Menu
Já possui uma conta? Meu primeiro acesso / Login
 

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

DENUNCIE


Menu

Para conhecer nossos serviços, ligue para:

3004-7728
para capitais e regiões metropolitanas
0800 773 7728
demais localidades, exclusivo para chamadas de telefone fixo

Spam & Cia

Dicas para combater o spam e evitar o risco que ele representa

O spam é uma das maiores pragas da Internet. Esse nome é dado às mensagens indesejadas, não solicitadas, enviadas aos endereços de e-mail ou a serviços de mensagem instantânea.


É cada vez maior o número de mensagens que os internautas recebem fazendo propagandas dos mais diversos tipos. Propostas financeiras, melhoras na vida sexual, divulgação de sites, propaganda de produtos supostamente revolucionários, ofertas tentadoras; enfim, uma série de mensagens não solicitadas, de remetente desconhecido, invade as caixas postais de e-mails causando transtornos aos usuários e prejuízos aos provedores, já que quase metade das mensagens que armazenam em seus servidores são spams.


Lamentavelmente, ainda não existe uma ferramenta eficaz contra o spam. Programas para combater o spam já foram lançados e estão em constante processo de melhoria, mas nenhum ainda conseguiu mostrar grande eficiência. Reunimos algumas recomendações dos especialistas para evitar que sua caixa postal seja inundada pelo lixo eletrônico.


Não responda ao spam

Jamais responda às mensagens de spam. A grande maioria dos spams vem com um texto dizendo algo como “clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens”, ou “responda a esta mensagem com o assunto Retirar para excluir seu e-mail de nosso banco de dados”. Nunca mande e-mail aos spammers, mesmo que seja para xingá-los. Muitas vezes esse artifício é utilizado para confirmar a existência de um endereço de e-mail válido e ativo.


Ao identificar uma mensagem de spam

Apague antes mesmo de ler e evite entrar em sites conhecidos por enviar spam para divulgar seus serviços. Se os remetentes de spam perceberem que seus e-mails estão sendo ignorados, poderão sentir-se desencorajados.


Não clique em nenhum link para descadastramento.

Em alguns casos, basta um clique para você confirmar que o seu endereço existe e está ativo.


Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida

Eles podem conter vírus do tipo trojan horse, ou cavalo de troia, e outras aplicações prejudiciais que ficam ocultas para o usuário, mas que permitem a ação de fraudadores sobre sua conta bancária e cartões de crédito a partir de informações capturadas após a digitação no teclado.


Características de e-mails falsos usados em golpes on-line

Erros de português

É muito comum encontrar erros crassos de português nos e-mails falsos, além de uma formatação malfeita nos textos. Esses são sinais de que provavelmente o e-mail é falso, já que as empresas legítimas tomam cuidado para enviar textos bem escritos e formatados.


Endereço estranho ou desconhecido

Os golpistas costumam incluir endereços da web nos e-mails falsos para coletar informações das vítimas. Alguns têm o cuidado de criar endereços bem parecidos com os da empresa que usam como disfarce, mas é possível identificar o golpe pelo endereço estranho. Por exemplo, no lugar de www.nomedobanco.com.br, o link pode ser www.nomedobanco-sp.com.br.


Hospedagem gratuita

Empresas legítimas não hospedam seus sites em serviços gratuitos, como HpG, Geocities, Lycos, Kit.Net ou Gratisweb. Portanto, se você receber um e-mail que o direcione para uma página num desses serviços, desconfie. Normalmente, as empresas possuem seu próprio domínio, como www.nomedaempresa.com.br.


Pedido de divulgação

Os golpistas on-line têm várias maneiras de distribuir seus e-mails falsos e, muitas vezes, pedem para as próprias vítimas divulgarem o golpe, incluindo no e-mail o texto “envie para o maior número de pessoas possível”. As empresas que fazem divulgação pela web usam seus próprios bancos de dados para enviar e-mails e nunca recorrem a esse recurso.


Oferta válida somente pela Internet

Há empresas que fazem ofertas válidas apenas pela Internet. Quando essas empresas são legítimas, colocam à disposição do internauta um telefone de contato para atendê-lo. É comum encontrar em golpes por e-mail a afirmação de que a promoção ou oferta só é válida pela Internet, na tentativa de evitar que o internauta entre em contato com a empresa real e descubra que a oferta é um golpe.


Além disso, os internautas devem ficar atentos a ofertas que incluem preenchimento de cadastros, acesso a links ou download de arquivos. É recomendável ignorar essas ofertas ou entrar em contato com a empresa responsável e verificar se são reais.


Tomando esses cuidados, é possível ficar mais seguro e evitar as armadilhas digitais que surgem todos os dias.