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Recuperação de clientes inadimplentes

Você sabe qual carta de cobrança deve usar?

O número de inadimplentes no Brasil é alarmante. Segundo os dados da Serasa Experian são aproximadamente 60 milhões de brasileiros que não estão conseguindo honrar seus compromissos financeiros.

Somente no primeiro trimestre de 2016 mais de dois milhões de devedores entraram na lista por falta de pagamento.

Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, o consumidor é negativado nos birôs de crédito. O levantamento da Serasa Experian aponta que a cada trimestre cresce a quantidade de pessoas que se somam aos já negativados.

Diante desse cenário, é importante tomar algumas medidas para evitar problemas no fluxo de caixa por conta da falta de pagamento.

Opte pelo envio de carta de cobrança

Depois de tentar um contato amigável com o devedor e enviar notificações sobre a necessidade de quitação da dívida, o próximo passo é enviar uma carta de cobrança. Existem alguns modelos de carta de cobrança de acordo com a ocasião.

Veja:

Carta de cobrança

Trata-se de um serviço que localiza e informa pessoas físicas e jurídicas sobre dívidas não pagas.

Com base nas informações fornecidas pelos clientes, a Serasa Experian envia uma carta-comunicado para o endereço do consumidor e/ou empresa devedora, informando a existência de uma dívida não paga (anotação) com o seguinte detalhamento:

  •         Valor do débito
  •         Data de vencimento do contrato
  •         Número do contrato
  •         Dados para contato com a instituição credora

Estas informações podem ser transmitidas para a Serasa Experian via arquivo especifico (layout de negativação de 600 posições, recomendado para clientes com alto volume de anotações) ou pela página de produtos exclusivos, por meio do Sisconvem (recomendado para anotações pontuais ou clientes com volumes pequenos de dívidas).

Após o envio da carta, o inadimplente deverá entrar em contato com a instituição credora em até 10 dias para regularizar sua situação e evitar que a sua anotação seja disponibilizada para o mercado, através dos relatórios da Serasa Experian.

Principais vantagens:

  •         Facilidade e segurança para localizar e comunicar seus clientes sobre débitos em aberto.
  •         Precisão no processo de cobrança.
  •         Redução de tempo e de custos para cobrar dívidas.
  •         Oferta diferenciada de pagamento para os clientes inadimplentes, por meio da carta-boleto.
  •         Melhora significativa no percentual de recuperação de créditos, em média, 50%.
  •         Aumento da lucratividade devido à redução de gastos com o processo de cobrança e a emissão de boletos.
  •       Otimização das ações de cobrança e favorecimento do fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso, diferenciando propostas e descontos.

Carta de cobrança com boleto

A carta-boleto, da Serasa Experian, permite a inclusão de um boleto bancário na carta-comunicado enviada no processo de negativação Pefin/Refin, a fim de facilitar e incentivar a regularização do débito pelo consumidor.

O boleto bancário tem o formato padrão da Cnab/Febraban, permitindo que os sistemas dos clientes se adaptem facilmente ao envio das informações para compensação bancária e garantindo que o pagamento seja realizado em toda a rede de bancos e via internet.

O envio da carta-boleto facilita e incentiva a regularização do débito por meio da inclusão de boleto bancário na carta-comunicado e conta com a força da marca Serasa Experian para incentivar o devedor quanto ao pagamento da dívida, possibilitando a antecipação do recebimento.

Escolha o modelo de carta ideal e otimize as ações de cobrança da sua empresa, favorecendo o fechamento de acordos com os diversos perfis de consumidores em atraso.

Os principais benefícios da carta-boleto são:

  •         Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI).
  •         Permite identificar os bons pagadores e reforça o relacionamento com o cliente.
  •         Redução de custos com processos de recuperação antes e após a negativação.
  •         Possibilita pagamento do boleto em qualquer banco ou pela internet.
  •         Apresenta custo menor que a emissão de boleto bancário.
  •         Minimiza o impacto de sistemas.

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Segunda carta-boleto

Ao optar pela carta-boleto você passa a contar com uma solução que permite o envio de uma segunda comunicação do Pefin/Refin para o cliente inadimplente com dívida ativa na base do Pefin/Refin, com a intenção de incentivá-lo a regularizar o débito.

O Segundo Comunicado pode ser enviado com ou sem boleto bancário, para o mesmo endereço ou um novo.

Principais benefícios:

  •         Maximização do Retorno sobre Investimento (ROI).
  •         Permite identificar os bons pagadores e reforça o relacionamento com o cliente.
  •         Redução de custos com processos de recuperação antes e após a negativação.
  •         Possibilita pagamento do boleto em qualquer banco ou pela internet.
  •         Apresenta custo menor que a emissão de boleto bancário.
  •         Minimiza o impacto de sistemas.

Gerenciar carteira

Para manter o foco nos clientes mais rentáveis e o controle dos riscos em negócios, a Serasa Experian conta com a ferramenta Gerencie Carteira.

Essa solução permite o monitoramento individual de consumidores ou empresas e o acompanhamento global da evolução da carteira de clientes.

Com o Gerencie Carteira, você detecta oportunidades e riscos, podendo fazer a melhor oferta no momento mais propício para os clientes mais adequados, ajustando os limites de crédito à situação financeira destes, além de programar uma ação de cobrança mais eficaz.

“Incremente sua rentabilidade mantendo-se atento ao seu maior patrimônio: sua carteira de clientes.”

Esclareceu suas dúvidas sobre os modelos de carta de cobrança?  Veja aqui qual o melhor momento para usar a carta de cobrança e conte com nosso apoio para manter a saúde financeira da sua empresa.



 

Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.