Boas práticas na análise de crédito
por Serasa Experian

Não é um exagero afirmar que a maior parte dos empresários tem como principal objetivo aumentar as vendas. As principais estratégias incluem promoções em datas comemorativas, campanhas de comunicação ou facilidades no pagamento. As ações para aumentar o volume de vendas são inúmeras. Mas na hora de conceder crédito, você tem um procedimento de análise de crédito bem definido? Seja em uma venda parcelada ou com cheques pré-datados, é imprescindível para o empresário realizar uma boa avaliação de crédito. Lembre-se que pior do que não vender, é não receber.

Boas práticas na análise de crédito - Blog Serasa Experian

 

DEFINA O PADRÃO

A profundidade da análise deve estar ligada ao valor do crédito que será concedido. Aquelas transações que envolvem valores baixos, podem passar por uma avaliação mais rápida com base em menos informações. Já quando a cifra for elevada e puder gerar algum impacto no fluxo de caixa da empresa, é recomendável realizar um estudo mais criterioso. O ideal é definir um valor limite, acima do qual será feita uma análise mais criteriosa.

 

FAÇA UMA ANÁLISE DE CRÉDITO

Para créditos de alto valor, é comum que a empresa solicite o fornecimento de informações ou até garantias do interessado, com o objetivo de reduzir o risco de inadimplência. Confira sempre a veracidade dos dados documentais, como identidade, CPF ou CNPJ, endereço e contracheque. Se os documentos forem relacionados a uma empresa, não se esqueça de solicitar também dados referentes aos sócios, uma vez que problemas financeiros deles podem afetar negativamente as dívidas assumidas pela empresa.

Algumas soluções disponíveis no mercado agilizam estes processos. A Serasa Experian disponibiliza o serviço de Consulta CNPJ ou CPF, que entrega relatórios completos, com dados cadastrais, negativações e muito mais. Toda a etapa de validação da documentação pode ser realizada em um único lugar, online e em tempo real.

 

ACOMPANHE AS MUDANÇAS

Para aquisições com um número elevado de parcelas ou para clientes que realizem compras frequentes, sempre faça periodicamente as mesmas verificações. Clientes Serasa podem contar com o serviço Gerencie Carteira, que irá avisar sobre qualquer alteração cadastral ou negativação dentro da sua carteira de clientes. E lembre-se que, apesar dos riscos envolvidos, as vendas baseadas em crédito são importantes para qualquer empresário. Não deixe de usá-las, elas apresentam uma facilidade que pode ser fator determinante na decisão de compra dos seus clientes.
 
Você conhece seus clientes e fornecedores?

Veja também