Blog > Consultoria Financeira, Finanças > 8 dicas para melhorar a gestão do seu negócio e otimizar resultados

Finanças

8 dicas para melhorar a gestão do seu negócio e otimizar resultados

Uma empresa não vive apenas de sonhos e boas intenções. Por mais que um empreendedor tenha uma ideia inovadora, força de vontade e capital para colocar tudo em prática, estudar um pouco sobre gestão de empresas é essencial.

Administrar o fluxo de caixa, desenvolver campanhas de marketing eficientes, manter a equipe 100% preparada e engajada, negociar com os melhores fornecedores… São muitos os detalhes para garantir os melhores resultados.

Então confira as 8 dicas abaixo que vão te ajudar organizar a lista do que precisa ser feito para tornar a gestão de sua empresa mais ágil e eficiente.

 

1- Crie metas

Você precisa saber onde quer chegar, o que você pretende conquistar e em quanto tempo isso será realizado. Uma boa meta é aquela que tem um objetivo específico, possível de ser medido, alcançável em um determinado período de tempo e relevante para sua empresa. É o que chamamos de meta SMART, que significa ser inteligente e, ao mesmo tempo, specific, measurable, achievable, relevant e time.

Essas metas podem e devem ser diferentes para cada departamento, colaborador ou time e precisam ser avaliadas periodicamente para você saber se está no caminho certo ou se precisa mudar algo. Você pode determinar, por exemplo, que a sua equipe de marketing precisa de 20 novos contatos de clientes potenciais em um mês, enquanto a sua equipe de compras deve diminuir em 20% os gastos com um determinado insumo até o final do trimestre.

 

2- Adote um sistema de gestão

Crie um sistema para gerir sua empresa padronizando e documentando processos. Coloque no papel como devem ser feitas as compras e o abastecimento do estoque, por exemplo; como são feitos os pagamentos, o agendamento de férias de funcionários, a contabilização do fluxo de caixa. Ou seja, tenha um mapa de como sua empresa precisa funcionar em um cenário ideal para você sempre almejar estar dentro dessas diretrizes.

 

3- Envolva sua equipe

Quanto mais pessoas envolvidas, mais facilmente você alcançará seus objetivos. Seus funcionários precisam ser avisados sobre os próximos passos do seu negócio, mas, mais do que isso, eles precisam se sentir parte da empresa, de suas metas e dos seus resultados. Como empreendedor, você deve mostrar constantemente o papel de cada colaborador para o sucesso do negócio e valorizar isso.

 

4- Desenvolva seu marketing

O marketing que sua empresa desenvolve é essencial para dois pontos importantes do seu crescimento: conquistar e se relacionar com seus clientes. Portanto, invista em uma equipe preparada e em estratégias que fortaleçam sua marca e seu contato com seus consumidores. Aqui você encontra alguns exemplos do que fazer para aumentar o envolvimento dos clientes com a sua empresa.

 

5- Analise o desempenho

Não adianta estabelecer metas e um sistema de gestão completo e não avaliar como sua empresa está se saindo. Você precisa ser objetivo na hora de analisar o quanto o seu negócio realmente evoluiu. Essa avaliação periódica irá possibilitar que você redirecione esforços e modifique estratégias.

 

6- Fique de olho nas finanças

A empresa deve evitar ficar no vermelho. Qualquer negócio precisa mais do que boas intenções e força de vontade, precisa de capital. Parte disso se consegue vendendo mais, mas também é importante ter um bom planejamento orçamentário para manter um bom fluxo de caixa e evitar dívidas. E mesmo que por acaso as contraia, é necessário ter um plano para pagá-las e não deixar que elas afetem seu negócio. Você pode, por exemplo, acessar grátis o  Serasa Recupera  para consultar se o CNPJ da sua empresa possui dívidas e então negociar suas pendências financeiras com os credores participantes.

 

7- Use tecnologia a seu favor

Quase todos os processos da sua empresa podem ser melhorados com uma mãozinha da tecnologia. Então fique atento ao que está sendo lançado de mais moderno em termos de soluções corporativas para saber como e se é possível aplicar ao seu negócio. O controle do seu estoque pode melhorar com uma ferramenta online, por exemplo; ou o seu atendimento ao cliente pode se beneficiar de uma plataforma digital que ofereça relatórios de desempenho.

 

8- Não tenha medo de inovar

Inovar significa fazer diferente e isso é algo que você deve ter em mente constantemente: como posso mudar o que faço na minha empresa para crescer e me tornar um negócio ainda melhor? Inovar é uma filosofia de vida para muitos empreendedores bem-sucedidos e a inovação pode ser inserida em coisas simples — como evitar o desperdício de material de escritório — até em algo mais complexo — como mudar o material de um produto para torná-lo mais resistente.

 

Todas essas dicas podem ser combinadas para melhorar seus resultados. Leia com um espírito positivo e pense que todo dia é uma ótima oportunidade para colocar em prática qualquer uma dessas sugestões.

 

O Serasa Recupera é uma plataforma online de negociação de dívidas que reúne empresas e seus credores no mesmo lugar. Cadastre-se e veja como ela pode ajudar a colocar seu negócio de novo no caminho certo!

 

Link para o Recupera PJ

Autor do artigo

Serasa Experian

A maior referência do país no serviço de informações para consumidores e empresas.