A Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2021, realizada pela Experian, mostrou que 62% das empresas brasileiras querem aumentar os investimentos em prevenção a fraudes. Outro dado importante do estudo é que 38% das empresas do país também disseram que é prioridade para este ano investir em métodos de prevenção à fraude como forma de melhoria de atendimento ao cliente digital.

Isso mostra que instituições de diferentes portes e segmentos estão cada vez mais preocupadas com o aumento de golpes online, principalmente neste período em que há maior interação em canais digitais.

Neste cenário, é importante que as organizações consigam responder algumas perguntas:

– A informação é confiável?

– O cliente é confiável ou trata-se de um perfil de risco?

– Se o usuário é confiável, o perfil indica que ele é realmente quem diz ser ou é um fraudador?

Para obter estas respostas é necessário realizar a validação cadastral, que evita que dados de pessoas e empresas sejam utilizados indevidamente por fraudadores nos processos de onboarding, de abertura de contas ou de cadastro de clientes em portais.

Com base em dados pessoais, é possível fazer uma série de validações que mostram se há risco ou não naquela situação, pois as informações solicitadas podem até estar corretas, porém é preciso verificar se quem está utilizando aqueles dados é mesmo o verdadeiro usuário.

A validação cadastral traz grandes benefícios para as empresas, principalmente em termos de ganho de eficiência operacional. Há redução de fraudes, menos fricção, maior garantia de integridade do cadastro e mais segurança para o cliente.

Além de validar os dados, as empresas também têm como desafios atualmente conhecer o seu cliente, que está ligado às boas práticas de KYC (Know Your Customer), e entregar uma boa experiência ao consumidor durante todo o processo. Tudo isso precisa ser realizado de uma forma ágil, com baixo tempo de resposta.

Para atender a essas demandas, é necessário que as instituições automatizem seus processos e dependam menos de análises humanas, contando com soluções que ajudam a reduzir fraudes e a aprovar bons clientes.

Conheça as soluções de identificação, autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, que estão conectadas à maior base de dados da América Latina.