Dois dados importantes acendem um alerta necessário para os gestores de empresas: o ano de 2022 terminou com quase 3,9 milhões de tentativas de fraude de identidade (que, muitas vezes, são utilizadas justamente para compras em negócios) e superou a marca de 70 milhões de pessoas físicas inadimplentes.

Portanto, saber como contornar isso é fundamental para evitar prejuízos que podem comprometer o funcionamento do seu negócio. Uma das melhores soluções é contar com o Alerta de Identidade PF. Saiba mais sobre ele a seguir!

O que é o Alerta de Identidade PF?

O Alerta de Identidade é uma ferramenta de consulta na base de dados do Serasa Experian (uma das mais robustas do país) que analisa se um cadastro é genuíno ou, então, se é preciso solicitar mais documentos para comprovar a identidade do solicitante e evitar fraudes.

Isso porque, muitas vezes, golpistas se aproveitam de informações vazadas ou, então, obtidas após uma ação criminosa (como um assalto), para ter vantagens indevidas ou realizar fraudes.

Como o Alerta de Identidade PF funciona?

O Alerta de Identidade considera um banco de informações para realizar o cálculo do score e a, partir disso, identificar se as informações solicitadas são legítimas ou não, ou se há risco de fraude na transação comercial.

Ele utiliza, portanto, o cálculo dos dados que estão cadastrados no Serasa Experian e indica se aquela é uma transação que pareça idônea ou se é preciso solicitar informações extras. Nesse caso, as indicações podem ser para enviar:

  • documento pessoal com foto;
  • comprovante de endereço e telefone;
  • referências pessoais.

Qual a importância do Alerta de Identidade?

O Alerta de Identidade sobre Pessoa Física é um serviço importante para tornar suas transações comerciais mais seguras e evitar fraudes que possam comprometer o seu negócio. Isso porque muitos criminosos podem utilizar dados de terceiros para tentar obter vantagens com seu negócio.

A partir do serviço de Alerta de Identidade é possível verificar se há algum tipo de inconsistência nos dados da Pessoa Física e identificar a necessidade de solicitar documentos extras.

Por exemplo, uma pessoa faz uma solicitação de crédito em sua empresa e você solicita a documentação, mas há uma suspeita de idoneidade em relação ao que foi apresentado.

Você receberá o alerta, neste caso, de que é recomendado verificar documentos adicionais de identificação. Isso pode ajudar para que sua empresa não passe por uma venda alta que terá grandes riscos de inadimplência.

Por exemplo, uma pessoa faz uma compra atípica para seu padrão no cartão de crédito, mas, na verdade, é um criminoso com dados obtidos por meio de fraude. Se sua empresa autorizar, o verdadeiro detentor dos dados pode solicitar o cancelamento da compra, por não ser uma compra legítima.

Dependendo do tempo em que essa solicitação ocorra, seu negócio já poderá ter encaminhado o item. Ou seja, o prejuízo já estará garantido.

O Alerta de Identidade PF é uma ferramenta fundamental para suas estratégias de identificação de fraude e minimização de inadimplência. Como o Serasa Experian conta com uma forte base de dados, a precisão na avaliação é altíssima e minimiza as chances de que sua empresa seja exposta a riscos de forma desnecessária.

Reduzir problemas com inadimplência é fundamental para as empresas. Uma das formas de evitar isso é com as consultas de CNPJ e CPF. Saiba mais sobre o assunto e veja a importância disso para o seu negócio.