Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

O que é Contract Lifecycle Management (CLM) e qual é a sua função?

Você já saber o que é o Contract Lifecycle Management (CLM) e a sua função? Acesse nosso artigo e descubra tudo sobre esse assunto!

O que é Contract Lifecycle Management (CLM) e qual é a sua função?

As empresas que querem manter a sua organização e produtividade precisam entender o funcionamento do Contract Lifecycle Management (CLM), pois ele garante que o gerenciamento dos contratos ocorra de forma otimizada e evita a ocorrência de maiores riscos. Afinal, a gestão dos contratos de um negócio envolve importantes etapas, e o CLM permite um acompanhamento minucioso desde a sua elaboração até a renovação. Se ele for realizado com o auxílio de um software, o processo se torna ainda mais ágil. Continue a leitura e saiba mais informações!

O que é CLM contratos?

É um processo de gerenciamento e rastreamento de todas as características de um contrato para que a empresa tenha sucesso em cada etapa do ciclo de vida do documento. Diversas instituições adotam o Contract Lifecycle Management Software com o objetivo de simplificar o trabalho, e existem diversas soluções no mercado. Por isso, vale a pena analisar cada uma para optar por aquela que consiga ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Para tanto, você precisa conhecer as suas necessidades de perto.

Para que serve o CLM?

Um contrato é um importante documento, que estabelece as cláusulas de um acordo realizado entre as partes. Para que ele tenha valor legal, é necessário que seja elaborado conforme as regras predeterminadas. Dessa forma, o CLM se torna imprescindível, já que, com ele, fica mais fácil avaliar e acompanhar todas as cláusulas abordadas no documento, bem como saber quando o contrato precisa ser renovado ou passar por alterações, afinal, as etapas passam a ser automatizadas e mais precisas. O CLM também ajuda a deixar os processos mais padronizados e em conformidade com as regras, garantindo que a sua empresa tenha inteligência comercial e consiga realizar negócios de forma mais rápida.

Quais são os benefícios do CLM?

Os benefícios proporcionados pelo Contract Lifecycle Management são inúmeros, como:

  • permite a padronização e o controle do ciclo de vida dos contratos feitos;
  • faz com que o empreendimento cumpra com as demandas dos clientes, colaboradores e fornecedores;
  • reduz diversos riscos;
  • aumenta a produtividade da equipe;
  • economiza tempo e recursos financeiros;
  • melhora a conformidade;
  • garante negociações mais rápidas;
  • deixa as informações centralizadas.

Quais são as etapas da gestão do ciclo de vida dos contratos?

Com o CLM é possível encerrar os problemas e as dificuldades durante a criação, a aprovação e a renovação dos contratos. Para garantir um bom resultado, a ferramenta busca garantir que todas as etapas aconteçam de forma otimizada. Confira, a seguir, quais são elas!

Pré-contratação

A pré-contração é a primeira etapa do CLM e estabelece os objetivos do documento. Assim, fica claro o que empreendimento deseja contratar, o orçamento disponível, o processo de entrega, os documentos necessários etc. Vale lembrar que é importante analisar as necessidades da sua empresa para criar o esboço inicial.

Contratação

Na etapa de contratação é realizado o processo de negociação e de fechamento. Assim, cada cláusula é avaliada. Ao mesmo tempo, os documentos são verificados, para que todos os dados sejam confirmados.

Pré-execução

Na pré-execução são realizadas as fases administrativas e técnicas e o contrato começa a valer. Caso seja necessário, é nessa fase que os ajustes são executados. Durante a pré-execução é inserida a assinatura, feito o pagamento e determinado o prazo para a realização do trabalho.

Execução

Durante a execução o trabalho é colocado em prática, ou seja, esse é o momento em que o serviço oferecido começa a ser executado — e ele precisa ser feito conforme as regras presentes no contrato. Para não haver problemas, é indicado ficar de olho nas informações inseridas no documento.

Encerramento

Essa é a finalização de todas as etapas presentes no contrato. Durante essa fase, é preciso verificar se o prazo foi cumprido corretamente, se os serviços ou produtos foram entregues como solicitado e se o pagamento foi feito sem erros.

Renovação

Em alguns casos, é necessário realizar o processo de renovação de um contato, pois o documento apresenta um prazo de validade e, após o tempo estipulado, a sua renovação deve ser feita. Durante essa etapa, é estabelecida uma nova data e podem ser realizados alguns ajustes de conformidade.

