Segmento de Higiene e embelezamento pessoal ocupa a vice-liderança

São Paulo, 03 de setembro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, 1.262.935 de novas empresas foram registradas no primeiro semestre de 2018, o maior número para o período desde 2010, quando teve início a série. Na comparação com o primeiro semestre de 2017 (1.142.641), o aumento foi de 10,5%. Do total de empreendimentos criados de janeiro a junho deste ano, os Serviços de Alimentação aparecem em primeiro lugar, com 8,1%. Na sequência, estão os Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal (7,6%), Reparos e Manutenções de Prédios e Instalações Elétricas (7%) e Comércio de Confecções em Geral (6,4%).

Veja abaixo o ranking com os 10 ramos de atividades que mais se destacaram entre os empreendimentos abertos no primeiro semestre deste ano:

Somente em junho de 2018, o país contabilizou 156.460 novos microempreendimentos, o que apontou crescimento de 7,2%, em relação ao mesmo mês de 2017 (145.946), e queda de 14,3% diante do número apurado em maio de 2018 (182.552).

Segundo os economistas da Serasa Experian, este maior resultado no nascimento de empresas no primeiro semestre desde 2010 sinaliza os efeitos do “empreendedorismo por necessidade” – fenômeno associado ao comportamento abaixo do esperado na recuperação da economia brasileira, com a lenta reversão da taxa de desemprego e da retomada de mais vagas formais de trabalho. Nesse contexto, os serviços de alimentação se destacam entre os ramos de atividade que mais motivaram a formalização, muitas vezes por conta da grande aceitação dos produtos ofertados e da sua representatividade no cotidiano de consumo das pessoas.

MEIs representam 81,8% do total de empresas criadas

Nos seis primeiros meses do ano, o Brasil atingiu a marca de 1.033.017 de MEIs formalizados, o que corresponde a 81,8% das 1.262.935 de companhias criadas no país. A participação referente ao acumulado do semestre foi a maior já conquistada pelos microempreendedores individuais, desde o início do levantamento, em 2010. Na comparação com o mesmo período do ano anterior (902.290), o crescimento foi de 14,5%.

As Sociedades Limitadas tiveram participação de 7,4% entre os CNPJs criados na primeira metade de 2018, com um total de 93.199 novos empreendimentos – 3,8% a mais que no semestre correspondente do ano passado (89.755).

Já as Empresas Individuais responderam por 5,4% do total de novas empresas originadas, com um recuo de 20,7% na comparação entre o primeiro semestre de 2018 (68.244 nascidas) e o primeiro semestre de 2017 (86.075 nascidas).

A formalização de 68.475 empresas de outras naturezas jurídicas subiu 6,1% face a 2017 (64.521 nascidas), e participou com 5,4% da apuração do semestre.

Cenário de novas empresas por regiões e estados

No primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o Sudeste e o Sul estão empatados com o maior crescimento (12,9%) no número de novos CNPJs. O Centro-Oeste avançou 7,9% e o Nordeste, 6,9%. Já o Norte apresentou queda de 4,6%.

No ranking por estados, apesar de São Paulo ter a maior representatividade – 28,8% do total –, o Distrito Federal, que representa 2,2%, teve o maior crescimento (17%) no primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2017.

Já o Amapá teve a maior queda no período (-13,3%). Também tiveram declínio os estados do Pará (-9,4%), Tocantins (-4,5%) e Mato Grosso (-3,0%). Veja abaixo a tabela com todos os detalhes:

Serasa disponibiliza serviços gratuitos voltados aos microempreendedores

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, possui uma plataforma com diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados. A página (www.serasaempreendedor.com.br) também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.