Muitas vezes, abrir uma franquia é a solução encontrada por quem quer empreender, mas tem medo de fracassar devido à inexperiência. De fato, o conhecimento da franqueadora é um dos grandes diferenciais a favor dessa modalidade de negócio. Mas será que é apenas esse ponto que deve ser levado em consideração na hora de optar pelo investimento?

Neste post, além de explicar as principais vantagens de abrir uma franquia, vamos destacar os pontos a que você deve ficar atento para fazer um bom negócio. Preparado? Então boa leitura!

Conheça as vantagens de abrir uma franquia

Marca fortalecida no mercado

Criar uma imagem institucional e posicionar uma empresa no mercado exige bastante tempo e um considerável investimento em marketing e propaganda. Isso sem falar que um novo negócio pode gerar desconfiança e demorar certo tempo até fidelizar a clientela.

Ao abrir uma franquia, o empreendedor aproveita a credibilidade e o reconhecimento de uma grande marca junto ao público. E é claro que esse fator é uma grande vantagem para conquistar os consumidores.

Funciona mais ou menos como um selo de qualidade: como a franqueadora já está presente na mente das pessoas, a rejeição ao produto é menor e isso se torna uma vantagem competitiva para o negócio.

Plano de negócios pronto

Muitas empresas não conseguem se manter no mercado pela simples falta de planejamento estratégico. Pois as chances desse problema acontecer são muito menores para o empreendedor que opta por abrir uma franquia.

Isso porque a experiência da franqueadora é compartilhada com o parceiro comercial para a implementação da nova unidade. Esse plano de negócios contribui para basear a tomada de decisões.

Assim, o empreendedor tem acesso a informações sobre previsão de despesas para abrir e manter o negócio funcionando, sobre o melhor local para a instalação do ponto de vendas, sobre o número necessário de funcionários, entre outras questões importantes para o sucesso da empresa.

Conhecimento do franqueador

Além do conhecimento fornecido por meio do plano de negócios, muitos franqueadores também oferecem ao franqueado treinamentos e acompanhamento de especialistas para resolver as dúvidas que surgem ao longo da operação.

O empreendedor tem acesso aos processos padronizados da marca, testados e aprovados na prática ao longo da existência do negócio. A capacitação dos funcionários pela franqueadora também garante a transmissão de conhecimento aos funcionários, que estarão mais preparados para lidar com o público.

Poder de compra com fornecedores

A possibilidade de compra em escala é outro benefício de que o franqueado pode usufruir. Ao concentrar as aquisições de toda a rede, a franquia consegue ter maior poder de barganha com os fornecedores. O resultado vem em forma de insumos mais baratos e preço mais competitivo.

Fique atento aos riscos de abrir uma franquia

Pouco conhecimento da atividade

Na hora de escolher em qual franquia você vai investir seu dinheiro, é preciso levar em consideração sua afinidade com a área de atuação daquele negócio. Pense que essa atividade o acompanhará por muitos anos — quem sabe até sua aposentadoria!

Por isso, não adianta colocar seu dinheiro no ramo alimentício se você detesta vender alimentos. É preciso identificação e interesse em aprender sobre o segmento em que atuará. Por isso, investigue bastante quais são as peculiaridades do mercado antes de decidir por uma franquia.

Falta de análise financeira

Efetuar uma minuciosa análise financeira sobre a viabilidade da franquia é um dever do empreendedor. Evite considerar apenas os dados da franqueadora para decidir se o investimento é uma boa opção.

Procure realizar uma projeção realista e considere o investimento para abrir a empresa e mantê-la pelos primeiros 12 meses. Uma dica importante é conversar com outros franqueados para saber como foi sua experiência e quais foram as dificuldades encontradas durante o período inicial do negócio.

Problemas para liberar o ponto comercial

Existem formatos de franquias em que o ponto comercial é indicado ao parceiro pela marca. Em outros casos, o franqueado é responsável pela escolha final de onde ficará localizada a unidade. Nesse contexto, o empreendedor deve estudar a viabilidade da área, a fim de identificar se há mesmo público consumidor para o produto ou serviço oferecido.

Além disso, na maioria das vezes, é responsabilidade do franqueado conduzir os processos para a liberação do imóvel e a devida regularização na prefeitura. Como esses trâmites estão sujeitos a burocracias municipais, o prazo de abertura do negócio pode ser prejudicado.

Pouca flexibilidade

Ao adquirir o modelo de negócios da franquia, o franqueado passa a se submeter aos processos da parceria. Isso significa que a unidade estará sujeita a auditorias para que a marca líder confira se o as operações estão sendo realizadas em conformidade com as regras pré-estabelecidas.

Essa falta de flexibilidade pode se transformar em um problema para aqueles empreendedores que desejam dar um toque pessoal ao negócio.

Mercado altamente disputado

Outro cuidado que o empreendedor deve ter é analisar se o mercado em que deseja atuar está saturado. Pode acontecer, por exemplo, de 2 ou mais unidades da franquia estarem localizadas na mesma área, fato que pode prejudicar o desempenho do negócio.

Para evitar esse problema, é recomendado analisar a Circular de Oferta da Franquia (COF), documento obrigatório entregue ao potencial franqueado. A COF deve explicar qual é a política da empresa para distribuir as unidades por regiões.

Tempo de retorno do investimento

Por fim, o empreendedor deve ter muita atenção ao cálculo para estimar o retorno do investimento que realizará para abrir o negócio. É comum basear esse cálculo em estimativas bastante otimistas.

Mas não se atenha somente aos números apresentados pela franquia, ok? Procure confrontá-los com dados colhidos em outras fontes, como revistas especializadas e comerciantes da região.

Abrir uma franquia é, portanto, uma boa opção para quem deseja aproveitar uma marca reconhecida e ter acesso ao conhecimento gerencial de uma empresa testada e aprovada pelo mercado. Para fazer um bom negócio, no entanto, é preciso verificar se as condições impostas pela marca estão de acordo com suas expectativas e com a região em que a operação da unidade acontecerá.

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