Serasa Experian

Em um mundo com recursos finitos e com grande desigualdade social, é preciso contribuir diariamente para promover mudanças positivas. E as empresas têm grande potencial de influenciar e promover o desenvolvimento sustentável.

Para a Serasa Experian, ser sustentável é contribuir com o progresso econômico, social, ambiental e cultural das comunidades onde sua operação está presente, considerando o impacto na sociedade e para o planeta.

A área de Sustentabilidade Corporativa busca alinhar o nosso negócio às pessoas e ao planeta. Estimulamos o desenvolvimento do potencial econômico da sociedade, promovemos um ambiente corporativo cada vez mais inclusivo e atuamos para reduzir os impactos ambientais da nossa operação na América Latina, sempre de maneira sistêmica e perene nestas quatro frentes:

  • Empoderamento Socioeconômico
  • Inclusão e Diversidade
  • Inovação social
  • Práticas Socioambientais

Para mais informações, conheça o Relatório de Responsabilidade Social 2016 da Experian. Confira!

Empoderamento Socieconômico

Entendemos que é papel de uma empresa cidadã mobilizar a sociedade em torno de causas relevantes e de transformações sociais. Para nós, as desigualdades socioeconômicas fragilizam o desenvolvimento e comprometem o crescimento saudável do país. Por isso, elegemos o Empoderamento Socioeconômico como nossa principal causa.

Acreditamos em uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação e da orientação financeira, e buscamos fortalecer o microempreendedorismo. Investimos, prioritariamente, nas cidades onde operamos. E privilegiamos regiões mais vulneráveis em função de demandas sociais mais urgentes.

Os recursos disponíveis para investimento social na Serasa Experian envolvem todos os seus ativos: financeiros, materiais, gerenciais, tecnológicos e, sobretudo, intelectuais, por meio de um quadro de funcionários capaz de manejar com eficácia todos os demais recursos.

Voluntariado

A Serasa Experian oferece oportunidades de mobilização social pela prática do voluntariado. Conheça!

Semana do Voluntariado

Desde 2000 promovemos o Dia do Voluntário. Em 2014, o evento passou a ser a Semana do Voluntariado, com o objetivo de difundir a educação financeira em comunidades do entorno.

Em 2017, a Semana do Voluntariado passou a compor o calendário da Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira que estimula a realização, em todo o Brasil e em uma mesma semana, de ações focadas em educação financeira.

Programa Sonhos Reais

Criado em 2009, o Sonhos Reais é o programa de voluntariado corporativo da Serasa Experian que capacita nossos funcionários para transmitirem à população de baixa renda noções básicas de educação financeira.

O programa tem como principal objetivo orientar consumidores e microempreendedores sobre a melhor maneira de gerir finanças (pessoais ou de negócios) e atua em quatro frentes voltadas ao consumidor, e mais uma para o microempreendedor. Conheça:

Valores, Dinheiro & Eu – para crianças

Site que oferece atividades relacionadas aos temas dinheiro e administração para crianças de 6 a 12 anos. As atividades podem ser desenvolvidas em casa, com acompanhamento dos pais, ou em sala de aula, conduzidas pelo professor.

Ambientado na Vila Sonhos Reais, o site traz personagens cujas vidas e comportamentos são explorados em histórias e atividades lúdicas. Nelas, são reveladas experiências com relação ao dinheiro: como se sentem e como reagem em cada situação?

O tema é abordado dentro de um contexto de valores pessoais e éticos, e as crianças podem analisar os embates emocionais e morais, por vezes complexos, que todos enfrentam ao lidar com dinheiro.

Conheça o programa em valoresdinheiroeeu.com.br.

Jogo Vida Financeira – para jovens

Surgiu em 2013, fruto de parceria com o Banco Santander. Abordagem dinâmica e lúdica sobre conceitos de orientação financeira, como a relação entre sonhos, planejamento e controle financeiro, as compras por impulso, crédito e poupança, orçamento familiar e acesso ao crédito.

A atividade usa técnicas de discussão e reflexão em grupos, jogos de cartas, dinâmicas de orçamento em família e jogo de Role Playing Game. Os voluntários são capacitados em treinamentos presenciais de 3h, e a atuação nas comunidades dura cerca de 4h.

Oficinas de Educação Financeira – para adultos

A Serasa Experian capacita presencialmente funcionários das cidades de São Paulo e São Carlos para atuação como orientadores financeiros voluntários, junto à população de baixa renda.

O funcionário é capacitado em treinamentos de 3h nos temas Orçamento e Gerenciamento de Dívidas, e atua com base em cronogramas pré-estabelecidos.

Tecendo Sonhos – palestras de orientação financeira

O programa Tecendo Sonhos surgiu em 2013 para atender comunidades em todo o Brasil, com atuação de funcionários voluntários de nossas agências regionais. A capacitação em educação financeira acontece à distância, em um programa de e-learning com 5h de duração.

O voluntário fica apto a ministrar um bate-papo sobre orientação financeira na comunidade do entorno da agência onde trabalha, ou em instituições sociais que sejam de seu relacionamento.

Crescer e Vencer – para microempreendedores

Criado em 2014 em parceria com a Aliança Empreendedora, o projeto Saúde Financeira para Microempreendedores ajuda pequenos negócios – especialmente os liderados por mulheres – localizados em regiões de maior vulnerabilidade social da Grande São Paulo.

O programa leva educação financeira aos microempreendedores de baixa renda, com foco em gestão, análise financeira do negócio e regularização de dívidas. Por meio de mentorias, o objetivo é quebrar o ciclo de pobreza que permeia grande parte destes empreendimentos.

