São Paulo, 1º de outubro de 2019 – Segundo estudo da Serasa Experian, 5,5 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em julho de 2019, um novo recorde da série histórica iniciada em março/16. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 5,6%, impulsionado pelo segmento de Serviços, cuja participação em julho/19 foi de 48,4%, com alta de 9,6% na relação com o mesmo período de 2018. Comércio (42,8%) e Indústria (8,3%) aparecem na sequência, ambos com variação de 2,0% entre julho/19 e julho/18. Na comparação com junho de 2019, o acréscimo foi de 0,6%.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, "setores fortemente ligados à renda dos brasileiros, como o de Serviços, acabam reunindo o maior volume de empreendimentos com contas atrasadas e negativadas devido à precária geração de caixa. Com isso, os empreendedores buscam crédito para cobrir rombos em seus orçamentos, sem retorno imediato e, por isso, acabam deixando de honrar os compromissos financeiros", comenta.

Cresce 12% o número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Amapá

Por Estado, o Amapá teve a maior alta (12,0%) no número de micro e pequenas empresas com dívidas atrasadas e negativadas, no comparativo ano a ano. Na sequência estão Rio de Janeiro (10,8%) e Rio Grande do Sul (9,9%). Cinco Estados apresentaram queda: Santa Catarina (-12,6%), Alagoas (-5,0%), Rio Grande do Norte (-3,1%), Piauí (-2,7%) e Maranhão (-0,2%).

Inadimplência de empresas de todos os portes

Considerando empreendimentos de todos os portes (micro, pequenas, médias e grandes empresas), 5,8 milhões estavam com compromissos financeiros atrasados e negativados em julho/19, aumento de 4,4% em relação a julho/18. Na análise com junho/19, o número se manteve estável em 5,8 milhões. As micro e pequenas empresas representam 95% do montante total.

Negociar dívidas é fundamental para se livrar da inadimplência

Empresas de qualquer porte podem sofrer com problemas relacionados a organização financeira, que começa na falta de um controle ativo do caixa até questões relacionadas à administração do negócio. Todas estão sujeitas a impactos negativos dos movimentos da economia, por isso é preciso ter as contas e o planejamento em ordem para evitar surpresas e a dificuldade de acesso ao crédito por conta da inadimplência.

Caso o empreendimento, novo ou não, acabe deixando de honrar algum compromisso financeiro, a melhor alternativa para voltar ao mercado de crédito é renegociar a dívida. Para isso, é essencial fazer uma análise do quanto está devendo e para quais instituições. A Serasa Experian pode ajudar neste processo por meio do Serasa Recupera, plataforma gratuita na qual as empresas podem renegociar dívidas atrasadas com os credores participantes.

E para evitar problemas futuros, fazer o planejamento financeiro da companhia e facilitar as mudanças promovidas durante a renegociação, confira outras dicas da Serasa Experian: blog.serasaempreendedor.com.br/.

Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.