Especialistas da Serasa dão 10 dicas para o empresário driblar a inadimplência e vender com segurança

Orientações compartilhadas no webinar gratuito mostraram como reduzir riscos nas compras a crédito para otimizar resultados e melhorar a saúde financeira dos negócios

São Paulo, 30 de julho de 2018 – Planejamento, controle, informação e tecnologia: combinados, esses recursos podem fazer uma grande diferença na hora de combater o risco de inadimplência dos clientes, assegurar a saúde financeira da empresa e alavancar vendas. Essa foi uma das orientações compartilhadas durante o webinar gratuito e interativo “Estratégias para vender mais e driblar a inadimplência”, realizado pela Serasa Experian no último dia 25. O material está disponível na íntegra, no portal da Academia Serasa Experian, escola de negócios que tem o objetivo de ampliar e reciclar o conhecimento de profissionais de mercado. Clique aqui e assista!

Durante o webinar, foram abordados fundamentos, práticas de mercado e exemplos de casos reais de gestão para mostrar como empreendimentos, principalmente de micro, pequeno e médio portes, podem se instrumentalizar para conduzir uma análise de crédito mais consistente e segura, e escapar das armadilhas originadas pelo processo de venda financiada a consumidores ou empresas.

“É fundamental que os empresários entendam o seu ambiente de atuação, consigam identificar oportunidades e riscos em seus negócios, e estejam conectados com as variáveis internas e externas capazes de afetar seus resultados financeiros”, afirmou o líder do time de Inteligência de Crédito da Serasa Experian, João Machado.

Tão bom quanto alavancar vendas é garantir que os clientes paguem suas dívidas em dia. O atual cenário econômico, marcado pela inadimplência recorde de pessoas e de empresas no Brasil, não é o momento de cruzar os braços e esperar a crise passar para agir – enfatizou durante a sua participação no webinar Robinson Oliveira, instrutor da Academia Serasa Experian.

“É possível gerar vendas a prazo com mais qualidade, critério e segurança, a partir de decisões que influenciem de forma positiva o desempenho da empresa. Isso vale para todos os negócios, especialmente os de pequeno e médio portes, pois existem mecanismos que agilizam a mensuração de indicadores para mitigar riscos e criar condições de chegar ao equilíbrio financeiro”, acrescentou Oliveira.

Confira 10 dicas apresentadas pelos especialistas da Serasa Experian durante o webinar:

  1. Crie uma política de crédito e realize a gestão de riscos – Estes dois processos são fundamentais para definir o que priorizar na hora de vender parcelado, e determinar o quanto a empresa está disposta a se comprometer com a oferta desse tipo de financiamento, baseada na sua capacidade de fazer escolhas entre riscos e recompensas.
  1. Identifique tipos de riscos e estabeleça critérios de elegibilidade – São 3 passos a percorrer para selecionar quais clientes são merecedores de crédito, e estabelecer as condições para essa concessão: Coleta de informações, avaliação dos riscos e decisão de crédito.
  1. Classifique corretamente o risco de crédito de seus clientes – É recomendável combinar 2 formas de avaliação de risco de crédito: Análise objetiva – adotando sistemas de classificação de risco de crédito que ajudam a tomar decisões, por exemplo – e Análise Subjetiva – verificando o risco presente do cliente atrelado ao seu histórico de risco e às tendências de comportamento futuro, por exemplo.
  1. Faça da tecnologia uma aliada para ganhar tempo e prevenir riscos – Quanto mais automatizado for o processo de análise de risco de crédito do cliente, mais ágil, precisa e produtiva pode se tornar a sua tomada de decisão.
  1. Pratique o uso consciente da informação – Informações adequadas (completas, corretas e checadas) aplicadas à análise para financiar uma venda evitam que a empresa vá além do recomendado e acabe contribuindo para o superendividamento do cliente.
  1. Considere ferramentas como score para expandir a carteira – Além de proporcionar mais critério e segurança à avaliação de risco, metodologias desse tipo podem contribuir para evitar a concentração e obter uma melhor distribuição de perfis entre os potenciais compradores.
  1. Aprofunde a avaliação da saúde financeira – A combinar análises, por exemplo, ajuda a revelar históricos e situações de maior gravidade não explícitos, e que vão além da inadimplência, como o risco eminente de recuperação judicial ou falência.
  1. Priorize mensurações – Oriente a sua escolha com modelos matemáticos estatísticos que incorporem variáveis de informações financeiras, necessárias para avaliar grandes empresas.
  1.  Avalie o risco do sócio ou titular de MPMEs – O histórico do CPF por trás desses perfis de empreendimentos pode conter referências relevantes quanto à sua inadimplência.
  1.  Cuidado com a avaliação só em restrições por dívidas atrasadas – É essencial considerar outros aspectos, como crescimento de receita recente, porte, localização, tempo de fundação e o momento de mercado de seu segmento de atuação.

Canais gratuitos da Serasa para ajudar empresas

A Serasa Experian disponibiliza gratuitamente o Recupera PJ, um serviço online para as companhias renegociarem suas dívidas atrasadas diretamente com os credores e saírem da inadimplência. Os empresários podem se cadastrar no site e acessar a página onde estarão relacionados os credores participantes com os quais a empresa possui alguma conta em aberto, que esteja na base de dados da Serasa. A ferramenta tem mais de dois mil credores, de diversos portes e segmentos, e oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos. Com isso, mais devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito.

O Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, também possui uma plataforma com diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados. A página (www.serasaempreendedor.com.br) também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

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Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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