A cidadania financeira é a habilidade e a capacidade de cuidar do próprio dinheiro, com a função de orientar e proteger os cidadãos contra golpes, fraudes e gastos excessivos. Os brasileiros não possuem um bom relacionamento com o dinheiro, já que, segundo dados do Boletim Econômico de Junho/25 da Serasa Experian, o número de consumidores negativados atingiu 76,6 milhões em abril!

Outra função da cidadania financeira é incluir as pessoas e permitir que todos tenham acesso pleno e constante aos principais serviços financeiros, como empréstimos, contas em banco e cartão de crédito. Ao mesmo tempo, são fornecidas informações essenciais sobre a importância de cuidar das finanças e como economizar para sair das dívidas.

Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura!

O que é cidadania financeira?

A cidadania financeira é um conceito relacionado à capacidade responsável de uma pessoa gerenciar os próprios recursos financeiros conscientemente. Ela proporciona maior autonomia, segurança e contribui também com a inclusão, o que auxilia tanto as pessoas quanto as empresas a tomarem decisões mais precisas relacionadas ao dinheiro. Quando relacionado às PMEs, se assemelha a desenvolver um elaborado planejamento empresarial.

O conceito de cidadania financeira se baseia nas 4 seguintes características: inclusão financeira, educação financeira, proteção do consumidor de serviços financeiros e participação no diálogo sobre esse sistema. Confira:

1. Inclusão financeira

A inclusão financeira é a garantia de que todas as pessoas vão poder acessar os principais serviços básicos, como crédito, diversos métodos de pagamento e abertura de contas no banco. Assim, conseguem gerenciar uma conta-corrente ou poupança, receber dinheiro e acompanhar os gastos frequentes por meio do histórico de compras.

2. Educação financeira

Educação financeira é indispensável para auxiliar as pessoas físicas e jurídicas a entenderem melhor os gastos e realizarem um planejamento eficiente. Isso contribui diretamente para a realização de investimentos, pagamentos de dívidas e controle de endividamento excessivo que ocorre quando o dinheiro é usado sem a devida consciência e conhecimento.

Aqui na Serasa Experian, entendemos a problemática e, pensando em dar aquele up na educação financeira do seu negócio, separamos neste vídeo da série Bora Empreender, nossa série de conteúdos gratuitos para impulsionar o seu negócio, alguns conceitos que todo empreendedor precisa saber para não cair em furadas. Confira!

3. Proteção do consumidor de serviços financeiros

É importante compreender que a cidadania financeira está relacionada com a proteção aos direitos do consumidor, o que inclui total transparência nos contratos de bancos e nas solicitações de créditos.

Isso também envolve a regulação frequente de juros, bem como a implementação de canais de denúncias para os clientes informarem ao Banco Central sobre práticas totalmente abusivas feitas pelas instituições financeiras.

4. Participação no diálogo sobre o sistema financeiro

Todos os cidadãos possuem voz ativa em relação às políticas financeiras e devem participar das consultas públicas, além de debates relacionados às regulamentações ou iniciativas relacionadas ao dinheiro. Essas são maneiras de deixar o sistema financeiro muito mais justo e igualitário para todos, o que previne injustiças, assim como cobranças elevadas.

Quem são os agentes de promoção da cidadania financeira no Brasil?

Os agentes envolvem o Banco Central (BC), Febraban, Procon e instituições financeiras, bem como entidades de educação financeira e o Conselho Monetário Nacional. Em relação ao BC, ele explica que o cidadão tem direito de acessar serviços financeiros correspondentes às suas necessidades, além de poder desenvolver a capacidade de gerenciar o próprio dinheiro.

A cidadania financeira deve ser realizada com abordagens diferentes para cada tipo de público e dá destaque ao público infantojuvenil em relação ao ensino sobre finanças desde cedo. Em relação aos jovens, adultos e idosos, as abordagens do BCB são feitas por meio de orientações relacionadas aos tipos de gastos, como usar cartão de crédito e maneiras de quitar um débito sem entrar no prejuízo.

Aproveite e guarde para ler depois: Renegociação de dívidas: como colocar sua empresa em dia?

Para o que serve a cidadania financeira?

Ela possibilita construir uma relação mais forte entre as pessoas e o dinheiro a fim de assegurar acesso pleno, seguro e mais justo em todos os serviços financeiros. Isso auxilia a manter o mercado muito mais transparente, eficiente, organizado e equilibrado, o que faz da cidadania financeira algo indispensável atualmente.

É também devido à cidadania que as pessoas podem ter acesso livre aos serviços financeiros, desde os mais básicos até os mais complexos.

Quais os planos do Banco Central para acelerar a cidadania financeira?

Há iniciativas como o Open Banking, as modificações no crédito e a maior proteção ao consumidor. A cidadania financeira é acelerada por meio de outros aspectos igualmente importantes e muito utilizados regularmente no Brasil, tanto pela praticidade quanto pela segurança proporcionada. Entenda:

  • Implementação do Pix em 2020;
  • Praticidade de pagamento por Pix, como por aproximação em maquininhas e totens;
  • Pagamentos nos cartões de débito e crédito via contactless;
  • Fornecimento de informações claras e simples aos cidadãos.

Clientes que costumam solicitar empréstimos, por exemplo, precisam entender quais são os prazos de pagamentos, obrigações nas cláusulas, taxas de juros e multas em casos de atrasos quanto aos débitos.

Se essas informações não estiverem compreensíveis o suficiente, os consumidores podem reclamar diretamente com o Procon, pois é direito deles ter acesso simples e de fácil entendimento a qualquer dado.

Principais avanços da cidadania financeira no Brasil

Nos últimos anos, o Pix foi uma das maiores inovações de cidadania financeira, pois permite que as pessoas enviem qualquer valor para diferentes bancos, sem a necessidade de transferir via TED e DOC.

A digitalização das instituições financeiras é mais um aspecto que transformou positivamente a rotina dos brasileiros, pois conseguem acessar os aplicativos em poucos cliques pelo celular e de maneira mais segura.

O Open Banking é um importante sistema que possibilita o compartilhamento dos dados financeiros entre diversos bancos de forma simples. A inclusão financeira passou por uma grande expansão, além de novos mecanismos serem desenvolvidos para proteger os consumidores, como o combate a fraudes e golpes, que é feito por meio do controle do quanto pode ser enviado por Pix a uma pessoa em determinados horários.

A cidadania financeira é indispensável para as pessoas terem controle do quanto gastam mensalmente e entenderem a melhor maneira de poupar o dinheiro. Esperamos que o conteúdo de hoje o ajude nos próximos passos da sua jornada. Sempre que precisar, conte com a gente para aprender mais!