Como usar o CLM na sua empresa?

O CLM pode ser usado nas empresas sem maiores contratempos, já que o seu objetivo é garantir que as etapas mencionadas anteriormente aconteçam de forma simples. A solução conta com templates que podem ser utilizados durante a elaboração dos contratos, mas se você quiser um documento em branco, também há essa opção. Vale lembrar que o CLM pode ser aplicado apenas no processo de revisão e aprovação dos contratos empresariais, além de permitir o encaminhamento do documento para todas as partes envolvidas no processo. O CLM também pode ser aplicado na gestão dos contratos, já que os dados podem ser gerenciados com eficiência. Assim, os gestores têm acesso às informações rapidamente e conseguem resolver os problemas de uma forma prática.

Quais são as 3 dicas para escolher o melhor CLM?

Para conseguir usufruir dos benefícios proporcionados por um CLM, é fundamental saber escolher a solução adequada para as necessidades da sua empresa. Veja algumas dicas!

1. Suporte oferecido

É preciso levar em consideração o suporte oferecido, afinal, não é interessante precisar de ajuda e não ter ninguém para auxiliar durante um momento de dificuldade, principalmente na fase inicial.

2. Assinatura de contrato

É recomendado optar por uma ferramenta que permite a integração com um software de assinatura eletrônica. Assim, é possível que o documento tenha validade jurídica e possa ser analisado de qualquer lugar.

3. Armazenamento

O CLM deve armazenar cada contrato elaborado na empresa, além de permitir a busca otimizada, o controle, a visualização e o gerenciamento dos documentos.

Como o certificado digital facilita a gestão de contratos?

O certificado digital é utilizado por pessoas físicas e jurídicas na autenticação de documentos no ambiente digital. Ele pode ser utilizado durante a gestão de contrato, pois é possível resolver diversas questões burocráticas na própria empresa, ou seja, sem a necessidade de ir até um cartório. Com isso, o processo de negociação acontece de forma rápida e sem maiores problemas. A elaboração de um contrato é essencial para que o negócio seja fechado. Caso a sua empresa demore, o cliente pode ficar insatisfeito e, consequentemente, cancelar o processo. Para que isso não ocorra, um certificado digital é de grande valia. Portanto, para se destacar da concorrência e garantir uma boa experiência ao seu cliente, é necessário contar com o auxílio de uma ferramenta CLM, que vai deixar os seus processos mais otimizados e facilitar a sua rotina empresarial. Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer a agilidade proporcionada pela assinatura digital de contratos!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como ser parceiro do Serasa Limpa Nome e aumentar a recuperação de dívidas

Como ser parceiro do Serasa Limpa Nome e aumentar a recuperação de dívidas

Seja parceiro do Serasa Limpa Nome e recupere dívidas com tecnologia, alcance nacional e campanhas de alto impacto. Saiba como participar.

Thubmnail Como cobrar clientes e recuperar dívidas com eficácia

Como cobrar clientes e recuperar dívidas com eficácia

Aprenda como cobrar clientes inadimplentes com estratégia, empatia e eficiência para recuperar dívidas e preservar o relacionamento.

Thubmnail Plantando o Futuro: como o Impulsiona Agro cultiva a sustentabilidade e a inovação no agronegócio

Plantando o Futuro: como o Impulsiona Agro cultiva a sustentabilidade e a inovação no agronegócio

Parceria entre Serasa Experian e Sebrae leva mais saúde dos seus negócios e práticas ESG para produtores rurais em Santa Catarina.

Thubmnail Salário emocional: o que é e como ele pode transformar a sua empresa

Salário emocional: o que é e como ele pode transformar a sua empresa

Descubra o que é salário emocional, sua importância para retenção de talentos e como implementá-lo para transformar a experiência dos colaboradores.

Thubmnail Descubra se a sua startup pode participar do Impulsiona Startups

Descubra se a sua startup pode participar do Impulsiona Startups

Se você está se perguntando se a sua startup tem o perfil ideal para participar do Impulsiona Startups da Serasa Experian, este guia vai te ajudar a descobrir.

Thubmnail Sobrecarga no trabalho: como o RH pode diagnosticar e mitigar com estratégias práticas

Sobrecarga no trabalho: como o RH pode diagnosticar e mitigar com estratégias práticas

Entenda como o RH pode identificar e ser estratégico para reduzir a sobrecarga no trabalho e melhorar o bem-estar ocupacional.