Janeiro tem mais de 300 mil novas empresas e bate novo recorde histórico, revela Serasa Experian

Janeiro tem mais de 300 mil novas empresas e bate novo recorde histórico, revela Serasa Experian

  • Pesquisa
  • Publicada em 27/04/2020
  • Tempo de leitura: 5 minuto(s)

Alta de mais de 20% foi impulsionada pelas Sociedades Limitadas; região Norte se destaca com maior crescimento

São Paulo, 27 de abril de 2020 – O Brasil tem um novo recorde histórico de abertura de empresas em um único mês: janeiro de 2020 teve 320.512 empreendimentos. A alta foi de 21,7% com relação a janeiro/19, quando os maiores números haviam sido registrados até então – confira todos os dados aqui. Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, as Sociedades Limitadas puxaram a variação, uma vez que tiveram aumento de 78,8% no período. Ainda assim, os Microempreendedores Individuais são maioria, com representando 80,6% do total de novos negócios. Na análise com dezembro/19, o crescimento foi de 73,6%.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o mês registrou crescimento recorde por conta da necessidade dos brasileiros de gerar renda em um período econômico de crescimento abaixo do esperado. “Há uma demanda maior de novos negócios no início do ano, uma tendência natural pela queda da atividade durante as festas de fim de ano. Mas este ano ainda temos um alto nível de desemprego, o que faz com que as pessoas abram negócios e se formalizem para terem recursos financeiros e mais segurança no caso de imprevistos”, comenta.

Rabi pondera, contudo, que a recente paralisação de alguns setores em virtude do distanciamento social deve trazer desafios aos novos empreendimentos. “Empresas recém criadas, principalmente os pequenos negócios que contam com pouco capital de giro, são mais sensíveis a queda do faturamento e devem enfrentar dificuldades para manter o equilíbrio financeiro. O momento atual vai exigir desses novos empresários um replanejamento de metas, capacidade para otimizar recursos e habilidade para negociar prazos e condições com seus fornecedores e instituições de crédito”, afirma o economista.

Região Norte cresce 33,0% em janeiro; Amazonas se destaca entre os Estados

A região Norte se destaca entre as demais, com o maior crescimento no número de novas empresas desde março de 2019. No primeiro mês deste ano, a variação foi de 33,0% na relação com janeiro/19, com mais de 15 mil negócios abertos. O Centro-Oeste aparece na sequência, com 25,6% de crescimento. Entre os Estados, é o Amazonas que lidera o indicador, com alta de 56,4% no comparativo entre janeiro 2020 e 2019. Veja no gráfico:

Todos os segmentos apresentam aumento de mais de 10% em janeiro

 Janeiro/20 registrou crescimento de novas empresas em todos os segmentos, com destaque para Serviços (24,7%). A área representa 69,3% do total de negócios abertos no mês, bem acima do Comércio (22,1%) e Indústria (7,3%). Veja abaixo os dados completos:

A série histórica deste indicador está disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos.

Cuidar das finanças do negócio desde o início é essencial

Como as micro, pequenas e médias empresas dependem mais do capital de giro do que as companhias de porte maior, é importante que os novos empreendedores façam um planejamento financeiro desde o início da operação do negócio. Estar pronto para encarar momentos de incerteza e ter algumas estratégias planejadas podem fazer a diferença na manutenção da receita. Para isso, os especialistas da Serasa Experian dão algumas dicas:

– Expanda sua carteira de clientes e busque mercados que não haviam sido mapeados ainda.

– Utilize a tecnologia a seu favor, criando canais nas redes sociais e se cadastrando em aplicativos de entrega e outros sites de markeplace, que reúnem pequenos e médios lojistas de setores variados para novas vendas.

– Peça crédito com cautela, buscando sempre as menores taxas e prazos para o seu negócio.

Busque desde já implementar outras ações que impactarão as vendas e a fidelização de clientes, como oferta de brindes e benefícios para aqueles que compram com periodicidade.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.