O certificado digital para escritórios de contabilidade é uma ferramenta fundamental para esses estabelecimentos. É impensável ter uma empresa desse tipo sem contar com esse elemento. Ele é o responsável por assinatura de documentos, transmissão de certidões e declarações, bem como acesso a portais restritos do Governo.
O que muitos empresários do setor contábil não sabem é que esse documento digital pode proporcionar outros benefícios muito interessantes. Foi pensando nisso que nós resolvemos elaborar este conteúdo para tratar do assunto.
Nele, mostraremos um pouco mais sobre o uso dessa ferramenta no dia a dia, seus benefícios, funcionamento e como escolher o melhor. Continue lendo!
O que é e qual a importância do certificado digital para escritórios de contabilidade?
O certificado digital é um documento eletrônico que carrega dados da pessoa física ou jurídica. Assim, ele utiliza essas informações para servir como uma identidade virtual, conferindo validade jurídica e outros aspectos de segurança em transações digitais.
Os contadores podem escolher entre os modelos A1, instalados no computador e têm validade de 12 meses; e A3, que têm um prazo maior e depende da existência de um periférico externo. Ou seja, um cartão e leitora ou token.
O que é o certificado digital Serasa Experian?
A Serasa Experian é uma empresa líder em soluções tecnológicas para empresas e pessoas físicas que já tem mais de 50 anos no mercado. Inclusive, é a pioneira nesse ramo de certificação digital. Foi criada com o compromisso de oferecer o melhor serviço e custo, bem como uma experiência excelente para o cliente.
A Autoridade Certificadora é uma instituição habilitada para emitir os certificados digitais, promovendo a validade jurídica necessária desse tipo de documento.
Como funciona?
O funcionamento do certificado digital Serasa Experian ocorre de forma semelhante ao que acontece nas outras instituições. Basicamente, o titular deve acessar a página contendo as opções e seguir os passos para a emissão. Atualmente, a maior parte desse processo é feita por meio da internet.
Quais são os diferenciais?
Apesar de o funcionamento ser semelhante ao das demais Autoridades Certificadoras, a Serasa Experian possui alguns diferenciais que a colocam em outro patamar em termos de comodidade e praticidade.
Por exemplo, nós centralizamos nossos trabalhos em tecnologia e inovação. Temos um DataLab que transforma desafios complexos em soluções inovadoras para os usuários desse documento digital.
Além disso, nossos sistemas de segurança da informação protegem seus dados. Desse modo, você não precisa se preocupar com o uso indevido desses elementos. Aliás, a Serasa Experian já recebeu diversos prêmios que demonstram sua expertise no fornecimento desse tipo de ferramenta.
Um deles é o prêmio Infor Channel, que é direcionado a reconhecer fornecedores de produtos, soluções e serviços que atendam o mercado com eficiência. A Serasa Experian recebeu a premiação por estar em uma das categorias abrangidas pelo prêmio que é a certificação digital.
E também estamos entre as 10 empresas mais conceituadas como exemplos de diversidade e inclusão. Dessa forma, ao adquirir um certificado digital da Serasa Experian você contribui para um futuro mais justo.
Quais são os benefícios?
Agora, mostraremos os principais benefícios que o certificado digital pode proporcionar aos usuários do setor de contabilidade. Veja quais são!
- Segurança
O certificado digital possui uma série de sistemas que blindam as informações transacionadas na internet, o que evita vazamentos e desvios que possam colocar em risco os seus dados.
O certificado digital é um recurso extremamente seguro. Para que você usufrua o máximo dessa segurança é fundamental que a sua senha não seja compartilhada com ninguém. Afinal, se alguém roubá-la, o documento poderá ser acessado por essa pessoa, que terá poder de realizar procedimentos em seu nome.
Essa chave privada deve ser encarada como a chave de um cofre. Se você for a única pessoa a ter a posse dela, seu tesouro estará devidamente seguro. Entretanto, caso seja compartilhada, a segurança do seu cofre estará prejudicada.
Não é raro que os contadores compartilhem o seu certificado digital com os demais colaboradores do escritório. O ideal é que isso não seja feito. Assim, eles podem preparar as declarações e demonstrativos e enviar para a sua conferência e, posteriormente, assinatura ou transmissão.
- Validade jurídica
Outro benefício é a validade jurídica dos procedimentos executados por meio do certificado digital — especialmente, quando tratamos de assinatura de documentos. Atualmente, contratos, notas fiscais e outros tipos de procedimentos podem ser assinados com o uso dessa ferramenta.
Como ela passa por um processo complexo de validação e conta com a autorização de uma Autoridade Certificadora, as assinaturas se tornam completamente validas e juridicamente aceitas.
- Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente é algo que vem aumentando muito nos últimos tempos, e empresas e profissionais cada vez mais têm demonstrado engajamento na causa.
Utilizando um certificado digital, é possível evitar a impressão de documentos em papel, o que, a princípio, pode não parecer muito, mas contribui consideravelmente para a redução da poluição ambiental a longo prazo.
- Redução de custos
Com a diminuição da impressão, você também terá uma redução nos custos da sua empresa contábil. Geralmente, escritórios de contabilidade trabalham com um grande volume de papéis. Afinal, alguns imprimem relatórios para fazer análises, apresentações com seus clientes e até mesmo para assinar.
Contudo, ao passar a utilizar o certificado digital esses documentos não precisam ser impressos. Você pode enviá-los por e-mail ou por outro tipo de transmissão de documentos.
- Acessibilidade móvel
Por fim, atualmente já existem certificados digitais que podem ser acessados por meio de dispositivos móveis. Desse modo, é possível assinar documentos utilizando o seu celular, ou ainda, acessar páginas restritas que demandam login do usuário. Assim, o dia a dia do empresário contábil torna-se cada vez mais prático.
Por que ele é a melhor opção?
Mas, afinal, porque escolher o certificado digital Serasa Experian? Além dos benefícios que mencionamos, ao contar com nossas soluções você também tem a praticidade de realizar todo procedimento por meio da internet. Sem precisar sair do escritório.
Na correria do dia a dia, o contador precisa de soluções rápidas e simples, que lhe permitam acessar as funcionalidades sem muita dificuldade. Para isso, nossos especialistas fornecem todo suporte necessário para que você possa utilizar a plataforma online de emissão e renovação do seu certificado digital.
Por fim, podemos concluir que o certificado digital para escritórios de contabilidade tem uma importância ímpar para o profissional do setor. Contudo, é imprescindível contar com uma Autoridade Certificadora de confiança e que já atue há bastante tempo no mercado.
Portanto, entre em contato conosco e veja como emitir o seu certificado digital!