Inadimplência de micro e pequenas empresas cresce 6,1% em maio, revela Serasa Experian

Inadimplência de micro e pequenas empresas cresce 6,1% em maio, revela Serasa Experian

  • Pesquisa
  • Publicada em 30/07/2019
  • Tempo de leitura: 5 minuto(s)

Inadimplência de micro e pequenas empresas cresce 6,1% em maio, revela Serasa Experian

Aumento foi verificado na comparação com o mesmo mês de 2018, período em que aconteceu a greve dos caminhoneiros

São Paulo, 17 de julho de 2019 – Segundo estudo da Serasa Experian, 5,434 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em maio de 2019, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior e novo recorde da série histórica. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, este resultado preocupa porque é comparado com o mesmo período em que aconteceu a greve dos caminhoneiros no ano passado. “Um crescimento de 6,1% um ano depois da greve, que teve grande impacto na economia, demonstra a estagnação econômica dos últimos 12 meses, que impacta diretamente no fluxo de caixa e na receita da companhia”, diz.

Na comparação com abril de 2019, quando 5,405 milhões de micro e pequenos empreendimentos estavam com dívidas atrasadas e negativadas, também foi identificado uma leve alta de 0,5%.

O setor de Serviços teve o maior crescimento na relação anual (10,5%), seguido pela Indústria (2,4%) e pelo Comércio (2,2%). Clique aqui para ver a tabela.

Por estado, o Rio de Janeiro teve o maior aumento (11,8%) no número de micro e pequenas empresas inadimplentes, no comparativo ano a ano. Na sequência está o Amapá, com 11,6%. Três Estados apresentaram queda: Alagoas (-5,4%), Rio Grande do Norte (-4,0%) e Piauí (-3,2%). Clique e veja a tabela com todos os Estados.

Inadimplência de empresas de todos os portes

Em maio de 2019, o número total de empresas inadimplentes de todos os portes (micro, pequena, média e grande) foi de 5,727 milhões, um aumento de 0,7% em relação ao resultado verificado em abril do mesmo ano (5,689). No comparativo anual, o crescimento foi de 4,5%. As micro e pequenas empresas representam 95% do montante total.

Acompanhar suas finanças de perto ajuda a evitar a inadimplência

É fundamental que os empresários cuidem da saúde financeira de seus negócios, analisando e revisando as contas constantemente. Alguns dos pontos principais que devem fazer parte desta análise são mensuração de indicadores-chave, fluxo de caixa e monitoramento de dívidas.

Por isso, a Serasa Experian dá algumas dicas para melhorar a saúde do negócio:

  • Identifique a raiz do seu problema financeiro. Elabore um diagnóstico das suas dívidas para ter um panorama geral da situação.
  • Elabore um fluxo de caixa. Ele ajudará a entender os gastos, faturamento e o lucro do seu negócio, além de ver como eles funcionam na prática. Ver como o fluxo de caixa é atualizado diariamente fica mais fácil identificar em quais áreas os gastos podem ser reduzidos – ou formas de antecipar créditos.
  • Renegocie as suas dívidas. Caso seja impossível pagar as dívidas, faça uma análise do quanto está devendo e de quais instituições/empresas podem atender ao seu pedido de negociação com mais vantagens e sem prejuízo no relacionamento com elas usando o Serasa Recupera.
  • Faça um planejamento financeiro. Evite problemas futuros enquanto renegocia suas dívidas, isso irá facilitar para que as mudanças promovidas durante a negociação sejam efetivas. Além disso, isso irá fazer com que os processos futuros sejam os mais tranquilos – e previne futuras dívidas não pagas. Para ajudar com esse acompanhamento mensal de contas, a Serasa oferece uma planilha de fluxo de caixa (totalmente grátis) que auxilia a manter a saúde do seu negócio.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.