Serasa Experian

Atividade do comércio recua 0,5% em novembro, aponta Serasa Experian

Queda foi maior para o segmento de veículos, motos e peças

São Paulo, 10 de dezembro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 0,5% em novembro, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Quando comparado com novembro/17 houve alta de 5,4%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até novembro, a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em novembro foi impactada negativamente pelos excessos de feriados e suas respectivas “pontes” que aconteceram naquele mês, diminuindo o fluxo dos consumidores nas lojas.

Três segmentos varejistas apresentaram recuos em novembro/18, a saber: móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,8%); veículos, motos e peças (-1,0%); e combustíveis e lubrificantes (-0,9%), sempre na comparação com outubro/18. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas manteve-se estável em novembro/18 e, no território positivo, encontramos os segmentos de material de construção (0,9%) e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,6%).

No acumulado do ano até novembro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 11,7% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,7%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,0%); material de construção (-5,1%).

A série histórica deste indicador está disponível em

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.