Serasa Experian

Patrocínios e afins

O incentivo às causas sociais e do meio ambiente são importantes para nós.

PATROCÍNIOS

Associação Brasileira de Educação Financeira – Projeto Educação Financeira Itinerante

O Brasil vive um momento em que, segundo os economistas da Serasa Experian, o enfraquecimento do ritmo de crescimento econômico contribui para manter em patamares elevados as taxas de desemprego no país e, consequentemente, os níveis recordes de inadimplência do consumidor. Diante disso, temos um cenário no qual sabemos que a educação é a base para a formação e o desenvolvimento do individuo.

Por outro lado, temos a educação financeira, discutida por várias instituições, que fortemente trabalham na promoção de projetos alinhados à Estrégia Nacional de Educação Financeira.

Pensando nisso, realizamos uma parceria com Associação de Educação Financeira (uma Oscip, criada em 2011 pela ANBIMA, BM&F BOVESPA, CNSEG e FEBRABAN, com os objetivos de coordenar e executar as ações transversais da ENEF e promover a educação financeira no Brasil por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais relacionadas ao tema), para que pudéssemos formar professores, para que esses, dentro de suas disciplinas, possam falar de educação financeira de forma transversal, independentemente da área em que atuam.

Com isso, deixamos um legado nas cidades por onde o caminhão e barco do Serasa Itinerante (projeto que tinha como principal objetivo aumentar o leque de canais de atendimento e se aproximar para empoderar ainda mais o consumidor, possibilitando que ele tenha em mãos o seu histórico financeiro e o domínio da sua situação econômica com acesso à informação de qualidade) passou e trabalhamos na prevenção ao superendividamento e inadimplência.

Como resultado desse patrocínio, atuamos em 22 estados e no DF, 38 municípios, realizamos 60 oficinas, formamos mais de 1.500 professores que devem impactar mais de 20 mil alunos.  

Projeto Tamar e Serasa Experian, Uma Parceria pelo Meio Ambiente

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente são muito importantes para a Serasa Experian. Em nosso dia a dia, utilizamos as melhores práticas socioambientais e, através da área de Sustentabilidade Corporativa, envolvemo-nos em projetos que causem um impacto positivo no nosso planeta.

Um deles é o Projeto TAMAR, uma instituição de referência em educação ambiental, que vem ao encontro de nossas práticas e diretrizes. Criado em 1980, é reconhecido internacionalmente como uma das experiências de conservação marinha mais bem-sucedidas do mundo e serve de modelo para outros países, especialmente porque envolve comunidades costeiras diretamente no seu trabalho social e ambiental.

Com o patrocínio da Serasa Experian, o Espaço Temático sobre o Lixo no Mar, que fica na sede do TAMAR, em Ubatuba, foi completamente revitalizado.

O TAMAR recebe cerca 40 mil pessoas por mês na alta temporada, entre escolas, universidades, pesquisadores e famílias que procuram diversão. Agora, conta com um novo TAMAR, graças ao patrocínio realizado pela Serasa Experian.

Os programas de conscientização permanente e educação ambiental continuam informando os usuários de praia, moradores, empresários, pescadores e turistas sobre a importância da colaboração entre todos, para que as tartarugas possam continuar seu ciclo de vida e a preservação do meio ambiente.

Outros patrocínios

Conalife

CKZ - Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão

Infi

Fórum Sim à Igualdade Racial

Nadador Paratleta - Alex Palhares

 

INICIATIVAS

Mapeamento Nacional de Educação Financeira e Selo ENEF

O Mapeamento Nacional de Iniciativas de Educação Financeira é uma ação conduzida pela Estratégia Nacional de Educação Financeira, que realiza um levantamento geral da situação no país. Um primeiro levantamento realizado em 2013, com Patrocínio da Serasa Experian, identificou mais de 890 iniciativas por todo o Brasil. O mapeamento é uma iniciativa de extrema relevância para o entendimento do perfil das iniciativas e dos públicos atendidos, o que permite um maior aprofundamento das reais necessidades de desenvolvimento do tema. Já o Selo ENEF é concedido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira. É uma marca que identifica as iniciativas de Educação Financeira, desenvolvidas por meio de ações de informação, formação e orientação, alinhadas com as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. É oferecido a órgãos ou entidades, públicas ou privadas, de forma individual ou em conjunto, que tenham implementado uma ou várias iniciativas de educação financeira.

