Atividade do comércio cresce 1,5% em agosto, mas tem o pior desempenho dos últimos quatro meses, revela Serasa Experian

Atividade do comércio cresce 1,5% em agosto, mas tem o pior desempenho dos últimos quatro meses, revela Serasa Experian

  • Pesquisa
  • Publicada em 16/09/2019
  • Tempo de leitura: 4 minuto(s)

São Paulo, 16 de setembro de 2019 – O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apresenta uma desaceleração no movimento dos consumidores em lojas de todo o país em agosto de 2019, quando comparado com o mesmo mês de 2018. Apesar do aumento de 1,5%, este é o pior desempenho desde maio, quando o crescimento foi de 4,0%. Quando comparado com julho/19, a queda foi de -0,9%, enquanto a variação do acumulado dos oito primeiros meses do ano mostrou alta de 0,9%.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, este movimento sinaliza uma desaceleração, mas ainda não é possível apontar uma tendência. “A fraca recuperação da economia e os altos índices de inadimplência do país ainda fazem os consumidores priorizarem outros gastos. Ainda temos datas importantes para o comércio no segundo semestre, que irão impactar o indicador”, comenta. Ainda assim, o Dia dos Pais fez com que a atividade ficasse positiva, já que em 2019 a data teve o melhor desemprenho dos últimos seis anos.

Tecidos e veículos foram os que mais impactaram o movimento no comércio

A alta de 1,5% na variação anual (agosto/18 x agosto/19) foi puxada pelos segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e por veículos, motos e peças, que apresentaram crescimento de 3,8% e 3,7%, respectivamente, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Materiais de construção (2,8%), móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática (1,9%) e Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,1%) também apresentaram alta, enquanto combustíveis e lubrificantes tiveram queda de -5,9%.

A variação entre agosto/19 e julho/19, feitos os ajustes sazonais, mostra que os segmentos mais impactados foram Combustíveis e Lubrificantes e Veículos, Motos e Peças, ambos com queda de -1,4%. No acumulado de janeiro a agosto de 2019, o crescimento de 0,9% foi impulsionado por Veículos, Motos e Peças (10,6%) e Material de Construção (5,6%). Os demais segmentos apresentaram queda.

No link a seguir, é possível conferir toda a série histórica deste indicador: https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a Imprensa

Marianna Fumo | (55 11) 2847-3437 | marianna.fumo@edelman.com
Brunna Freitas | (55 11) 3060-3366 | brunna.freitas@edelman.com