes.

Mas quais seriam os demais aspectos a serem observados? É justamente sobre eles que falaremos a partir de agora. Acompanhe e aprenda como conseguir mais clientes em potencial para seu negócio!

Como encontrar mais clientes?

Além de ter em mãos um bom mailing para filtrar as pessoas que se encaixam no público-alvo do negócio, é preciso se dedicar à criação do perfil de cliente ideal. Sim, você não apenas deve desenvolvê-las, como também precisa rever e atualizar as características delas gradualmente. Embora pareça um mero detalhe, esse cuidado faz toda a diferença na hora de detectar possíveis e eventuais alterações de comportamento do seu público.

Para facilitar o processo, experimente realizar pesquisas de satisfação, em busca de comentários construtivos e sugestões. Vale a pena valorizar tanto a opinião de quem já é cliente há um bom tempo quanto as primeiras impressões de quem conheceu a empresa recentemente. Depois de reunir algumas informações relevantes, cruzá-las e analisá-las minuciosamente, você encontrará respostas bem interessantes.

Como encantar um cliente?

Já pensou em ter clientes recomendando os produtos ou serviços da sua empresa de maneira completamente espontânea? Isso é algo alcançável, desde que o processo de conquista das personas seja bem-sucedido. Antes de tudo, é necessário compreender o tamanho do desafio que se tem pela frente.

Afinal, não basta realizar uma simples venda, e sim, utilizar estratégias interessantes para que os clientes retornem à empresa com certa frequência e, é claro, comprem com determinada regularidade. Soma-se a isso a relevância de ampliar o ticket médio. A fim de alcançar essas verdadeiras vitórias, você precisa concentrar esforços nos pontos destacados a seguir.

Aprimore a qualidade dos produtos ou serviços

Existem organizações que se preocupam muito em lançar novidades e menos em melhorar aquilo que já produzem. Sim, inovar é cada vez mais indispensável no mundo de hoje. No entanto, ter em mente que a inovação está profundamente ligada ao ato de fazer algo que já existe de maneira diferente costuma propiciar ótimas recompensas.

Dito isso, é recomendável olhar com carinho para os grandes lançamentos da marca, aqueles que exibem ótimos números nos relatórios de vendas. Os melhores produtos ou serviços do mercado têm lugar assegurado na vida dos clientes exigentes, que dificilmente trocarão o certo pelo incerto.

Colete bons dados e faça uso deles

A segmentação, comentada anteriormente, está intimamente relacionada à coleta de uma série de conjunto de dados, que vão desde a idade até o estilo de vida mantidos pelos clientes. Outros dados que podem se transformar em informações de valor são aqueles vinculados ao site, blog ou aplicativo da empresa.

Com todo esse volume de detalhes em mãos, você descobre por que algumas pessoas se identificam tanto com a marca do negócio. Por mais que haja uma idealização por trás do desenvolvimento do que é oferecido ao público, o bom uso dos dados sempre traz novidades que passaram despercebidas. Ao desvendar o que encanta determinado grupo de clientes, fica mais fácil encontrar um caminho a ser seguido para ampliá-lo.

Qual é a importância de conhecer o seu público?

Conhecer as preferências e as razões pelas quais algumas pessoas escolheram seu estabelecimento em detrimento da concorrência é outro fator preponderante para conseguir mais clientes. Isso pode ser efetuado tanto de forma direta quanto indireta. No primeiro caso, uma boa conversa com os clientes mais assíduos ajuda. No segundo, a utilização de pesquisas de satisfação é um bom exemplo.

Fato é que conhecer a fundo o público que alimenta seu negócio é crucial para nortear seus próximos passos. Entre outras vantagens, o estudo do cliente qualifica decisões importantes, como a definição de linhas de produtos que merecem mais atenção.

Resoluções como essa geram um impacto considerável nas pretensões de crescimento econômico do faturamento de qualquer organização. Nunca é demais lembrar que cada escolha carrega consigo a exclusão de outras possibilidades. Saber quem são as pessoas mais importantes da empresa diminui o risco de se tomar decisões ruins, muitas das quais tendem a comprometer a saúde do seu negócio.

Por que conhecer a jornada do seu cliente?

Sem dúvida, há mais de uma razão que explica o fracasso precoce e repentino de diversas empresas. Uma das principais deriva do total desconhecimento da valorização da jornada do cliente. As organizações que respiram sucesso a cada ano são aquelas que se preocupam em criar o caminho que levará cada cliente à compra.

Ocorre que a conversão em venda é apenas uma parte de toda a jornada. Antes disso, o processo perpassa as fases de geração de interesse, apresentação de possíveis problemas e suas eventuais soluções.

Há, ainda, o pós-venda, imprescindível para mensurar o real sucesso da jornada e quais as probabilidades de um consumidor se transformar em um cliente. Tomar ciência de todos esses fatores é determinante para buscar vendas consistentes, em vez de meramente fortuitas.

Como fazer estratégias segmentadas?

Outra medida que produz bons resultados consiste na segmentação de clientes. Por meio da divisão deles em grupos com interesses em comum, é possível criar e direcionar campanhas de marketing específicas a cada um deles. Isso faz com que sua empresa economize tempo e recursos, além de melhorar bastante a taxa de conversão em vendas.

O mesmo pode ser dito com relação ao aumento do nível de satisfação dos clientes. Consequentemente, você consegue fidelizá-los com maior facilidade e eficácia. A partir daí, aquele alto engajamento das pessoas certas com a marca passa a ser algo mais próximo da realidade.

Um exemplo prático do uso da segmentação de clientes são as campanhas de Black Friday. Os resultados oriundos desse período promocional ficam mais robustos a partir do momento em que as empresas encaminham as ofertas adequadas às necessidades dos consumidores.

Aprender como conseguir mais clientes pode ser uma tarefa simples e efetiva, desde que você tenha as ferramentas ideais à disposição. Com elas, os processos ficam mais fluidos, o que se reflete na qualidade do trabalho concretizado pela equipe de vendas do negócio.