Entradas e saídas de mercadorias, previsão de compras com fornecedores, produtos sempre à disposição dos consumidores: sem dúvidas, o sucesso de um negócio passa necessariamente por um controle de estoque efetivo. O processo de verificação e atualização dos produtos, no entanto, necessita de muito cuidado e métodos rigorosos para fluir adequadamente.
Os resultados dessa prática são decisivos para o crescimento sustentável da atividade comercial. Com procedimentos otimizados, é possível reduzir os desperdícios causados por compras desnecessárias e, por outro lado, potencializar o faturamento ao evitar que as mercadorias mais vendidas fiquem em falta.
Neste post, separamos 6 estratégias altamente eficazes para você manter a contagem do estoque da sua empresa sempre em dia e, assim, potencializar ao máximo suas vendas. Vamos lá?
1. Planeje as compras com previsão de demanda
O primeiro passo para manter o controle de estoque efetivo é alinhar as compras que a empresa precisa efetuar conforme a saída dos produtos. Ao prever com exatidão a demanda, você consegue se preparar para que as mercadorias estejam sempre no número ideal para armazenamento, sem que falte ou sobre.
Esse planejamento também permitirá que a empresa esteja sempre preparada para picos de vendas. Dessa forma, o faturamento não será prejudicado por eventuais faltas de mercadoria.
Para realizar essa previsão com o máximo de rigor, você precisa manter atualizado o histórico de vendas. Esses números devem ser cruzados com eventos sazonais, a fim de que você compreenda a demanda do consumidor diante de variáveis como clima, datas festivas, promoções e outras peculiaridades do mercado.
Ao compreender a relação desses fatores com suas vendas, é possível planejar compras, barganhar com fornecedores e, assim, diminuir os riscos de falta de estoque.
2. Realize inventários periodicamente
Estabelecer o acompanhamento dos itens armazenados é outro desafio a ser vencido para quem precisa manter o controle de estoque. Esse processo pode se tornar bastante trabalhoso e sujeito a muitas falhas quando existe um grande número de produtos a serem inventariados de forma apenas manual.
Muitas empresas acabam precisando interromper suas atividades por períodos determinados para fazer a checagem do estoque, por exemplo. Esse método ultrapassado significa perda de vendas, aumento de custos e, consequentemente, queda dos lucros.
Para negócios que estão crescendo, uma boa alternativa é avaliar a introdução de um software de gestão que mantenha as informações de estoque atualizadas em tempo real. Essa solução, embora exija um investimento financeiro significativo, diminui os problemas de contagem de materiais e, dessa forma, reduz o desperdício do negócio.
3. Destine um funcionário para controlar o estoque
Ao designar pelo menos um funcionário para efetuar o controle do estoque, você concentrará todos os processos de organização, entrada e saída em uma pessoa, tornando-a especialista naquelas atividades. Esse domínio permitirá que o fluxo de trabalho seja feito de forma mais rápida e harmônica.
Além disso, o funcionário conseguirá identificar erros e falhas com mais agilidade. Esse conhecimento minimiza problemas como produtos incorretamente cadastrados e desorganização do material estocado.
O encarregado desse setor também deve estar habilitado para gerenciar o software de controle do estoque (caso exista um) ou as planilhas de controle.
4. Use métodos consagrados de controle
Existem alguns sistemas amplamente utilizados na área de Administração que devem ser considerados na hora de organizar o estoque da sua empresa. Cabe a você conhecê-los e implementar aquele que melhor se encaixa no sistema de trabalho do negócio.
Método PEPS
PEPS é a sigla para Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Como o próprio nome já sugere, a organização do estoque nesse método segue a ordem cronológica de entradas e saídas.
Dessa forma, quando ocorrem as vendas, é preciso dar baixa nas primeiras unidades que entraram em armazenagem. Assim, a circulação de mercadorias acontece em ordem e é possível saber precisamente seu custo real.
Método UEPS
O Método UEPS, por sua vez, segue a lógica inversa do sistema anterior. Aqui, o Último a Entrar é o Primeiro a Sair. Isso quer dizer que o custo do material estocado considera o preço das últimas unidades.
O UEPS não é aplicável em empresas que comercializam produtos perecíveis, uma vez que existiria o risco de as validades expirarem no decorrer do processo.
Método MPM
Por fim, o método da Média Ponderada Móvel é bastante difundido no Brasil em virtude da sua simplicidade de execução. Nesse sistema, o estoque é controlado continuamente e, sempre que há aquisição de mercadorias, o cálculo de valores é atualizado.
5. Classifique os itens estocados
Outro procedimento que não pode passar despercebido para o efetivo controle do estoque é a classificação de todos os materiais armazenados. Esse ordenamento consiste na identificação, por exemplo, da finalidade dos itens estocados: matéria-prima, vendas, consumo interno.
Essa atitude pode parecer simples, mas é determinante para o bom funcionamento dos processos internos do negócio. E não se esqueça de, dentro das grandes classificações, efetuar subdivisões conforme as características dos materiais.
6. Acompanhe os resultados das vendas
É fundamental acompanhar contínua e cuidadosamente as vendas da sua empresa, registrando todas as saídas de mercadorias. Esse processo possibilita verificar quais são os itens com procura significativa pelos clientes e quais não estão tendo os retornos aguardados.
A partir do registro desses dados, o empreendedor pode prever a quantidade exata das comprar a serem realizadas para que nenhum artigo fique em falta, prejudicando as vendas. O controle ainda evita a compra de produtos desnecessários, que comprometam parte da capacidade de investimento da empresa.
Como pudemos verificar ao longo desse post, manter processos eficazes para o controle de estoque é o caminho adequado para a empresa otimizar seus processos internos e garantir o atendimento contínuo ao cliente.
Ao aplicar esses métodos, o negócio mantém vivo um fluxo de abastecimento a fim de garantir que aquelas mercadorias campeãs de vendas cheguem até os consumidores. O procedimento ainda garante a eliminação do desperdício ao evitar a aquisição de materiais que não estão tendo a saída prevista.
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