- 57,9% das dívidas foram pagas ou renegociadas e contas acima de R$ 10 mil tiveram maior índice de quitação (70,6%);
- Setor de "Utilities" liderou os pagamentos (68,0%), enquanto as securitizadoras tiveram menor índice (2,6%).
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelaram que 57,9% das dívidas negativadas em outubro de 2024 foram pagas ou renegociadas pelos consumidores inadimplentes em até 60 dias da negativação, ou seja, até dezembro. Quando analisados os valores das dívidas, os compromissos acima de R$ 10 mil apresentaram a maior taxa de pagamentos no período (70,6%). Veja, nos gráficos abaixo, a visão do indicador dos últimos 12 meses e o recorte por valor da dívida:
“A queda de 3,5 pontos percentuais em relação a setembro na recuperação das dívidas reforça a dificuldade das pessoas em acertar suas contas diante do contexto de alta taxa de juros e aceleração da inflação, o que impacta diretamente a capacidade financeira das famílias, tornando a recuperação de crédito um desafio”, afirma a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Setor de "Utilities" lidera pagamentos
Na análise setorial, o segmento de "Utilities", que engloba contas de consumo como água, luz e gás, foi o mais priorizado pelos consumidores na hora de quitar seus débitos (68,0%). Por outro lado, as securitizadoras, empresas que compram carteiras de dívidas para posterior cobrança, tiveram a menor taxa de recuperação, com 2,6% das dívidas pagas. Veja, no gráfico a seguir, a visão completa com a comparação do mesmo mês em 2023:
Regiões Sudeste e Sul destacam-se na recuperação de crédito
Entre as regiões do país, a Sudeste e a Sul registraram os melhores índices de pagamentos, com 60,6% e 60,5% das dívidas de outubro sendo regularizadas em até 60 dias, respectivamente. Na sequência vieram o Nordeste (59,2%) e o Norte (48,8%). O Centro-Oeste teve o menor índice de recuperação (47,1%). Confira os percentuais por Unidades Federativas (UFs) no gráfico a seguir:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.