No Brasil, cerca de 5,208 milhões de empreendimentos deste porte estão com dívidas atrasadas, aumento de 9,4% em relação ao mesmo mês de 2017

São Paulo, 04 de setembro de 2018 O Brasil encerrou julho de 2018 com mais um recorde histórico da inadimplência entre micro e pequenas empresas. O indicador de MPEs com dívidas em atraso chegou a 5,208 milhões no sétimo mês deste ano – o maior já apurado pela Serasa Experian desde março de 2016, quando teve início o levantamento. O aumento é de 9,4% frente a julho de 2017 (4,759 milhões). Já a comparação com junho deste ano (5,174 milhões) apontou aumento de 0,7%.

Segundo a avaliação dos economistas da Serasa Experian, o avanço entre os inadimplentes ainda demonstra os efeitos da lenta recuperação da economia brasileira para a atividade de micros e pequenas empresas. A expectativa é de que esse indicador comece a se estabilizar, diante das condições mais favoráveis para a renegociação de contas em aberto – um exemplo são as oportunidades reunidas pelo serviço Recupera PJ (www.serasarecupera.com.br) – incentivadas pela manutenção das taxas de juros em níveis baixos, o que permitirá aos empreendimentos desse porte retomarem a utilização do crédito para investir e voltar a crescer.

No sétimo mês de 2018, os setores de mercado repetiram em seus números os patamares de participação entre os 5,208 milhões de MPEs que estavam no vermelho. Serviços permaneceu à frente com 46,7% do total, com o Comércio (44,3%) e a Indústria (8,6%) na sequência.

As regiões brasileiras também voltaram a apresentar, em julho deste ano, seus respectivos referenciais na composição do total de micros e pequenos empreendimentos com CNPJs negativados no país. Sudeste lidera com mais da metade da participação (54,3%). Nordeste (16,1%), Sul (15,7%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (5,2%) permaneceram nas mesmas posições observadas pelo levantamento nos meses anteriores. Todas as regiões apresentaram alta na variação mensal, em relação a junho/2018, conforme tabela abaixo:

São Paulo se manteve absoluto entre os estados brasileiros em julho/2018, com 1,724 milhão de MPEs em situação de inadimplência e 33,1% no total do país, patamar semelhante ao de junho deste ano. A similaridade é observada ainda nas participações de Minas Gerais (10,9%) e Rio de Janeiro (8,3%), que completam as três primeiras posições ao ranking.

No comparativo julho/2018 versus junho/2018, Mato Grosso se destacou com a maior alta de micros e pequenas com dívidas em atraso (1,3%). Entre os estados que tiveram queda indicador estão Sergipe (-0,3%), Rio Grande do Norte (-0,1%)

Conheça os indicadores de participação e a variação mensal de todos os estados:

Inadimplência das empresas de todos os portes

Em julho de 2018 foram registrados 5,6 milhões de CNPJs negativados, o maior número da série histórica. O montante das dívidas chegou a 125 bilhões. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o acréscimo foi de 8,6%. Na comparação com junho deste ano, o número de empresas inadimplentes cresceu 0,6%.

Canais gratuitos da Serasa para ajudar microempreendedores

A Serasa Experian disponibiliza gratuitamente o Recupera PJ, um serviço online para as companhias renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores. Os empresários podem se cadastrar no site e acessar a página onde estarão relacionados os credores participantes com os quais a empresa possui alguma conta em aberto, que esteja na base de dados da Serasa. A ferramenta tem mais de dois mil credores, de diversos portes e segmentos, e oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos. Com isso, mais devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito.

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, também possui uma plataforma com diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados. A página (www.serasaempreendedor.com.br) também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.