O Certificado Digital para OAB é essencial, pois com ele é possível que os profissionais realizem petições, assinem documentos de forma eletrônica e acessem processos online de forma segura e rápida. Isso porque a solução apresenta validade jurídica e funciona como identidade tanto para pessoas jurídicas quanto físicas.

Sendo assim, o usuário não precisa realizar deslocamento para realizar diversas questões burocráticas, muitas situações podem ser solucionadas onde estiver. Para evitar contratempos e usufruir dos benefícios da ferramenta, é fundamental ficar atento ao prazo de validade para realizar a renovação.

Continue a leitura e todas as informações a respeito do tema!

Quando o certificado digital para OAB passou a ser exigido? 

É primordial que um profissional da área jurídica conte com um Certificado Digital para realizar suas obrigações, especialmente os advogados. Já que, atualmente, diversos dos procedimentos judiciais são iniciados e acompanhados no ambiente digital.

Em alguns casos é obrigatório a utilização do Certificado, como a assinatura de petições. Sem a ferramenta o profissional não é capaz de certificar sua identidade e de garantir a integridade dos dados e das informações.

Por que essa certificação digital é importante para a segurança?

Uma das maiores vantagens de um Certificado Digital é a segurança proporcionada por ele, com o e-jurídico isso não seria diferente. A ferramenta conta uma tecnologia de criptografia, o que garante transações mais seguras e sigilosas, além de assegurar a privacidade, a confidencialidade e inviolabilidade de mensagens e dos dados transmitidos de maneira virtual.

O maior benefício proporcionado para os advogados é a validade jurídica, os documentos assinados com auxílio do Certificado não precisam ser autenticados. Ainda é preciso ressaltar que a ferramenta impossibilita que indivíduos não autorizados realizem qualquer modificação nos arquivos do escritório.

Quais os modelos de certificado digital para advogados que existem?

O e-Jurídico da Serasa Experian, por exemplo, é um importante Certificado Digital para os advogados. A solução consiste em uma identidade para os profissionais que apresentam registro na OAB. Com isso, é permitido que ele consiga assinar documentos em qualquer lugar de maneira segura e rápida.

Com o e-jurídico o profissional consegue acessar de forma remota os seus documentos, podendo realizar assinaturas com validade jurídica e sem a utilização de papel. Além disso, é permitido que o advogado acesse contratos do seu escritório, de comunique diretamente com a Receita Federal e realize o envio de demonstrativos.

Ainda é preciso ressaltar que os modelos disponíveis para este Certificado são do tipo A3, ou seja, que são armazenadas em um cartão ou token. Ele só pode ser acessado em uma máquina e é preciso inserir uma senha.

O que acontece se a pessoa que advoga não tiver o Certificado Digital?

Um advogado que não conta com um Certificado Digital não consegue usufruir de todos os benefícios proporcionados pela ferramenta, não deixa suas obrigações mais otimizadas, não se destaca da concorrência e não conquista clientes.

Com o avanço das ferramentas tecnológicas, diversas audiências já estão podendo ser realizadas à distância. Porém, é preciso ter o Certificado. Afinal, sem ele não é permitido logar em áreas restritas do poder judiciário.

Saiba que o e-jurídico ajuda a melhorar o relacionamento do profissional com a Receita Federal, com ele você pode emitir guias, acompanhar o pagamento dos impostos, acessar dados de sua empresa e entre outras atividades.

Qual o prazo de validade do Certificado Digital para OAB?

O Certificado Digital para OAB tem prazo de validade de 36 meses, após a data de vencimento é fundamental buscar pela Autoridade Certificadora para fazer sua renovação e continuar usando.

O recomendado é fazer a renovação pelo menos 30 dias antes de sua expiração, pois se isso acontecer ele perde sua função e não pode ser mais aplicado. Saiba que você pode renová-lo de forma rápida, prática e sem sair de casa.

Sendo assim, basta salvar os seus documentos pessoais em PDF, acessar a página da AC para fazer a solicitação e inserir os documentos, em seguida será feito uma análise remota ou por meio de uma videoconferência e, sem seguida, o certificado poderá ser emitido e utilizado.

Quais as vantagens do e-jurídico?

Como já foi mencionado, o Certificado Digital para OAB funciona como uma identidade para o advogado. Com a certificação diversos processos podem ser resolvidos e analisados rapidamente.

Um escritório com muita demanda de clientes precisa ganhar tempo e otimizar as tarefas, logo a solução consiste em uma grande aliada. As obrigações serão resolvidas com praticidade dentro do tempo previsto.

Os processos judiciais geram diversos gastos para o profissional, uma vez que é necessário que todos os documentos estejam devidamente autenticados. Entretanto, o e-jurídico foi criado para facilitar essa obrigação e para reduzir os custos. Uma vez que gera mais economia de recursos financeiros de tempo.

Onde solicitar o Certificado Digital para OAB? 

Para obter o Certificado Digital para OAB é necessário buscar por uma Autoridade Certificadora confiável e competente, como a Serasa Experian. No site da AC, você seleciona o tipo de Certificado ideal para advogados. Em seguida, é necessário enviar a documentação exigida.

Após essa etapa, os outros procedimentos são de responsabilidade da empresa. Após a validação dos seus dados, a Serasa entrará em contato para agendar a reunião e, assim, fazer a validação da ferramenta.

Depois de fazer esse procedimento, é necessário aguardar entre 24 e 74 horas para utilizar o Certificado. O dispositivo deve ser instalado na máquina que você utilizará. Quando a instalação for finalizada, o próprio sistema buscará pelo certificado.

Desse modo, basta inserir a senha que a operação será efetuada com precisão. Mesmo que os Certificados apresentam uma estrutura complexa, sua aplicação é simples e o cliente final não tem dificuldade em utilizá-los no dia a dia.

Portanto, o Certificado Digital para OAB é uma importante ferramenta para o profissional que deseja se destacar no mercado e potencializar os seus resultados. A Serasa Experian oferece todo o suporte necessário ao usuário e envia email de notificação relacionado à data de vencimento do documento. Isso garante que você consiga utilizar a solução sem contratempos.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer o Certificado Digital ideal para a sua empresa!