Estudo inédito aponta que 33% tem baixo risco de atrasar as contas nos próximos seis meses. O acesso é feito de forma simples pelo portal Serasa Empreendedor

A partir de hoje (23) os donos de negócios MEIs e MEs do país poderão consultar gratuitamente a pontuação de crédito de suas próprias empresas pela internet. O Score Empreendedor é um modelo estatístico inédito        para este perfil de companhia e a pontuação pode ser usada como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos. O acesso rápido e simples é feito pela plataforma Serasa Empreendedor, após o cadastro do CNPJ.

No Score Empreendedor, as companhias são pontuadas de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros. De acordo com levantamento inédito da Serasa Experian, a média do score do microempreendedor brasileiro é 440.

Veja abaixo a população de microempreendedores brasileiros por faixas de risco:

• 0-400 (alto risco): 45%
  • 401-700 (médio risco): 22%
  • 701-1000 (baixo risco): 33%

Para compor o Score Empreendedor são analisadas informações como: dados cadastrais, pendências ativas, histórico de pendências e relacionamento das empresas e de seus sócios com o mercado. O score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.

“O acesso à pontuação garante, principalmente para os microempresários e microempreendedores individuais, uma informação adicional na hora de buscar empréstimo, dando oportunidade para que bancos e financeiras tomem decisões mais assertivas em relação à essas empresas”, diz o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola. “Porém a decisão final sobre a concessão de financiamentos é sempre do credor, pois cada um tem suas próprias políticas para fazer negócios”, ressalta.

O Score Empreendedor é voltado aos MEIs e ME, que compõem a grande maioria das empresas brasileiras. Trata-se de um processo dinâmico e avaliado no momento que a consulta ao CNPJ é feita, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian.

Para a empresa ter uma boa pontuação é importante manter os dados cadastrais atualizados, evitar atrasar pagamentos e manter um bom relacionamento com o mercado.  Nesse modelo score desenvolvido pela Serasa Experian os dados do sócio como pessoa física também são considerados.

“Nosso objetivo com o desenvolvimento do Score Empreendedor é estimular os gestores a utilizar o conhecimento da pontuação, não só para ter mais acesso a empréstimos e financiar projetos, como também para manter um comportamento financeiro saudável”, diz Loyola. Em janeiro de 2018, o Brasil contabilizava cinco milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian. “Essas empresas geram 27% do PIB brasileiro, de acordo com levantamento do Sebrae. Por essa relevância no cenário econômico, elas precisam de estímulo constante para crescer de maneira sustentável”, completa.

Além da pontuação, o Score Empreendedor também disponibiliza:

• Fatores de Pontuação: explica quais informações são usadas na composição do Score Empreendedor de cada empresa;
  • Acesso Multiplataforma: o empreendedor MEI ou ME pode acessar o score por meio de qualquer device (computador, smartphone, tablet), sendo necessário apenas acesso à internet;
  • Conteúdo Educacional: vídeo com dicas para melhorar o score da empresa.

Metodologia Score Empreendedor

O Score Empreendedor é um modelo estatístico desenvolvido com base em informações cadastrais, dívidas em atraso e relacionamento com o mercado, tanto da empresa quanto do seu sócio majoritário.

Com base nessas informações, o Score Empreendedor segmenta o público em perfis semelhantes com relação ao crédito. Para cada perfil aplica um cálculo específico, determinando uma pontuação. Essa pontuação varia de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de uma companhia pagar seus débitos em dia. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de a empresa honrar suas dívidas.

Dessa forma, a Serasa classifica a empresa como Alto Risco de Crédito (score inferior a 400 pontos), Risco de Crédito Moderado (score entre 401 a 700 pontos) e Baixo Risco de Crédito (score superior a 700 pontos).

Serasa na Feira do Empreendedor Sebrae-SP

Entre os dias 7 e 10 de abril a Serasa Experian participa da Feira do Empreendedor Sebrae-SP 2018. Os empresários que visitarem o estande da Serasa poderão consultar seu Score Empreendedor. Além disso, durante o evento, a cada dia serão distribuídos 100 cupons para emissão gratuita de certificado digital para empresários cadastrados no portal Serasa Empreendedor (www.serasaempreendedor.com.br).

A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e reunirá expositores e consultores, com serviços voltados à atualização profissional dos empreendedores e ambientes que funcionarão como um grande balcão para parcerias e novas oportunidades de negócios. O evento também apresentará soluções tecnológicas para melhorar a produtividade das empresas.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news