Desde abril a Serasa disponibiliza gratuitamente a consulta ao Serasa Score, pontuação do consumidor, que auxilia as empresas na tomada de decisão de crédito. Veja quais são as perguntas mais comuns sobre a ferramenta

1. O que é o score?

Score é uma pontuação de crédito atribuída a cada consumidor, baseada em informações públicas do mercado sobre pagamentos e movimentações financeiras, dados disponibilizados pela abertura do Cadastro Positivo e (ou) informações constantes nos birôs de crédito sobre dívidas não pagas. Os credores utilizam o score para saber se é seguro emprestar dinheiro/conceder crédito àquele cliente.

2. O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados e, caso tenha o Cadastro Positivo aberto na Serasa, o pagamento dos seus compromissos financeiros em dia. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.

O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score. A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

3. Eu posso ter acesso ao Serasa Score?

Desde o dia 5 abril de 2017 os brasileiros já podem conhecer gratuitamente seu Serasa Score, disponível no site www.serasascore.com.br

4. Quem utiliza o Serasa Score?

Rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços e empresas que concedem crédito aos consumidores de modo geral.

5. Para que serve o Serasa Score?

Antes de decidir se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta. É assim com pessoas e também com empresas. Antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados para que possam fazer uma análise mais adequada antes de fechar o negócio, ajudando a realizá-los com menor custo, maior agilidade e segurança. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.

6. Como é composto o Serasa Score?

O Serasa Score é formado com base em informações cadastrais, negativas e positivas (desde que o consumidor tenha aberto o cadastro positivo na Serasa), disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta, e relacionados às consultas realizadas pelos clientes da Serasa.

7. Qual a vantagem de ter uma boa pontuação no Serasa Score?

A boa pontuação do Serasa Score pode ser o diferencial para viabilizar ou até melhorar uma negociação de crédito, que pode ter condições mais justas, com juros adequados ao perfil do consumidor com boa pontuação, permitindo a democratização da avaliação de risco de crédito.

8. O que ajuda a aumentar a pontuação do Serasa Score?

A pontuação do Serasa Score é dinâmica e é calculada no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa. Manter o nome limpo, pagar as contas em dia, conservar os dados cadastrais atualizados na Serasa são atitudes que contribuem para não baixar a pontuação.

9. Quem não tem hábito de comprar a prazo pode prejudicar o próprio Serasa Score?

A compra a prazo e o seu pagamento ajuda a mostrar para o mercado que aquele consumidor assume dívidas e as honra em dia. Porém, é válido destacar que o importante é que esses pagamentos sejam acompanhados pelo mercado e para isso é necessário abrir o Cadastro Positivo. O cadastro vai registrar os pagamentos em dia dos compromissos financeiros, como cartão de crédito, por exemplo, além das contas honradas nas datas de vencimento. Essas informações podem ajudar a melhorar o score. Para saber mais sobre o Cadastro Positivo, acesse www.cadastropositivo.com.br.

10. Se o consumidor já tem o Cadastro Positivo aberto, as informações constarão no Serasa Score?

Sim. O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo aberto na Serasa. As empresas têm um prazo de até sete dias para iniciar o envio das informações positivas para a Serasa a partir do recebimento ou efetivação da adesão ao Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo reúne todo o histórico de crédito do consumidor e não só as contas que ele deixou de pagar: seus financiamentos, cartões de crédito, empréstimos com bancos e com o comércio, além de outras contas pagas todos os meses. Ele permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

SerasaConsumidor

Serasa Consumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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