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Nova solução da Serasa Experian aprimora experiência de empresas e consumidores na pré-análise de crédito

O Serasa PreQual torna as ações de pré-aprovação mais rápidas, discretas e assertivas, ao potencializar estratégias das lojas atreladas a ofertas de financiamento, e facilita o acesso dos clientes a melhores condições de compras e pagamentos

São Paulo, 05 de novembro de 2018 – A Serasa Experian lança hoje o Serasa PreQual, uma solução desenvolvida para oferecer às empresas e aos seus consumidores a melhor experiência na análise prévia para concessão de crédito. A nova ferramenta simplifica essa etapa de pré-qualificação ao tornar o processo mais rápido, seguro e assertivo. Em poucos minutos e de modo discreto, o cliente interessado em saber se é elegível às condições especiais de pagamento aprovadas pelo estabelecimento, pode fornecer o seu número de CPF e receber online e na hora a resposta no mesmo canal que escolheu para essa interação: SMS ou aplicativo via celular, chatbot ou banner no e-commerce, ou mesmo pessoalmente, ao finalizar suas compras no check-out do ponto de venda físico.

Um piloto conduzido em parceria com uma grande rede varejista comprovou a agilidade e a eficiência da pré-avaliação proporcionada pelo Serasa PreQual, alinhada à estratégia para oferta do cartão de crédito da loja a consumidores. Os resultados positivos superaram expectativas e a empresa já planeja estender a adoção da ferramenta em todas as suas unidades no Brasil e para outras linhas de crédito. Nos quatro meses do projeto, a implementação revelou um aumento de 206% na taxa de conversão (novos cartões solicitados por clientes), que subiu de 4,2% no modelo de abordagem anterior para 15% com a solução da Serasa. Também foi observado um ganho de performance de 65% na taxa de ativação (cartões desbloqueados e/ou utilizados em transações), que avançou de 30% para 52% depois do piloto.

“O Serasa PreQual constitui mais uma solução que materializa o nosso propósito de combinar referências e recursos de ponta, que agrega tecnologia, serviços e inovação, para disponibilizar produtos baseados em inteligência de dados cada vez melhores e mais orientados a alavancar o resultado de seus negócios das empresas”, afirma o vice-presidente de informações sobre o consumidor da Serasa Experian, Vander Nagata.

Mais abrangência e agilidade com custos menores para as empresas

Com o Serasa PreQual, toda a etapa de pré-aprovação do crédito é conduzida online pela Serasa Experian. Para tanto, a ferramenta une os melhores dados de comportamento de crédito. O resultado é disponibilizado por um motor de decisão robusto – facilmente integrado via API ao sistema operacional vigente, por meio de web service, e acionado por qualquer um dos canais de relacionamento previamente definidos.

“A partir de análises precisas e insights mais assertivos, a nova solução de pre-qualificação de crédito da Serasa permite às empresas a experiência de configurar um processo ainda mais inteligente e direcionado a consumidores realmente elegíveis às condições disponibilizadas em ofertas ou campanhas, para maximizar oportunidades de conversão de vendas e de ativação de produtos financeiros”, ressalta Nagata.

Tão importante quanto os ganhos de credibilidade e segurança nas informações utilizadas para apoiar essas estratégias é a redução de custos, uma vez que o Serasa PreQual elimina a necessidade de montagem de uma infraestrutura própria e completa, voltada à essa etapa da operação.

Abordagem discreta e acesso mais rápido à análise de crédito para os consumidores

Para o cliente, o Serasa PreQual agiliza o acesso ao crédito em qualquer canal de relacionamento que ele escolher para interagir com a loja. Esse processo evolui de forma online, com uma experiência mais discreta, que não expõe a pessoa a constrangimentos diante da resposta da avaliação, que é recebida em minutos.

Quando incentivado a saber se é elegível a melhores condições de compra, seja em uma loja física ou no e-commerce, o consumidor também tem a autonomia de decidir se deseja enviar o seu número de CPF para o SMS informado, pelo aplicativo, chatbot ou link acessados pelo banner do e-commerce, ou ao finalizar a compra no caixa.

“Além de mais ágil, o Serasa PreQual atribui uma abrangência ainda maior ao atendimento com 100% de padronização de uma abordagem menos invasiva ao cliente, assegurando dados de performance mais consistentes e assertivos”, diz Nagata.