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Entenda como o Cadastro Positivo pode ajudar a sua empresa a crescer

No mundo dos negócios, quando uma empresa concede crédito ou vende a prazo, geralmente ela consulta a situação financeira do comprador para verificar se há alguma pendência naquele CPF ou CNPJ no momento da compra. Essa informação é importante, pois reflete o que está acontecendo com o cliente e mostra se ele tem alguma dívida ou está inadimplente.

Mas e se, além daquela pendência pontual, o gestor puder ver também o histórico de crédito, ou seja, não só aquela negativação pontual, mas também as contas que o cliente pagou em dia?

Isso é possível com o Cadastro Positivo, que minimiza riscos e potencializa as vendas, uma vez que amplia o conhecimento sobre o cliente e permite mais eficiência nas tomadas de decisão.

Qual a importância do Cadastro Positivo?

Com o Cadastro Positivo é possível identificar o histórico e os hábitos de pagamento de consumidores e empresas, reunindo os compromissos assumidos, pagos, vencidos e a vencer.

A ideia é jogar limpo e colocar todas as cartas — ou melhor, os boletos pagos — na mesa.  Empresas e consumidores cadastrados mostram que estão em dia com suas obrigações e compromissos financeiros e isso facilita as negociações de compra e venda, uma vez que a visão mais ampla sobre o cliente  aumenta a precisão na avaliação do risco, gerando confiança e possibilitando a criação de políticas de crédito mais inclusivas por parte das empresas. Além disso, mais crédito seguro no mercado significa desenvolvimento da economia do país, das empresas, que passam a vender mais, e das pessoas, que conquistam maior poder de compra ao mostrarem seu histórico de boas pagadoras.

O Cadastro Positivo é amplamente utilizado  em outros países e mostrou resultados significativos. Segundo Carolina Gladyer Rabelo, coordenadora de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o número de consumidores com acesso a financiamento passou de 40% para 80% depois que o cadastro foi adotado nos Estados Unidos

Mas como minha empresa pode aproveitar os benefícios do Cadastro Positivo?

As informações positivas sobre empresas e consumidores podem ser utilizadas em várias etapas do ciclo de negócio:

1- Concessão de crédito ou venda à prazo: é a etapa em que o Cadastro Positivo é mais utilizado. Basta incorporar o relatório à política de concessão que você já tem para tornar o seu método mais abrangente, rápido e eficiente. A análise do perfil dos clientes é mais completa e contribui para a formação de uma carteira de crédito de qualidade, evitando gastos com cobranças, perdas por inadimplência e criando novas oportunidades de bons negócios que antes eram ignorados por falta de informação.

2- Gestão da carteira de clientes: Com o Cadastro Positivo em mãos sua empresa é capaz de fazer avaliações recorrentes dos seus clientes e até mesmo reavaliá-los. Essa análise ajuda na prevenção da inadimplência e na identificação de oportunidades de vender mais, pois você pode fazer ofertas diferenciadas para aqueles clientes que apresentam perfil de bons pagadores.

3- Cobrança: Com as informações do Cadastro Positivo você pode identificar o perfil de pagamento de seus clientes e criar ações mais aderentes e ajustadas a cada um deles, aumentando as chances de recuperação da dívida e os lucros da sua empresa.

Aproveite todas as possibilidades que o Cadastro Positivo oferece para você fazer mais e melhores negócios. Faça análises mais precisas sobre seus clientes e prospects e garanta rentabilidade. Aqui você encontra mais informações sobre o assunto, inclusive sobre como contratar esse serviço.

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Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.