Em 2018, a Serasa Experian, que acredita que o nosso investimento social deve mobilizar a sociedade em torno de causas relevantes, promover transformações sociais efetivas, influenciar e fortalecer as políticas públicas, patrocinou uma nova edição do mapeamento de Nacional de Educação Financeira e Selo ENEF. Como resultado desse patrocínio, pretendemos:

– Obter o mapeamento dos esforços de Educação Financeira no Brasil;

– Identificar os perfis de atuação;

– Apoiar o reconhecimento de práticas relacionadas ao tema educação financeira.

 

INDEF

A Serasa Experian criou o Indicador de Educação Financeira (INDEF) para conhecer e avaliar o nível de educação financeira da população no Brasil. Este é o único indicador do país com metodologia para avaliar os subíndices ConhecimentoAtitude e Comportamento.

Confira aqui o release da quarta edição do indicador, lançado em março de 2018.

Outras Iniciativas

Rede Empresarial de Inclusão Social

Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

Juntos na TI

Pride Connection

He For She

Princípios do Empoderamento Feminino – ONU Mulheres

 

SELOS E RECONHECIMENTO

Selo Sim à Igualdade Racial

Instituto Identidades do Brasil (ID-BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial, desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como rege o objeto 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).

 

Certificação LEED  – Silver

A preocupação com a sustentabilidade norteou a construção da nova sede da Serasa Experian em SC, desde a contratação da construtora até a compra de insumos. Inaugurado em 2017 o prédio tem o certificado Leed, que chancela a edificação com parâmetros ambientais. Todos os materiais usados foram comprados de fornecedores da região, evitando a emissão de gás carbônico no transporte e fortalecendo a economia local. A unidade capta água da chuva, tem como premissa a eficiência energética, tem um programa de reciclagem de lixo, apoiando cooperativa local que beneficia mais de 35 famílias altamente vulneráveis. A exemplo da sede em São Paulo, erguida em 2002 e considerada o primeiro prédio sustentável do país, a nova unidade também é uma construção inclusiva.

 

Selo Direitos Humanos e Diversidade de 2018

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é uma política de reconhecimento de boas práticas para a promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade por meio de dois eixos centrais: a difusão de práticas inovadoras e a formação de uma rede de organizações premiadas; implementada por organizações públicas e privadas que atuam na cidade de São Paulo. Nesta primeira edição, fomos reconhecidos pela categoria Juventude com o Programa Sonhos Reais.

As organizações, cujas práticas serão reconhecidas pelo Selo farão parte de uma rede de acompanhamento, visando à troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.

Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC),  o Programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade é uma das 53 metas do Programa de Metas 2017-2020 da Prefeitura de São Paulo.

 

CEO com Propósito – Inovação para diversidade nas empresas brasileiras – Ideia Sustentável

A Serasa Experian está entre as 10 empresas que se destacaram em uma pesquisa com mais de 100 companhias que vêm inovando para criar uma cultura de diversidade, promovida pela Plataforma Liderança Sustentável.

 

 

CONTRIBUIÇÕES ASSOCIATIVAS

Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. É uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

O GIFE é a associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas. Nascido como grupo informal em 1989, o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, foi instituído como organização sem fins lucrativos, em 1995. Desde então, tornou-se referência no país no tema do investimento social privado. são atualmente 141 associados (clique aqui para conhecê-los) que, somados, investem por volta de R$ 2,9 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros.