Ciclo de alta de inadimplência das empresas pode estar perto do fim, diz Serasa

Ciclo de alta de inadimplência das empresas pode estar perto do fim, diz Serasa

  • Pesquisa
  • Publicada em 09/05/2018
  • Tempo de leitura: 6 minuto(s)

Embora elevada e em nível recorde, pelo terceiro mês consecutivo, inadimplência das empresas ficou estável. De março de 2017 a março de 2018, 92 mil empresas buscaram renegociar suas dívidas pelo serviço gratuito e online Recupera PJ. Pequenas empresas representam 96%. Maioria dos acordos ocorreu no setor de serviços

São Paulo, 09 de maio de 2018 – Ainda que alto e em nível recorde (atingido em janeiro/18), o número de empresas inadimplentes ficou estável pelo terceiro mês consecutivo. O que, na avaliação dos economistas da Serasa Experian, pode ser um sinal de proximidade do fim do ciclo de alta da inadimplência das empresas. Em março, cerca de 5,4 milhões de CNPJs estavam negativados, aumento de 9,3% em relação a março de 2017, quando 5,0 milhões de CNPJs acusavam dívidas em atraso. O montante alcançado pelas dívidas das empresas foi de R$ 124,1 bilhões.

Inadimplência por setores

Entre os segmentos, o setor de serviços é o que reteve o maior número de empresas no vermelho em março/2018, com 47,7% do total, aumento de 1,2 ponto percentual em relação a março de 2017. Na sequência, as empresas do comércio apresentaram 42,8% de CNPJs negativados, queda de 1,2 ponto percentual se comparado ao mesmo período do ano passado. Na terceira posição, as indústrias, com 8,5%, queda de 0,2 ponto percentual na comparação ano a ano.

Segundo os economistas da Serasa, o crescimento econômico maior neste ano e mais disseminado entre os diversos setores e não apenas concentrado na agropecuária como foi em 2017, e a continuidade da queda das taxas de juros, facilitando a renegociação das dívidas, tendem a colaborar na estabilização do nível de inadimplência das empresas.

Empresas renegociam R$ 87 milhões na ferramenta Serasa Recupera

De março de 2017 a março de 2018, 92 mil companhias inadimplentes buscaram renegociar suas dívidas atrasadas e sair do vermelho por meio do serviço online de renegociação de dívidas para empresas, o Serasa Recupera (www.serasarecupera.com.br), num montante de R$ 87 milhões. As negociações concentraram-se no período da tarde, das 12h às 17h, às terças e quartas-feiras.

As pequenas empresas lideraram as renegociações, com 96%. As médias representaram 3% e a grandes, 1%. A maioria das empresas que limpou o nome veio do setor de serviços, com 54%. Na sequência, o comércio, com 37% e a indústria, com 9%.

A ferramenta conta com 2800 credores, de diversos portes e segmentos, e oferece um ambiente ágil e seguro para o fechamento de acordos. Com isso, mais devedores podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito. As consultas para o devedor são gratuitas e o cadastro na ferramenta permite que essas empresas sejam avisadas sobre a inclusão de novos débitos com os credores participantes.

“A ferramenta oferece um ambiente ágil, que propícia uma alternativa adicional para credores renegociarem as dívidas com seus clientes. Com isso, mais empresas devedoras podem sair do vermelho e retomar o acesso ao crédito”, diz o diretor de Pessoa Jurídica da Serasa, Marcelo Leal.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.