Serasa Expirian

Inadimplência com cheques sem fundos registra em setembro o menor nível do ano, diz Serasa

No nono mês de 2018, o índice de devoluções pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,67%. O percentual também é o menor registrado para setembro nos últimos 8 anos

São Paulo, 19 de outubro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, setembro deste ano atingiu o menor percentual de 2018 e dos últimos 8 anos quando considerado apenas este mês. O índice de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos fechou em 1,67% no nono mês deste ano.

O percentual deste mês apresentou queda em relação a agosto de 2018 (1,78%) e também nos números do consolidado de setembro do ano passado (1,78%). Já no acumulado de janeiro a setembro de 2018, o índice de cheques sem fundos foi de 1,93%, representando o menor número nos últimos oito anos, quando atingiu 1,80% em 2010.

Confira abaixo os números mensais na tabela e o gráfico com o levantamento mensal do indicador entre setembro/2017 e setembro/2018:

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a menor utilização dos cheques como meio de pagamento, o patamar mais baixo das taxas de juros e o recuo da inflação após o repique causado pela greve dos caminhoneiros, têm contribuído para a redução da inadimplência com cheques no país.

Indicador por estados e regiões

Em setembro/2018, o percentual de cheques sem fundos por regiões brasileiras também apresentou uma queda em comparação a agosto:

Já no levantamento por estados, o resultado acumulado de janeiro a setembro deste ano repetiu a composição do ranking observada no período anterior (janeiro-agosto/18). Amapá se manteve na primeira posição (13,23%) e Rondônia ficou em último (1,46%). Clique aqui e baixe aqui a tabela, em Excel, com os dados de cada estado e a série histórica de cada estado (percentual de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos).

 Confira abaixo o ranking completo de cheques devolvidos de janeiro a setembro de 2018 nos estados e regiões:

A série histórica deste indicador está disponível em

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do indicador

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Todos os dias,

Você também lê esta notícia em http://noticias.serasaexperian.com.br