Serasa Experian

Número de novas empresas em São Carlos no primeiro semestre é o maior desde 2015, revela Serasa

Cidade registrou 2.294 novos CNPJs na primeira metade deste ano. MEIs representam 79% deste total. Setor de Higiene e embelezamento pessoal foi o que mais se destacou

São Paulo, 1º de outubro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, 2.294 novas empresas foram registradas em São Carlos, no interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2018. Na comparação com o primeiro semestre de 2017 (2.218), o aumento foi de 3,4%. Do total de novos CNPJs formalizados no município no período, 79% são MEIs. Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal foi o ramo de atividade que mais originou novos negócios entre janeiro e junho deste ano (9,1%). Na sequência, estão: Serviços de Alimentação (8,4%), Reparos e Manutenções de Prédios e Instalações Elétricas (7,6%) e Comércio de Confecções em Geral (6,3%).

Veja abaixo o ranking com os 10 ramos de atividades que mais se destacaram entre os empreendimentos abertos em São Carlos no primeiro semestre deste ano:

MEIs representam 79% do total

No primeiro semestre deste ano, São Carlos contabilizou a formalização de 1.814 MEIs, que representam 79% do total de novos empreendimentos abertos. Comparada ao consolidado dos seis primeiros meses do ano passado (1.451 nascimentos), a participação dos microempreendedores individuais entre os CNPJs cresceu 25%.

A constituição de Sociedades Limitadas na cidade na primeira metade de 2018 (163 nascimentos) apresentou queda de 19,7% frente ao apurado no período correspondente de 2017 (203 nascimentos). Já as novas Empresas Individuais responderam por 10% do total de negócios originados, e recuaram 51,7% no primeiro semestre de 2018 (220 nascimentos) em relação ao indicador do primeiro semestre de 2017 (455 nascimentos).

Com uma participação de 4% no total de novos CNPJs, o registro de 97 empreendimentos de outras naturezas jurídicas em São Carlos, de janeiro a junho deste ano, foi 11% menor que total equivalente ao mesmo período de 2017.

Setor de Serviços mantém a liderança entre os novos CNPJs

No primeiro semestre do ano, Serviços (1.615 nascimentos) permaneceu na liderança absoluta como o setor mais procurado para abertura de empresas em São Carlos. A alta foi de 3,2% na comparação com os seis primeiros meses de 2017 (1.565 nascimentos).

O Comércio (509 nascimentos) se manteve na segunda posição, com queda de 0,8% no comparativo o mesmo período do ano passado (513 nascimentos). Já a Indústria (166 nascimentos) fechou a primeira metade de 2018 com aumento de 19,4% em relação ao primeiro semestre de 2017 (139 nascimentos).

Serasa disponibiliza serviços gratuitos voltados aos microempreendedores

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, possui uma plataforma com diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados.

A página (www.serasaempreendedor.com.br) também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento nacional do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.