Serasa lança serviço para ajudar microempreendedor a vender com mais segurança e evitar inadimplência

Consulta permite ter uma visão individual e mais assertiva sobre a chance de uma empresa ou consumidor pagar as contas em dia, evitando prejuízos para o caixa da companhia

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, lança no mercado uma solução para dar mais segurança aos negócios das MEIs e MEs de todo o país. Baseado no score – pontuação de crédito – o novo serviço, chamado Recomendação, disponibiliza um relatório que vai permitir ao empresário avaliar individualmente com eficiência e mais assertividade se o perfil da empresa ou consumidor com o qual pretende fechar uma venda tem chance de pagar as contas em dia. Além disso, o produto também vai mostrar oportunidades, cuidados e dicas para conduzir uma boa negociação e estabelecer formas de pagamento mais adequadas.

“Colocamos toda a expertise da Serasa a serviço do desenvolvimento sustentável dos microempreendedores de todo o país, proporcionando análises de risco simples e convenientes aos seus negócios”, diz o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.

Um dos principais benefícios da nova ferramenta é contribuir para a redução do risco de inadimplência, que tem registrado níveis recordes. Segundo estudo da Serasa Experian, em maio deste ano, 5,122 milhões de micro e pequenas empresas estavam com dívidas atrasadas no país. Esse número representa um aumento de 9,0% em relação ao mesmo mês de 2017, e constitui o maior número registrado desde 2016, quando o levantamento começou a ser realizado.

O resultado da consulta ao CNPJ ou CPF representa a prática de mercado a partir das análises estatísticas geradas por meio de informações disponibilizadas no banco de dados da Serasa Experian. Por meio desse processo, o novo serviço atribui scores de risco – baseados na probabilidade de descumprimento nos pagamentos – tanto para pessoa física quanto jurídica. Foram estabelecidos faixas para identificar gradativamente os perfis por recomendação, desde aqueles que demonstram maior chance ao pagar suas contas, passando ao patamar dos que apresentam risco moderado de inadimplência, até chegar a perfis distintos com riscos elevados de não pagarem suas dívidas.

Além do score, como exemplo de oportunidades, cuidados e dicas compartilhados pela ferramenta estão: com determinados perfis, usar o parcelamento como forma de estreitar e fidelizar o relacionamento; solicitar, quando necessário, referências de outras empresas com as quais o cliente já se relaciona para avaliar a opção de pagamento mais adequada; ou ainda trabalhar com pagamento à vista para perfis com maior risco de inadimplência.

O relatório também vai apontar quando o CNPJ estiver com status extinto, baixado, nulo, inapto e suspenso na Receita Federal ou ainda com falência decretada, autofalência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, inadimplente no mercado e falência requerida. De modo semelhante, a solução informa o status de um CPF quando apontado como inexistente, quando pertencente a menor de 18 anos (inclusive emancipado) ou documento bloqueado judicialmente, por exemplo.

O Recomendação pode ser contratado de maneira prática e simples, via internet e em tempo real no site do Serasa Empreendedor (www.serasaempreendedor.com.br). O custo para uma consulta é de R$ 9,90.

O portal também disponibiliza diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados. A página também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

O Serasa Empreendedor é uma plataforma desenvolvida para contribuir com o crescimento sustentável das microempresas (MEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) de todo o país. Com acesso gratuito, o portal disponibiliza conteúdos e serviços que orientam o empresário a tomar decisões mais responsáveis, com foco na evolução do autoconhecimento, melhora na saúde financeira e consumo consciente do crédito. Ao reunir informações relevantes e personalizadas, o Serasa Empreendedor reflete o compromisso da Serasa Experian de estar próxima do microempreendedor brasileiro e ajudá-lo o a construir um amanhã melhor.

Para mais informações, visite: www.serasaempreendedor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.