Os voluntários acompanham o desenvolvimento do empreendimento in loco, e o programa oferece parceria com o Banco do Povo Crédito Solidário, organização social para acesso ao microcrédito produtivo e orientado. Estes dois fatores ampliam as chances de sucesso.

Parcerias com Instituições Sociais

A cada dois anos, Sustentabilidade Corporativa dá a oportunidade aos funcionários de escolher as organizações sociais que serão nossas parceiras. Elas recebem as doações oriundas das campanhas de donativos e sediam iniciativas voltadas à prática do voluntariado.

Os atuais parceiros da Serasa Experian são o Instituto Reciclar e a Associação Monte Azul.

Team Buildings Sociais

As demais áreas da Serasa Experian realizam atividades de voluntariado para integrar e engajar suas equipes. A ação é independente dos demais projetos, contribui para despertar o desejo pela prática do voluntariado e fortalece as relações entre os times.

Doações de Produtos e Serviços

Um dos pilares de nossa estratégia global de Corporate Responsability é a doação de produtos e/ou serviços da Serasa Experian para ONGs. As doações acontecem por meio de parcerias com instituições sociais e geram melhoria de processos e complementação de serviços.

Estas são algumas das instituições que já receberam doações de produtos da Serasa Experian: Lar Escola São Francisco, WWF Brasil, Ação Comunitária do Brasil, Instituto Ayrton Senna, Integrare – Centro de Integração de Negócios, e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Quer conhecer o nosso relatório de investimento social privado do ano fiscal de 2017? Confira!

Aliança Multissetorial (São Carlos/SP)

Lançado em 2017, o programa Aliança Multissetorial une representantes de diversos setores e esferas para identificar a realidade financeira dos moradores e planejar ações que minimizem a inadimplência em São Carlos.

O grupo é formado por representantes do Sistema S e do 1º, 2º e 3º setores do município. O objetivo é entender e propor ações que fortaleçam a saúde financeira. As ações podem ser de cunho corretivo, para negativados, ou educativo-preventivo, para evitar a inadimplência.

Entre as ações está uma consulta pública realizada com 500 moradores, para esclarecer quais são os principais motivos que levam à inadimplência. Em cima dos resultados, o grupo desenha planos de ação para aplicação coletiva e colaborativa ao longo dos próximos anos.

Inclusão e Diversidade

Uma das principais responsabilidades de Sustentabilidade Corporativa é gerir a estratégia de Inclusão e Diversidade da Serasa Experian. Entendemos que isto garante um ambiente mais saudável, inovador e produtivo, e promove a perenidade dos negócios.

A diversidade complementa os seres humanos, que são biológica ou culturalmente diferentes, mas podem aprender e compartilhar o valor do outro. Valorizar cada identidade – por gênero, raça, idade, religião, orientação sexual e deficiência – é fundamental para a promoção do respeito e da justiça, o que fortalece o engajamento de cada funcionário à empresa.

A estratégia de Inclusão e Diversidade é transversal e sustentada por dois eixos:

  1. Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica – Temas sensíveis e muitas vezes polêmicos sobre minorias da sociedade brasileira: mulheres, jovens, pessoas com deficiência, negros/afrodescendentes, LGBTI e religião.
  2. Integração Vida e Trabalho – Melhor qualidade de vida e harmonia entre os diversos papéis que os funcionários assumem em suas vidas.

Inovação Social

A Inovação Social faz parte da estratégia global de Responsabilidade Corporativa da Experian, por meio do fomento de novas soluções com impacto socioambiental positivo. O investimento financeiro vem de um fundo global da Experian destinado para este fim, gerenciado pela matriz e coordenado para a América Latina pela nossa área de Sustentabilidade Corporativa.

O foco em Inovação Social é muito importante para a sociedade e para a sustentabilidade do nosso negócio. Com novos produtos e serviços lucrativos que, em sua natureza, beneficiem a sociedade, nós inovamos nossa oferta a clientes e consumidores.

Atualmente, são duas as grandes ações na estratégia global de Inovação Social da empresa: o prêmio Creating a Better Tomorrow (CABT) e o Fundo de Inovação Social.

O prêmio Creating a Better Tomorrow reconhece equipes que criaram soluções de inclusão financeira a serviços essenciais para pessoas vulneráveis/desfavorecidas. Os projetos devem incorporar alguma inovação social e alcançar no mínimo 100.000 pessoas por ano.

Já o Fundo de Inovação Social financia projetos de nossas equipes que criam impacto positivo na sociedade. Desde 2013, a Experian investiu mais de US$ 4,5 milhões para financiar mais de 20 projetos, que ajudam milhões de pessoas que não conseguem acesso justo e acessível a serviços essenciais.

Esta frente proporciona a oportunidade de investir na criação de novos produtos e de adaptar produtos existentes para públicos até então não impactados, beneficiando a sociedade de um modo positivo e relevante.

Práticas Socioambientais

A Serasa Experian elaborou uma Política Socioambiental para orientar ações que otimizem o uso de recursos naturais e minimizem impactos de suas operações. Nosso objetivo é garantir o compromisso com os requisitos legais ambientais vigentes no país.

O cuidado com o meio ambiente deve estar presente no dia a dia da Serasa Experian, com metas e desafios que permitam o avanço nas práticas de gestão sustentável e gerem impacto em toda a cadeia de valor.

Confira as nossas principais iniciativas de redução de impacto ambiental:

  • Gestão de resíduos sólidos
  • Coleta Seletiva
  • Água de reuso
  • Consumo de água eficiente
  • Limpeza e conservação
  • Eficiência energética
  • Compensação de gases de efeito estufa

A Serasa Experian também fez um inventário de sua emissão de gases de efeito estufa. Confira!